Queda média no movimento do comércio paulistano ante igual período de 2019 foi de 65,5%, apesar da alta de 5,8% na comparação mensal, segundo o Balanço de Vendas da ACSP
São Paulo, 19 mai 2020 (ACSP). O comércio paulistano não conseguiu aproveitar totalmente o Dia das Mães. Com a continuidade das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, o movimento de vendas caiu 65,5% ante igual período de 2019. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O levantamento registrou queda expressiva de 48,7% no movimento de vendas a prazo no período. Já as vendas à vista tiveram um recuo ainda maior, de 82,2.
Por outro lado, na comparação com os primeiros quinze dias de abril, as vendas atingiram alta média de 5,8%, puxadas pela compra de lembranças para as mães. Foram 3,9% de alta nas vendas a prazo, e 7,7% nas à vista.
Apesar de positivo, este, que costuma ser o melhor resultado mensal do semestre e o segundo melhor do ano, ficou muito aquém de Dia das Mães anteriores, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP.
"O resultado anual, porém, é muito relevante, pois reflete o impacto das medidas restritivas no varejo", destaca.
Mesmo com os esforços dos varejistas para continuar a vender na data, que geraram algum resultado, as perdas foram expressivas. E não devem se recuperar até o final do mês, segundo o economista.
"O fluxo de vendas do comércio é contínuo, tem de vender todo dia. Por isso as perdas são irrecuperáveis", conclui.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.
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BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - 1ª quinzena Maio/2020
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Modalidade
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Maio 2020 /
Abril 2020
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Maio 2020 /
Maio 2019
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A prazo
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3,9
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-48,7
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À vista
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7,7
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-82,2
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Média
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5,8
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-65,5
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Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços
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Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP
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(Tercio Braga, Tamer Assessoria de Imprensa, tercio.braga@tamer.com.br
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