São Paulo- SP--(
DINO - 03 abr, 2017) - Segundo a consultoria global de estratégia Oliver Wyman, os players incumbentes de serviços financeiros enfrentam um enorme desafio transformacional na medida em que o mundo se digitaliza.
Embora a digitalização dos negócios principais existam para reduzir radicalmente custos operacionais e seja necessária para manter os atuais retornos, quota e valores de mercado, ter apenas como objetivo o aumento de eficiência não é suficiente para criar valor adicional para os acionistas dessas instituições.
O relatório da Oliver Wyman sobre a indústria de serviços financeiros, intitulado "Transforming for Future Value: State of the Financial Services Industry 2017", conclui que os players incumbentes terão que fazer escolhas claras e estratégicas sobre onde e como podem competir em ecossistemas em evolução, a fim de criar valor futuro e sustentável.
"Pouquíssimas empresas têm articulado um plano digital que estabeleça como seus investimentos irão gerar futuro valor para os acionistas em um ambiente de serviços financeiros modular e digital", diz Ted Moynihan, Head Global de Serviços Financeiros da Oliver Wyman.
"Assim, enquanto os maiores bancos globais e seguradoras viram o valor para o acionista crescer em média 10% ao ano, as principais Fintechs, tanto novas como mais antigas, apresentaram crescimento superior a duas vezes esta taxa - comparável às taxas de crescimento dos principais gigantes da indústria de tecnologia."
"No ano passado, nosso relatório intitulado "Serviços Financeiros Modulares", centrou-se na mudança da estrutura da indústria, já que as ferramentas digitais tornaram mais fácil para as empresas competirem como provedoras especializadas num ecossistema de serviços financeiros mais modular e mais rico", afirma o coautor do relatório e Sócio da Oliver Wyman, John Lester. "Neste ano nos aprofundamos nas implicações para os grandes players incumbentes de serviços financeiros que desempenham um papel crucial permanente apoiando as economias mundiais".
"Acreditamos que a questão central para os players incumbentes que enfrentam esse desafio é o valor sustentável: como eles podem gerar mais valor para a vida dos clientes num mundo digital? Como podem traduzir isso em maior valor para os acionistas? Nosso objetivo no relatório é traçar alguns caminhos diferentes que estas instituições possam trilhar para responder a essas perguntas", disse Rick Chávez, Sócio da Oliver Wyman e coautor do relatório.
Cenário no Brasil
No Brasil, os bancos começaram a adotar o desafio digital ? alguns destes, registrando grande aumento da contribuição de lucro de seus negócios digitais ? enquanto o setor de seguros praticamente não se moveu.
"A maioria dos programas digitais dos bancos focaram nas interfaces com o cliente", segundo o sócio e líder da prática de Serviços Financeiros da Oliver Wyman na América Latina, Michael Wagner. "Transformar a organização para a nova realidade digital e desenvolver um plano de negócio de cinco anos em torno da digitalização permanecem um desafio. Isto ocorre mesmo para os novos bancos digitais desafiantes, que continuam a encarar os problemas de altos custos de aquisição de clientes e entregar uma experiência do cliente verdadeiramente diferenciada."
O relatório pode ser acessado pelo seguinte link
http://www.oliverwyman.com/our-expertise/insights/2017/jan/SOFS-2017.htmlWebsite:
http://www.oliverwyman.com