Releases 22/05/2015 - 11:08

Lenovo apresenta sólidos resultados do quarto trimestre e do ano completo de 2014/15


HONG KONG--(BUSINESS WIRE-DINO - 22 mai, 2015) -

O Grupo Lenovo divulgou hoje os resultados do seu quarto trimestre
fiscal e do ano completo encerrado em 31 de março de 2015. Em um
trimestre sazonalmente lento com impactos significativos da moeda, a
receita foi de US$ 11,3 bilhões, aumento de 21% em relação ao ano
anterior. Excluindo o impacto da taxa de câmbio, a taxa de crescimento
seria de 28%. A excelência operacional da Lenovo propiciou lucro líquido
trimestral superando a expectativa de US$ 100 milhões, mesmo após os
encargos contábeis não monetários, relacionados a fusões e aquisições de
US$ 94 milhões.

Os investimentos relacionados a fusões e aquisições e o forte
crescimento orgânico criaram um negócio mais diversificado para a Lenovo
com smartphones, tablets, servidores e outros serviços, contribuindo com
37% da receita no trimestre em comparação com 17% no ano anterior. Ao
mesmo tempo, a Lenovo continuou a oferecer um desempenho excepcional em
computadores pessoais este ano com um recorde de 60 milhões de remessas
e forte rentabilidade, tudo isso enquanto vem mantendo a sua posição de
número um no mercado pelo oitavo trimestre consecutivo.

"A Lenovo continua a propiciar um desempenho forte e equilibrado. Com
base nas nossas empresas recém-adquiridas e no consistente crescimento
orgânico das nossas operações principais, três motores de crescimento
foram formados. Enquanto os nossos Mobile Business Group e o Enterprise
Businesses Group cresceram rapidamente, o nosso negócio de computadores
pessoais propiciou resultados ainda mais fortes, com uma participação de
mercado recorde e aumento de lucratividade. As integrações dos negócios
Motorola Mobility e System x, estão no caminho certo e passando por uma
boa dinâmica de crescimento, embora mais tempo seja necessário para
desenvolvê-los antes de se tornarem negócios principais, como
computadores pessoais", afirmou Yang Yuanqing, chairman e diretor
executivo da Lenovo.
"Levando em conta as oportunidades e desafios
da nova era da Internet+, estamos prontos para nos transformar de
principalmente fabricantes de hardware para uma combinação de serviços
de hardware e software. Isso vai estimular uma nova onda de crescimento
para a Lenovo nos próximos anos."

Durante o ano, a Lenovo teve receita recorde de US$ 46,3 bilhões,
aumento de 20% em relação ao ano anterior. No mesmo período, sua receita
bruta antes dos impostos, de encargos contábeis não monetários
relacionados a fusões e aquisições de US$ 168 milhões foi de US$ 1,14
bilhão, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. De modo similar, a
receita líquida antes das despesas contábeis não monetárias relacionadas
a fusões e aquisições foi de US$ 997 milhões, um aumento de 22% em
relação ao ano anterior. A receita bruta antes dos impostos para o ano
completo foi de US$ 6,7 bilhões, um aumento de 32% em relação ao ano
anterior. A margem bruta foi de 14,4%, enquanto o lucro operacional para
o ano fiscal completo foi de US$ 1,1 bilhão, um aumento de 5% em relação
ao ano anterior.

A receita bruta antes dos impostos da empresa para o quarto trimestre
fiscal cresceu para US$ 1,8 bilhão, um aumento de 43%. A margem bruta
foi de 15,7%. O lucro operacional foi de US$ 127 milhões, e a receita
bruta antes dos impostos foi de US$ 104 milhões durante o quarto
trimestre fiscal.

Os ganhos básicos por ação no quarto trimestre fiscal foram de 0,91
centavo de dólar americano ou 7,06 centavos de dólar de Hong Kong. A
diretoria da Lenovo informou dividendos finais de 2,64 centavos de dólar
americano, ou 20,5 centavos de dólar de Hong Kong, por ação no ano
fiscal encerrado em 31 de março de 2015.

