São Paulo SP--(
DINO - 22 jun, 2017) - O mundo nos negócios é repleto de incertezas. Isso faz com que a maioria dos empresários no mundo de hoje se sintam profundamente angustiados de estarem "caminhando no escuro". Pensando nisso, vamos falar nessa matérias sobre 3 técnicas que podem te ajudar uma luz para te guiar nos negócios.A primeira técnica é estar de olho no que seus concorrentes estão fazendo. Isso mesmo. É preciso ver o que seus concorrentes diretos e indiretos estão oferecendo para os seus clientes. Essa técnica se chama
benchmarking e consiste em analisar os produtos, preços e estratégias de seus concorrentes. Dessa maneira, você saberá no que é melhor e pior comparado a eles, podendo assim trabalhar seus pontos fracos. Falando em pontos fracos, a segunda técnica eu queremos falar aqui é a famosa
análise swot . Essa análise visa não apenas listar seus pontos fracos (e fortes), mas também olhar para o mercado como um todo. Além das forças e fraquezas, uma análise swot faz com que o empresário olhe para o mercado e entenda quais as oportunidades e ameaças do setor em que ele está atuando. O que significa isso? Significa estar preparado! Se você tem uma pequena loja, precisa conhecer mais sobre as alternativas ao seu produto. A internet é uma boa opção? Você tem produtos que são difíceis de serem conseguidos pela concorrência? A análise SWOT vai te dizer isso. Além disso, ela também vai calcular a
probabilidade de cada cenário.A terceira técnica para saber se está no caminho certo é usar ferramentas para ouvir a
voz do cliente . Para escutá-la adequadamente, é necessário coletar dados sobre o que seus clientes querem e entende-los, desdobrando essas vontades em melhorias no seu negócio. Dessa maneira, poderá atendê-los de maneira muito mais eficiente e se destacar até no mercado mais competitivo. O blog da
FM2S possui vários artigos interessantes com todas essas ferramentas explicadas no detalhe. Vale a pena conferir e dar os próximos passos em terrenos mais seguros.