São Paulo--(
DINO - 08 ago, 2016) - A expertise italiana em design e tecnologia para moda esportiva dominou a cena do desfile realizado às vésperas da abertura oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Comandado pela ex-velejadora, Erica Di Giovancarlo, atual diretora da Italian Trade Agency (ITA Brasil), o evento contou com a presença de quase 200 convidados entre empresários, socialites, jornalistas, celebridades e artistas, como Luana Piovani, Adriana Birolle e Nicola Siri. Representando o Embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini - que acompanhou a visita do Primeiro Ministro Matteo Renzi ao Brasil -, o conselheiro da embaixada, Gabriele Annis, agradeceu o apoio dos patrocinadores e a grande presença ao evento. Ele destacou a permanente cooperação entre os dois países e disse, em tom descontraído, esperar que a moda esportiva italiana esteja cada vez mais presente na orla carioca.
As cores mais vibrantes, a energia contagiante e, claro, a tecnologia que é elemento essencial na criação e desenvolvimento da moda esportiva italiana tomaram conta do desfile do Sportsystem "Made in Italy" 2016, realizado na última quinta-feira (4/8), no Auditório do Consulado da Itália, no bairro do Castelo, no Rio de Janeiro. A iniciativa é da Italian Trade Agency (ITA), com a colaboração da Assosport ? Associação Italiana da Indústria de Material Esportivo. E para marcar bem o compasso e a proposta, os lançamentos entraram em cena ao som e o ritmo bem envolventes do Dream Team do Passinho. O evento já tem tradição e ocorre antes nas grandes competições esportivas, como nas Olimpíadas de Londres.
Sob a direção de Carlos Pazetto e o trabalho de styling de Felipe Veloso, o desfile mostrou lançamentos de marcas italianas que são expoentes no mercado mundial. Arena, Boxeur de Rues, Castelli, CMP, Dainese, Deha, Ferrino, Freddy, Kappa, La Sportiva, Lotto, Macron, Mondo, Pinarello, Scorpion Bay, RH+, Sergio Tacchini, Sidi, SIX2 e Technogym apresentaram um total aproximado de 55 looks e inúmeros itens ? entre roupas e acessórios ? que atendem às exigências da prática de esportes e compõem a estética contemporânea nesse segmento.
Pazetto, com ampla experiência na realização de desfiles no mercado nacional, trabalhou dessa vez a possibilidade de unir a expertise italiana em design de moda esportiva à ginga brasileira na apresentação. "As marcas italianas são símbolo de know-how e tecnologia para os esportes. Além disso, os italianos são conhecidos por um estilo muito próprio, sempre aliado à busca de novas soluções que contribuam para a performance do atleta", observou, acrescentando que unir todos esses players da moda esportiva no mesmo desfile, às vésperas das Olimpíadas, "é o mesmo que celebrar a união entre Itália e Brasil".
Em clima de comemoração aos Jogos e à moda, Pazetto afirmou que a idealização do desfile era unir o jeito alegre de ser do povo brasileiro "ao notável trabalho das marcas italianas". O mais importante, segundo ele, era ter "um desfile com roupas incríveis, de marcas maravilhosas, atentas às necessidades dos esportes, sem deixar de lado a alegria que torna os brasileiros conhecidos em todo o mundo".
A escolha dos modelos para a apresentação seguiu a diretriz de caracterizar "a alma brasileira". Para isso, o stylist Felipe Veloso buscou modelos com perfil associado à imagem saudável, com um físico sem exageros. "O casting foi idealizado com mulheres e homens bonitos, tendo sempre o desejo de trazer qualidade corporal à passarela, com o sorrido e a alegria que são tão nossos".
Performance e cores
O fit perfeito das peças ao físico dos atletas parece ser o ideal perseguido por todas e cada uma das marcas italianas na moda esportiva. Para isso, a excelência na modelagem é notável. Seja no segmento do ciclismo ? prática tão difundida no Hemisfério Norte e que ganha cada vez mais adeptos por aqui ?, seja na prática do trekking, montanhismo ou mesmo para alcançar o bom desempenho no futebol, as marcas italianas investem em soluções que deem conforto e influam na performance do atleta.
O perfeito ajuste da peça ao corpo está associado à costura e aos acabamentos das roupas, assim como à tecnologia empregada no desenvolvimento das fibras têxteis e às malhas usadas na confecção. Os tecidos são visivelmente tecnológicos, seja pela construção das malhas, seja pela escolha dos fios ? tudo contribui, enfim, para que a roupa (bermuda, top, t-shirt, regata ou jaqueta) ofereça o conforto e melhor desempenho de quem a usa.
A qualidade estética conta muitos pontos na apresentação do atleta. E, nesse quesito, as empresas italianas dão outro show de design. Tendo como base o preto, o cinza e o prata, as marcas entraram em cena no desfile do Sportsystem Made in Italy 2016, mostrando que as cores vibrantes fazem um interessante contraponto para reforçar a energia necessária nas performances esportivas. Verde limão e amarelo vivo dão o tom aos vieses que reforçam costuras. O jaquard em cores discretas é usado como recurso para imprimir o nome ou logotipo da marca sobre a peça, num jogo elegante de tom sobre tom.
A moda esportiva italiana é elegante até mesmo no uso de estampas: padrões geométricos e gráficos marcam presença, mas de forma discreta, na mesma cor do tecido ou em tom metalizado. Os tons de bege e nude também têm espaço no esportivo, quando a proposta é unir esporte e lazer de forma casual, com a presença de grafismos sobre a malha despojada (mas tecnológica) de algodão.
O color blocking continua valendo para as produções compostas para o momento "academia". Pink, verde-limão e azul estão em looks femininos mais descontraídos. A novidade é que as marcas italianas apostam em peças reluzentes ? em dourado, prata ou ouro velho ? para quem deseja entrar em cena em tons metalizados.
VOICE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Direção de Planejamento: Norma Alcântara
Direção de Atendimento: Ana Regina Bicudo
Direção de Conteúdos: Beth Guaraldo
Atendimentos: Lívia Melo e Mel Dantas
livia@voice.com.br;
mel@voice.com.brTelefone: 11 3816-1230