- O programa, com uma duração de três anos, inclui um projeto cujo objetivo é adiar a idade de início do consumo regular de álcool dos menores.
WASHINGTON, 14 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- A Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Associação Cerveceros Latinoamericanos (CL) assinam hoje na sede do organismo internacional um memorando de entendimento para unir esforços na prevenção ao crime e à violência nas Américas.
O acordo possibilita a criação, validação e posterior disseminação do "Programa Interamericano de Prevenção do Crime e da Violência", que tem por objetivo promover a segurança pública através de uma estratégia hemisférica de prevenção integral focada na redução e diminuição dos riscos vinculados à violência, especialmente com relação aos jovens. O programa contribuirá com a identificação de informações específicas sobre fatores de risco que afetam a juventude e implementar iniciativas que ajudem a diminuir estes fatores e fortalecer os de proteção, incluindo os destinados a adiar a idade de início do consumo regular de álcool dos menores. Cerveceros Latinoamericanos fará uma contribuição financeira de 150.000 dólares.
José Miguel Insulza, Secretário-Geral da OEA destacou a importância que tem para a organização o estabelecimento deste tipo de acordo, destacando que a iniciativa é "um exemplo de envolvimento ativo do setor privado em colaboração com os Estados para enfrentar de um modo integral e eficiente, os crescentes desafios à segurança hemisférica", e manifestou seu desejo de que "num futuro muito próximo existam outros representantes do setor privado em nossos países membros que possam ecoar esta iniciativa"
José Manuel Juanatey, Secretário Geral de Cerveceros Latinoamericanos, expressou sua gratidão à OEA por impulsionar esta iniciativa, que é "um verdadeiro privilégio e grande oportunidade para fortalecer a cooperação entre o setor privado e os governos no continente americano". Indicou que tanto a Associação quanto seus membros sempre estiveram comprometidos com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. "Apoiamos com entusiasmo este tipo de programa que contribui não apenas para a redução do consumo nocivo de álcool e seu impacto na sociedade, mas também para a erradicação do consumo em populações particularmente sensíveis como os menores de idade", acrescentou.
Sobre Cerveceros Latinoamericanos
Cerveceros Latinoamericanos é uma instituição sem fins de lucro que agrupa as empresas cervejeiras da região e as representa nas organizações internacionais. Fundada em 1959, sua missão é velar pelos interesses da indústria e impulsionar a produção, distribuição e promoção responsável da indústria cervejeira latino-americana. Entre seus principais objetivos está contribuir para a redução do consumo nocivo de álcool na região em linha com o que estabelece a Estratégia Global para a Redução do Consumo nocivo aprovada pela Assembleia Mundial da Saúde em 2010.
Para mais informações visite
http://www.cerveceroslatinoamericanos.com/
FONTE Cerveceros Latinoamericanos