Releases 03/08/2016 - 13:23

ISO 9001:2008 gera melhoria de 20% na gestão de escritório de contabilidade


Campinas-SP--(DINO - 03 ago, 2016) - ISO 9001:2008 gera melhoria de 20% na gestão de escritório de contabilidade

A Orsitec Assessoria Contábil, de Florianópolis-SC, já estima uma melhoria de 20% na gestão do negócio após a implementação da ISO 9001:2008, conquistada em maio deste ano. A norma estabelece uma abordagem de processos, procedimentos, objetivos, indicadores, auditorias e controles específicos. O trabalho iniciou em março de 2015 e teve a consultoria da Templum, empresa focada na promoção da certificação de normas de qualidade.

Atualmente, a Orsitec conta com 85 funcionários, possui 35 anos de experiência e é integrante da Rede Nacional de Contabilidade, entidade que exige a certificação. Segundo Karina de Macedo Sell, assessora comercial e de qualidade responsável pelo projeto, a empresa já tem implementados indicadores bimestrais, trimestrais, semestrais e anual, totalizando dez.

Para ela, os indicadores são fundamentais na medição e proposta de melhorias na gestão, como por exemplo o Índice de Retrabalho, medido bimestralmente. "Este índice em especifico vem registrando aumento a cada averiguação, o que é um bom sinal, pois os funcionários estão efetivamente reportando os retrabalhos. Assim que chegarmos em um número estável, teremos subsídios para promover as melhorias necessárias e desta forma atingirmos um patamar considerado aceitável para o nosso negócio", explica a profissional.

Equipe da qualidade enxuta e conscientização dos funcionários garante manutenção da norma e custos controlados

Para Karina, que responde além da gestão da qualidade, por atividades da área comercial, empresas de serviço como a Orsitec se beneficiam pelo fato de não lidar, por exemplo, com maquinário, insumos e matéria-prima, que geram mais demanda para a qualidade pela complexidade do processo. Assim, a partir do momento em que há a certificação e é feito um trabalho ativo com os funcionários para a conscientização da importância da manutenção da norma, a tendência da empresa é maximizar os resultados sem necessariamente montar uma equipe dedicada, o que geraria custos extras de pessoal.

A assessora comercial e de qualidade ressalta também que antes da implementação da norma a empresa possuía inúmeras oportunidades de melhoria não identificadas claramente em seus controles internos. "Os executivos da Orsitec já tinham pleno conhecimento de que os processos deveriam ser revistos visando melhoria dos resultados da empresa, mas sem chegar na causa raiz dos problemas e sem saber exatamente onde, quando e como fazer essas ações", diz Karina. "Além disso, a Orsitec possui agora o manual da qualidade, contendo instruções para que os colaboradores tenham fácil acesso aos procedimentos esperados e estabelecidos pela empresa", completa. "Um dos grandes pilares para o sucesso é o investimento da empresa na mudança cultural dos funcionários, que estão cada vez mais engajados na melhoria contínua", afirma.

Sobre a Orsitec

Com experiência na área de terceirização desde sua fundação em 1981, a Orsitec presta serviços de assessoria a empresas dos mais diferentes portes e áreas de atuação. Localizada em Florianópolis, oferece uma estrutura que possibilita ajudar seus clientes a ter ações proativas, definindo e solucionando problemas que são importantes para o sucesso do seu negócio.
Para alcançar bons resultados na execução dos serviços oferecidos, utiliza modernos recursos de tecnologia e sistemas de informação. A Orsitec é associada da RNC ? Rede Nacional de Contabilidade, organização formada por diversas empresas prestadoras de serviços contábeis distribuídas por todo território nacional.

Conheça mais sobre a Orsitec em: http://www.orsitec.com.br/


Sobre a Templum

A Templum foi fundada em 1997 e desde 2010 apresenta um novo jeito de fazer consultoria para implementação de normas de qualidade, como ISO, certificações setoriais e outras. Por meio de um atendimento prioritariamente remoto que conta com o apoio de uma moderna plataforma online, eliminou os custos de deslocamento dos consultores, promovendo assim uma drástica redução nos custos de certificação de até 70%, favorecendo especialmente os micro e pequenos empresários brasileiros, já tendo certificado mais de 500 negócios em toda a sua história.

Conheça mais sobre a Templum em: http://www.templum.com.br/

Website: http://www.templum.com.br/