Madri, Espanha--(
DINO - 09 set, 2021) -
Em sua sétima edição, o Prêmio Enrique V. Iglesias para o Desenvolvimento Empresarial Ibero-americano foi concedido a Ana Patrícia Botín, presidente do Grupo Santander. Primeira mulher a conquistar o prêmio, a executiva foi eleita por unanimidade pelos jurados selecionados pelo Conselho Empresarial Aliança pela Ibero-América (CEAPI).
A homenagem, entregue ontem em mãos pelo Rei Felipe VI, em Madri, reconhece a contribuição da executiva para o desenvolvimento econômico e social da Ibero-América e o fortalecimento de laços entre os países da região.
Desde 2014, o Prêmio Enrique V. Iglesias reconhece personalidades empresariais que se destacam pela participação expressiva nas atividades econômicas e sociais, nos investimentos e fomento do comércio, bem como na formação de uma região inclusiva e sustentável.
A candidatura de Ana Botín foi proposta por Ángel Gurría, ex-secretário geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que a apresentou como 'uma excelente representante dos valores do empreendedorismo, mas também de cooperação ibero-americana de compromisso com o progresso social e econômico dos países'.
Em seu discurso, a executiva agradeceu a homenagem e destacou o compromisso do Grupo Santander com a América Latina, que se mantém há décadas. 'Hoje, o Santander é a primeira instituição financeira na região com mais de 80 mil colaboradores e 59 milhões de clientes. O Grupo confia na América Latina e seguirá investindo na região. Vamos impulsionar ainda mais a digitalização, a sustentabilidade ambiental e a inclusão financeira', afirmou.
Ainda segundo Botín, 'a América Latina necessita de um novo contrato social orientado para moderar as desigualdades', e 'ao mundo, podemos contribuir com uma maior integração comercial em que a Europa se comprometa ainda mais com a América Latina'.
Website:
https://www.santander.com.br/