São Paulo, SP--(
DINO - 17 abr, 2020) -
No dia 13 de março de 2020, o Brasil iniciou uma nova fase de sua história. O avanço do Coronavírus no país obrigou órgãos públicos e autoridades de saúde a optarem pela recomendação do isolamento social. Desde então, diariamente ouve-se falar da crise econômica que a população brasileira deverá enfrentar nos próximos meses. Profissionais autônomos e liberais, assim como micro, pequenos e médios empresários buscam saídas e soluções para driblar a falta de trabalho, sem abrir mão de acatar as decisões governamentais.
O setor de beleza foi um dos grandes impactados já nos primeiros dias após o anúncio da necessidade de distanciamento social. Cabeleireiros, maquiadores e barbeiros são alguns dos exemplos de profissionais que ficaram impedidos de realizar seu trabalho sem a possibilidade de estabelecer contato físico com clientes. Diante deste cenário, um time de especialistas vem discutindo saídas e soluções para este mercado frente à crise do Coronavírus no Brasil.
“É de momentos de crise que nascem grandes oportunidades e entendemos que é preciso ter um olhar positivo e inovador para superar as dificuldades que aparecerão. Empreender digitalmente, por exemplo, já era uma realidade, mas agora pode se tornar uma grande sacada para quem quer trabalhar neste período e garantir movimento e clientela a partir do primeiro dia de reabertura dos salões. Apostar em relacionamento é a chave para o sucesso pós-crise”, afirma Professor e Mestre Robson Trindade, doutorando em Visagismo pelo departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) PUC-SP, que encabeça o projeto.
O projeto
A união de grandes nomes do setor de beleza brasileiro teve como objetivo principal reunir ideias, experiências e visões diferentes para, desta forma, encontrar soluções e apresentar aos profissionais que se encontram sem a possibilidade de trabalhar diretamente com seus clientes.
“Sabemos que não é um momento fácil, mas temos em nosso segmento pessoas com diferentes expertises e temos a certeza de que juntos podemos encontrar soluções incríveis para orientar profissionais e manter a força de um mercado que vem se mostrando cada ano mais desenvolvido e evoluído”, explica o Consultor Visagista Robson Trindade, que é uma das referências brasileiras no segmento de Visagismo, ciência que trabalha com a harmonização da imagem pessoal.
Chave para o sucesso
Segundo Robson Trindade, desde as primeiras conversas, o grupo concorda que informação, conteúdo, relacionamento e tecnologia são as palavras principais que profissionais de beleza que estão ligados diretamente a área da saúde, devem ter em mente para manter a carteira de clientes ativa enquanto o isolamento social for uma realidade no Brasil.
“As primeiras respostas que encontramos foi ‘informe, oriente seus clientes’ e ‘empreenda digitalmente’. Não ter a possibilidade de estar em contato físico com outras pessoas não quer dizer, de forma nenhuma, que não se possa manter um relacionamento com elas. A tecnologia permite isso”, afirma.
Informação, conteúdo e relacionamento
Robson Trindade continua explicando que o time de especialistas entende que utilizar redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook, entre outras, para levar a suas clientes conteúdo é uma ótima opção.
Mas, alerta: “É preciso que o conteúdo seja interessante como apresentar conceitos de beleza, contar histórias que envolvem a beleza e momentos de superação e estimular os autocuidados com a beleza em casa são algumas ideias que podem agregar valor ao trabalho realizado no salão”.
Informação é o grande diferencial destacado pelo Visagista quando questionado sobre outros achados do grupo formado por especialistas do setor da beleza, higiene e saúde.
“Profissionais da beleza podem ser uma fonte excelente de informações extremamente úteis para este momento. Alimentar as clientes com dados que são de muito interesse no momento como, por exemplo, o importante papel do cabelo na disseminação do vírus, é algo que o diferenciará da maioria. Isso gera relacionamento duradouro e um primeiro dia bastante movimentado no retorno das atividades no salão”, encerra o Professor Mestre e Doutorando em Visagismo pelo departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) PUC/SP, Robson Trindade.
Quem faz
O time de visagistas e especialistas que vem discutindo saídas e soluções para o mercado neste momento é formado por Robson Trindade (Professor e Mestre em Educação Empreendedora sob a Ótica Visagista - Birô de Visagismo), Zulmira Mussao (Doutora em Química e Farmacêutica - Self Cosmecêutica), Luis César Bigonha (Presidente SindiBeleza Patronal), Thaís Trindade Melro Milhomens (Professora Especialista e Consultora Visagista para Teatro, Cinema e Televisão - Birô de Visagismo), Don Alexandre (Presidente da ANV. Associação Nacional dos Visagistas, Empresário e Profissional de beleza), Silvia Barreto (Mestranda e Tricologista), Bete Omori (Presidente HCF do Brasil e Empresária), Paulo kazascks (Empresário Industrial - Presidente Sweet Hair Internacional), Pietro Trindade (Terapeuta Capilar, Visagista e Teacher Training and Coolhunters of Beauty), Ana carlota Vita (Professora, Historiadora e Escritora), Claudio Fernando André (Pós Doc, Empreendedor Digital e Coordenador do Mestrado em Games PUC/SP – Criativus Lab), Tania Trindade (Mestre, Consultora Visagista, Professora e Coordenadora de MBA em Visagismo Acadêmico - Faculdade Monitor), Nicoli Landy (Psicologa, Pós Graduada/MBA – Visagismo: Projetos e Negócios, Consultora de Imagem - Birô de Visagismo), Letícia Chaves (Educadora, Profissional e Conselheira da Comissão dos Cabeleireiros - Universidade Cruzeiro do Sul), Márcio Michelasi (Presidente do Sindicato Pro-Beleza), Silvia Palma (Psicologa e Coordenadora Educacional - Hair Brasil).
Fontes:
Instagram - @robsontrin10
Website:
http://birodevisagismo.com.br/