(
DINO - 26 mai, 2017) - Paris, 27 de março de 2017 - A Nexans, indústria líder global no fornecimento de soluções de cabeamento, anuncia o lançamento de sua inovadora linha FLAMEX® (imagem no final) SI-FR de cabos resistentes ao fogo, aplicada a sistemas de controle utilizados em trens. Os novos cabos mantêm o funcionamento necessário do circuito durante um incêndio, garantindo à condutores e operadores a segurança necessária em suas viagens em situações críticas e comprometedoras para a segurança, como no caso de um incêndio ? possibilitando a chegada do transporte ao destino em segurança. Todos os cabos FLAMEX® também ajudam a limitar a propagação do fogo e não emitem fumaça nociva presente em cabos comuns.
O transporte ferroviário assume papel de destaque, nos dias atuais, na indústria de transporte em muitos países (tanto subterrâneo quanto externo). No Brasil a opção tem sido pela implantação de sistemas de trem subterrâneo nas linhas do metrô e recentemente, aéreo, pelos projetos dos monotrilhos. Essa posição desempenhada por essa indústria se deve ao ritmo de crescimento constante no transporte de passageiros ocorrido no período de 2011 a 2015, com algo equivalente a 416 bilhões de toneladas/quilômetros de viagens por trem apenas na Europa (dados de 2015, disponível em
http://europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Railway_freight_transport_statistics).
Os cabos FLAMEX® SI-FR têm capacidade para suportar as mais duras condições críticas de funcionamento, tais como variações de temperatura, neve, chuva, luz solar e fortes vibrações, além das condições de incêndio. Eles são particularmente adequados para operação em altas temperaturas até 170 ° C, com uma tensão de operação máxima de 3 ou 6 kV. "A linha FLAMEX® SI-FR atende às atuais expectativas da indústria de Rolling Stock ou empresas de projetos que lidam com implementações dessa linha de produtos", disse Yannick Goutille, Gerente de Rolling Stock da Nexans.
Na indústria ferroviária, a decisão de construção de túneis transformou-se em condição sine qua non, mas no entanto podem rapidamente se transformar de uma solução para obter-se conveniência de transporte para situações de risco que são potencialmente letais se um incêndio é iniciado. Nessa situação, quando os trens se transformam em objeto do processo e as chamas começam a estrugir através dos vagões, é essencial que a energia não caía e se tenha o funcionamento do sistema de segurança, de forma a garantir que os passageiros sejam resgatados em segurança.
Os novos cabos FLAMEX® FR da Nexans permitem o fluxo contínuo de energia necessária para que os sistemas de emergência funcionem de forma confiável quando necessário, proporcionando maior segurança para os operadores e o os passageiros. Goutille, gerente da Nexans, complementa: "a segurança é uma preocupação fundamental para toda a Companhia e ela expande-se a todos os nossos relacionamentos de mercado, institucional e interno. Abordar esta preocupação é a nossa prioridade. Esta nova linha FLAMEX® atende às mais rigorosas regulamentações da indústria, mantendo o desempenho e, portanto, a segurança ".
Além de serem retardadores de incêndio, a nova linha FLAMEX® da Nexans de cabos de alimentação, controle e comunicação também são projetados para emitir baixos níveis de fumaça durante o incêndio. Os cabos estão em conformidade com os requisitos EN 45545-2 para a classe de nível de perigo mais elevado e cumprem os requisitos de resistência ao fogo estabelecidos pelas normas EN 50200 ou IEC 60331. A gama de diferenciais inovadores da linha também contempla a característica de ser livre de amianto, cuja inalação pode ocasionar doenças pulmonares e câncer Ambientalistas e profissionais da área da saúde, empresários e pesquisadores têm se unido em uma batalha para banir seu uso. Atualmente, mais de 21 países abordam esta política, como a França, origem da Nexans, e a Itália.
Além de estar livre do amianto, a linha FLAMEX segue as diretas da RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas), uma regra originaria e seguida por algumas Companhias instaladas na União Européia. Esta diretiva restringe (com exceções) o uso de materiais perigosos na fabricação de vários tipos de equipamentos elétricos e eletrônicos. Está integrada à WEEE-Waste Electrical and Electronic Equipment, de 2002/96 que orienta a adoção de projetos de reciclagem e valorização de bens elétricos e é parte da iniciativa legal de vários países para resolver o problema da enorme quantidade de lixo eletrônico tóxico.
Essa nova linha de cabos especiais Nexans está disponível para venda no Brasil. Para saber mais sobre a nova linha de produtos FLAMEX da Nexans e todas as suas ofertas de cabeamento, visite
www.nexans.com.br.
Sobre a Nexans
A Nexans traz energia à vida através de uma extensa gama de cabos e soluções de cabeamento que proporcionam maior desempenho para os nossos clientes no mundo inteiro.
A equipe Nexans está comprometida com uma abordagem de parceria que apoia nossos clientes em quatro áreas de negócio principais: Transmissão e Distribuição de Energia (submarina e terrestre), Recursos de Energia (petróleo e gás, mineração e renováveis), Transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo) e Construção (comercial, residencial e data centers).
A estratégia da Nexans é fundamentada na inovação contínua de produtos, soluções e serviços, desenvolvimento de colaboradores, treinamento de clientes e processos industriais de baixo impacto ambiental.
Em 2013, a Nexans se tornou o primeiro player mundial em cabos a criar uma Fundação com foco em introduzir iniciativas sustentáveis para o acesso à energia em comunidades carentes por todo o mundo.
A Nexans, como um importante player no processo de transição de energia, tem presença industrial em 40 países e atividades comerciais em todo o mundo, empregando cerca de 26 mil pessoas e gerando vendas em 2016 de aproximadamente 5,8 bilhões de euros. A Nexans está listada na Euronext Paris, seção A.
Para mais informações, consulte:
www.nexans.com.br e siga:
(*) locomotivas, vagões ou outros veículos utilizados em meios férreos
Website:
http://www.nexans.com.br