Brasília, DF--(
DINO - 09 jan, 2017) - O exame que pode detectar distúrbios do sono e pode ser realizado em domicílio, atingindo resultados mais precisos.
Dormir adequadamente interfere diretamente sobre a saúde e a qualidade de vida. Embora muita gente não dê grande valor às horas de sono dormidas durante a noite, dormir mal ou dormir pouco ao longo da vida pode gerar ou se tornar um agravante em sérios problemas cardíacos ou respiratórios.
Cuidar da qualidade e das horas dormidas por dia é muito importante. Existe um exame que pode detectar se o paciente tem distúrbios do sono, permitindo um tratamento adequado e dedicado exatamente ao tipo de problema. Este é chamado de exame Polissonografia (
http://www.polissonografiabrasilia.com/exame-polissonografia/).
Neste exame, diversos sensores são aplicados ao corpo do paciente antes que ele se deite para dormir. Os sensores são colocados na cabeça e em outras partes do corpo, com a intenção de averiguar detalhes relacionados às fases do sono, à circulação sanguínea, batimentos cardíacos, ritmo respiratório, conforto e movimentação muscular do paciente enquanto dorme, insônia e despertar do paciente inesperadamente ao longo da noite e outras possíveis ações que denunciam distúrbios do sono. Todo o processo do exame é realizado sob os olhares de um técnico devidamente instruído para a aplicação dos sensores e a supervisão do sono do paciente.
No entanto, a precisão dos resultados deste exame pode ser prejudicada pelo local onde ele costuma ser realizado. Alguns pacientes têm dificuldades para dormir fora de casa, seja pelo hábito ou por não se sentirem confortáveis utilizando colchões e roupas de cama que não sejam suas.
Há ainda quem tenha uma rotina de sono irregular, dormindo e acordando muito tarde, o que contraria o horário de funcionamento de boa parte das clínicas, sem ainda mencionar as pessoas que têm dificuldade para se locomover até o local do exame, como idosos ou pessoas com alguma deficiência.
Para uma melhor aplicação do exame e da captação de seus resultados, os pacientes têm realizado este processo no conforto de seu domicílio. A polissonografia em casa já chegou inclusive à Brasília, no Distrito Federal. No Instituto do Sono Otoface, o paciente tem a opção de realizar o exame na clínica, ou em casa, se preferir. Mesmo na comodidade do lar, é possível fazer a polissonografia DF (
http://www.polissonografiabrasilia.com/polissonografia-domiciliar/) com a presença de um especialista.
O exame não tem caráter invasivo, é indolor e é feito sem a influência de qualquer medicamento que possa induzir à sonolência do paciente. Para isso, ele tem ainda que tomar alguns cuidados nas horas que antecedem à polissonografia. Dentre eles, não utilizar produtos oleosos na pele e, no dia do exame, lavar o cabelo apenas com shampoo.
Além da cautela com o local de realização do exame e da aplicação dos sensores, o paciente também tem que tomar cuidado com seus hábitos alimentares e cotidianos. Para não prejudicar os resultados, no dia da polissonografia o paciente não deve consumir cafeína ou outros estimulantes, além de não tirar cochilos antes da captação das características da sonolência e seus distúrbios.
Website:
http://www.polissonografiabrasilia.com/polissonografia-domiciliar/