Visão Geral do Grupo Empresarial***

No PC Group ou PCG, que inclui computadores pessoais e tablets
Windows, as vendas trimestrais da Lenovo foram de US$ 7,2 bilhões, com
receita bruta antes dos impostos de US$ 391 milhões, um aumento de 11%
em relação ao ano anterior. A margem da receita bruta antes dos impostos
foi de 5,5%. A Lenovo despachou 13,3 milhões de computadores pessoais no
trimestre, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, para uma
participação total de mercado de 19,5%. O PCG viu ganho de participação
em todas as regiões geográficas, com desempenhos especialmente fortes na
Europa Ocidental, no Oriente Médio e na África.

No Mobile Business Group ou MBG, que inclui produtos do
investimento na Motorola, o negócio de telefonia móvel da marca Lenovo,
tablets Android e smart TVs, as vendas trimestrais da Lenovo foram de
US$ 2,8 bilhões. Em smartphones, a Lenovo permaneceu na terceira posição
do mundo com 18,7 milhões no quarto trimestre e um recorde de 76 milhões
em remessas no ano fiscal de 2014/15 e balanço crescente globalmente.
Para o ano (que incluiu dois trimestres de contribuição por parte da
Motorola), a China foi responsável por 59% dos volumes de smartphones da
Lenovo, enquanto os mercados fora da China viram crescimento robusto de
450%, atingindo 31 milhões de dispositivos smartphones despachados. Em
tablets, a Lenovo ultrapassou o mercado e continuou a crescer com um
total de 12 milhões de unidades despachadas, um aumento de 26% em
relação ao ano anterior, e a participação de mercado de 5,1%. A Motorola
contribuiu com mais de 7,8 milhões de unidades no trimestre para o total
da Lenovo, um aumento de 23,6% em relação ao ano anterior, enquanto
adicionou US$ 1,8 bilhão às receitas do MBG da Lenovo. A Motorola também
atingiu um grande marco importante operacional pela reintrodução na
China em janeiro e continua no caminho certo para ficar rentável dentro
de 4-6 trimestres do fechamento.

No Enterprise Business Group ou EBG, que inclui servidores,
armazenamento, software e serviços vendidos tanto sob a marca da Lenovo,
ThinkServer, quanto a unidade de negócios System x, as vendas foram de
US$ 1,1 bilhão. Em seu segundo trimestre completo com o System x, o EBG
propiciou uma receita positiva operacional bruta antes dos impostos,
embora seu PTI padrão ? que incluiu encargos contábeis não monetários
relacionados a fusões e aquisições ? tenha sido negativo em US$ 45
milhões. A Lenovo continuou na terceira posição em servidores x86,
enquanto a sua marca, ThinkServer, que teve como alvo pequenas e médias
empresas viu um crescimento de 49% nas receitas em relação ao ano
anterior. O EBG continua no bom caminho para ser um negócio de US$ 5
bilhões no prazo de um ano do fechamento.

Visão geográfica geral

A Lenovo na região da China totalizou US$ 3,1 bilhões em receitas
no quarto trimestre fiscal, sendo uniforme em relação ao ano anterior, o
que representou 27% da receita mundial da empresa, enquanto a margem
operacional foi reduzida em 1,1 ponto em relação ao ano anterior para
4,4. Durante o quarto trimestre, a Lenovo protegeu a sua liderança no
negócio de computadores pessoais com 33,6% de participação. A
concorrência feroz no mercado de telefonia móvel da China continuou a
pressão sobre os smartphones da marca Lenovo, apesar de um plano de
transformação estar em vigor com uma expansão agressiva no modelo da
internet, incluindo ShenQi para aguçar a competitividade.

Na região Ásia-Pacífico, as receitas da Lenovo totalizaram US$
1,7 bilhão no quarto trimestre, ou 15% da receita mundial da empresa,
com uma margem operacional de 4,6%, um aumento de 1,9 ponto em relação
ao ano anterior, e registrou alta recorde na participação de mercado de
computadores pessoais de 15,7%, um aumento de 0,2 ponto em relação ao
ano anterior. Em toda a região, tivemos forte crescimento de remessas de
smartphones, um aumento de 40 em relação ao ano anterior impulsionado
por nosso investimento da Motorola. No negócio Corporativo, a empresa
está aproveitando a expertise dos canais e ecossistemas da Lenovo para
acelerar as vendas do System x.

