Vitória, ES--(
DINO - 27 nov, 2017) - A última pesquisa sobre a sobrevivência das empresas no Brasil, produzida pelo Sebrae e divulgada em outubro do ano passado, aponta que 60% dos empreendimentos morreram antes de completar cinco anos no mercado. Segundo o estudo, cerca de 66,7% dos negócios fecharam por planejamento deficiente, 66,7% por erro na supervisão e 22,2% por falha no comando da empresa.
Ainda segundo o estudo, em relação ao porte dos empreendimentos abertos em 2012, 45% das microempresas, 13% dos microempreendedores individuais, 2% das empresas de pequeno porte, 2% das médias empresas e 3% das grandes empresas não conseguiram se manter depois de dois anos e tiveram que fechar as portas.
Dessa forma, o empresário que apenas acompanha o mercado econômico e reage aos fatos, não garante o sucesso do seu empreendimento. No entanto, a combinação do pleno exercício da liderança com as melhores práticas de gestão proporciona resultados efetivos, além do crescimento da empresa.
Segundo o consultor e coach de negócios Maico Kautsky, um empresário maduro sabe se antecipar e criar atmosferas produtivas, onde as pessoas sentem orgulho do que fazem, têm autonomia para criar e são estimuladas a utilizar seus talentos para encontrar soluções que melhoram sistematicamente os resultados da empresa.
"O líder moderno cria regras que deixam o jogo mais interessante de ser jogado. Foca no propósito e nos objetivos da empresa e deixa claro para todos quais são os limites. Isso faz com que os funcionários saibam o que e como fazer, a urgência e importância das atividades. Assim, a própria equipe se encarrega de manter o sistema funcionando. Isso nós chamamos de maturidade empresarial", explicou.
Portanto, os empresários devem agir como habilidosos jardineiros que criam admiráveis jardins com maravilhosas atmosferas de vida em perfeita harmonia. O conceito do líder jardineiro é um contraponto ao líder general centralizador. A visão de líder general é ultrapassada e improdutiva, sendo que a centralização de poder desgasta o sistema e gera trauma nas pessoas.
O jardineiro, primeiramente, projeta um jardim pronto em sua cabeça, depois ele vai buscar as espécies que farão a melhor combinação. Prepara cuidadosamente a terra, planta as sementes, rega constantemente e deixa o espetáculo da natureza fazer a sua parte. Mas o trabalho não para por aí.
O jardineiro sabe que é importante acompanhar de perto o desenvolvimento das plantas e trabalha fazendo as podas na hora certa, avaliando o crescimento, retirando ervas daninhas e parasitas, que podem comprometer a harmonia e o desenvolvimento de algumas espécies raras.
Dessa forma, segundo Maico, o líder precisa começar a tratar a sua empresa como se fosse um jardim para criar uma atmosfera onde as pessoas produzam mais, sintam orgulho e vivam mais felizes. Nesse sentido, os funcionários se sentem à vontade para opinar e criar, já que o trabalho que desenvolvem é valorizado.
"Em uma empresa de sucesso, os funcionários são estimulados a usar o talento e o potencial que têm. Essa relação permite que os trabalhadores se sintam mais confiantes e se tornem mais engajados. O empresário maduro, portanto, se comporta como um líder que transforma o talento das pessoas em resultado para a empresa", afirmou o especialista.
Um líder moderno organiza a empresa de forma que ela funcione bem até mesmo na ausência dele. "Isso é possível quando o empresário investe em medidas simples e importantes como criar sistemas eficientes e colocar as pessoas certas no lugar certo. Assim, os comportamentos e funcionários de baixo desempenho são eliminados gradativamente".
Desafios
A pior crise que um empresário pode enfrentar é a crise motivacional. Sem força de vontade e determinação por parte do dono do empreendimento, o negócio estará fadado ao fracasso. Diante disso, os empresários imaturos sofrem porque não exercem de forma equilibrada os papéis de líder, empreendedor e administrador. Eles trabalham em excesso, porém, de forma equivocada. Absorvem muitos problemas, sofrem calados, a pressão afeta o emocional e desequilibra a vida dentro e fora da empresa.
"Os empresários acabam fazendo o que deveria ser feito por algum funcionário. Assim, se ocupam demais e produzem de menos. Não sobra tempo para criar estratégias de crescimento, otimizar os processos e extrair o máximo do potencial das pessoas".
Sucesso Pessoal e Empresarial
Com o propósito de auxiliar empresas que desejam prosperar no mercado, Maico criou o programa Desenvolvimento Empresarial Sistêmico (DES). Essa nova proposta desenvolve as capacidades do empresário para que ele consiga estimular sua própria equipe de trabalho, que por sua vez, vai participar da construção de uma atmosfera criativa e altamente produtiva, garantindo assim a sustentação e o crescimento do seu negócio.
O DES promove transformações profundas na mentalidade e no comportamento que faz com que o próprio empresário identifique onde as mudanças devem ser aplicadas na empresa. A metodologia se propõe a contribuir para o amadurecimento tanto intelectual como relacional, além de fortalecer o espírito de liderança e gerar significativos resultados.
Segundo Maico, os empresários que aplicam os fundamentos do DES se tornam líderes melhores, constroem negócios mais rentáveis e conseguem ter uma vida mais equilibrada. No final das contas, as pessoas continuam sendo elas mesmas, só que em uma versão muito melhor.
Os empresários ou profissionais liberais que se sentem consumidos pela rotina, pressionados pelo mercado e esgotados com excesso de cobranças e responsabilidades podem estar prestes a sofrer um grande trauma. Mas com a ajuda certa é possível reverter essa situação e encontrar a saída em meio às dificuldades.
O Desenvolvimento Empresarial Sistêmico (DES) é a única solução que ajudará você a amadurecer como pessoa, empreendedor, líder e administrador. Isto é, se desenvolver de forma integral. O próximo grupo já está em formação e o início do programa está previsto para a primeira quinzena de dezembro. Desta vez, o DES será realizado em Vitória (ES).
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar do processo de seleção do próximo grupo DES, acesse:
http://2a740f9.contato.site/des.
Website:
http://www.maicokautsky.com