Releases 05/10/2016 - 14:49

Governo Temer deve adotar medidas corretas para que o Brasil possa retomar o crescimento


São Paulo--(DINO - 05 out, 2016) - O governo do presidente Michel Temer tem habilidade política e fez o diagnóstico correto sobre as ações necessárias para que o Brasil retome o crescimento econômico, mas é essencial que as medidas, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) definindo limite para o crescimento dos gastos governamentais e a reforma da Previdência, sejam aprovadas pelo Congresso Nacional. A avaliação foi feita pela economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, durante o Fórum Econômico Brasil- Países Árabes, realizado hoje (5/10), em São Paulo.

Na sua avaliação, o principal indicador que o atual governo tem hoje é a melhoria do índice de confiança do setor privado, consequência da aposta do meio empresarial de que serão feitos os ajustes fiscais necessários para que o país possa voltar a crescer. "Até o momento os sinais de recuperação do nível de atividade não apareceram, o que torna a situação brasileira muito frágil", assinala Zeina, apresentando dados que mostram que os pedidos de recuperação judicial das empresas cresceram 80% nos últimos 12 meses, enquanto as dívidas aumentaram no mesmo período. Além disso, economista aponta a questão do desemprego no Brasil como grave.

Segundo ela, se a população brasileira não perceber, ao longo dos próximos meses, uma mudança neste cenário, existe o risco do agravamento político no Brasil. No entanto, Zeina ressaltou que confia na capacidade do governo Temer e de sua equipe econômica em adotar as medidas corretas para que o país possa realizar com tranquilidade as eleições presidenciais de 2018.