Até mesmo com as pressões da moeda, a receita da Lenovo na região da
Europa/Oriente Médio/África (EMEA)
durante o quarto trimestre fiscal
registrou um crescimento continuado e maior rentabilidade com um aumento
da receita de 15% para US$  3,0 bilhões, enquanto a margem foi de 2,7%.
Alimentada por fortes vendas de computadores pessoais em suas regiões
norte e sul, crescimento de 240% em remessas de smartphone e uma
melhoria corporativa e comercial, a região de EMEA representou 26% da
receita mundial da Lenovo. Durante o trimestre, a Lenovo obteve um
recorde de participação de mercado de computadores pessoais de 20,5% na
região de EMEA, um aumento de 4,8 pontos. A Lenovo alcançou a primeira
posição em computadores pessoais em 17 países da região de EMEA.

A receita da região das Américas foi de US$ 3,6 bilhões para o
quarto trimestre fiscal, um aumento de 85% em relação ao ano anterior,
representando 32% da receita mundial da empresa, devido principalmente à
inclusão da Motorola e do System x nos resultados da região. A região
das Américas viu participação recorde de mercado de computadores
pessoais de 11,7% para o ano fiscal completo de 2014/15, impulsionada
pelas fortes remessas na América do Norte. A Lenovo chegou muito perto
de reivindicar a terceira posição nos Estados Unidos durante o quarto
trimestre, apenas 0,6 ponto atrás do número três. A empresa continua a
tomar medidas para enfrentar os desafios significativos no Brasil, o que
impactou o desempenho geral da região.

* Esses valores são fornecidos para uma maior transparência e para
ajudar ainda mais na análise da empresa.

** consulte dados de IDC para o T1 de 2015

*** Até o último anúncio dos resultados trimestrais, a empresa forneceu
desdobramentos financeiros por produto. Com as aquisições da Motorola e
do System x, que fecharam durante o terceiro trimestre do ano fiscal de
2014/2015 da Lenovo, a gestão acredita que os relatórios dos grupos
empresariais refletem da melhor maneira o desempenho da empresa.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa listada no ranking
Fortune 500, avaliada em US$ 46 bilhões e líder no fornecimento de
tecnologia inovadora para uso comercial, empresarial e por consumidores.
Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade
incluem computadores (incluindo o lendário Think e as marcas YOGA
multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, smart TVs
e uma família de produtos móveis como smartphones (incluindo a marca
Motorola), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no LinkedIn,
siga-nos no Facebook ou Twitter (@Lenovo)
ou visite nosso site em www.lenovo.com.

 
 
 
 
 

GRUPO LENOVO

RESUMO FINANCEIRO

Para o quarto trimestre e o ano fiscal completo encerrado em 31
de março de 2015

(em milhões de US$ , exceto para dados de participação acionária)

 
 
Quarto trimestre de 2014/2015 Quarto trimestre de 2013/2014 Mudança em relação ao ano anterior
Ano fiscal de 2014/2015
Mudança em relação ao ano anterior
Receita
11.334
9.357
21%
46.296
20%
Lucro bruto
1.779
1.244
43%
6.682
32%
Margem de lucro bruto
15,7%
13,3%
2,4 pontos
14,4%
1,3 ponto
Despesas operacionais
(1.652)
(1.013)
63%
(5.574)
39%
Relação Despesas/receita
14,6%
10,8%
3,8 pontos
12,0%
1,6 ponto
Lucro operacional
127
231
-45%
1.108
5%
Outras despesas não operacionais
(23)
(19)
20%
(137)
263%
Receita bruta
104
212
-51%
971
-4%
Tributação
(7)
(44)
-85%
(134)
-32%
Lucro no período
97
168
-42%
837
2%
Participação minoritária
3
(10)
NA
(8)
3.160%
Lucro atribuível aos acionistas
100
158
-37%
829
1%
Lucro por ação (centavo de USD)
Básica
0,91
1,53
(0,62)
7,77
(0,11)
Diluída
0,90
1,51
(0,61)
7,69
(0,09)
Dividendos por ação (centavos de HKD)
 
 
 
26,5
10%

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As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.


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Fonte: http://www.businesswire.com/portal/site/home/' target='_blank'>BUSINESS WIRE