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DINO - 16 nov, 2016) - O que leva um aluno com boas notas na escola a muitas vezes não ser tão bem-sucedido na sua vida profissional e até pessoal? E o que leva muitos estudantes, que não foram historicamente tão bem nas disciplinas escolares, a obterem grande sucesso profissional e a tão desejada realização de seu projeto de vida? Colocadas à frente de educadores e especialistas da área da saúde, essas perguntas suscitam uma avalanche de respostas. E foi com essas indagações que o médico e professor Celso Lopes de Souza se viu diante de uma necessidade latente e uma responsabilidade iminente.
Desde que iniciou a Universidade Federal Paulista (Unifesp), o futuro psiquiatra já começava a observar a relação entre sucesso acadêmico com o sucesso na vida. A relação ficou ainda mais intensa quando, ainda na universidade, passou a ser plantonista (aspirante de professor) num curso pré-vestibular em São Paulo. Via ali estudantes em busca da uma grande realização, uma vez que a concorrência sempre foi muito grande, que era passar numa universidade pública, como ele. Observava como o fator emocional diante de uma prova de poucas horas era decisivo para o futuro daquelas pessoas, mesmo que elas fossem tecnicamente excelentes.
Ao mesmo tempo em que desenvolvia sua carreira como professor e médico, procurava por respostas nas mais diversas fontes, quando chegou ao Casel (Sigla de Espaço Colaborativo para a Aprendizagem Acadêmica e Socioemocional, em livre tradução), nos EUA. Voltado ao desenvolvimento de habilidades de alunos da Educação Básica, o Casel reuniu em 2011 diversos pesquisadores ao redor do mundo para avaliar o impacto de programas de habilidades socioemocionais na vida de 270 mil estudantes. Os resultados de boas práticas incidiam não só na diminuição da possibilidade de surgimento de transtornos psiquiátricos, como também, na melhora em média de 11% no desempenho acadêmico.
Foi então que Celso Lopes de Souza se uniu a Eduardo Calbucci, também professor, e, juntos, formaram uma grande equipe de especialistas nas áreas de educação, medicina e psicologia para estruturar um programa brasileiro com as melhores práticas de habilidades socioemocionais do mundo. Assim, foi concebido em 2016 o Programa Semente.
O Programa Semente
Uma das práticas mais comuns nos países com os melhores resultados de aplicação de programa de habilidades é ministrar as aulas com os professores da própria escola. Essa é uma característica também da Semente Educação, que formou uma equipe de profissionais para levar atividades de formação e treinamento constante para os docentes das instituições de ensino parceiras.
Outro pilar é o material didático. Os conteúdos das aulas são concebidos estrategicamente para que os alunos progridam conforme o aumento da complexidade das discussões. Cada atividade tem objetivos explícitos, possibilitando ao professor, ao aluno e seus pais e à equipe pedagógica das escolas verificarem continuamente a eficácia do programa.
A Semente Educação se estrutura em cinco domínios (terceiro pilar), que são o cerne do programa. Autoconhecimento, para o estudante entender e nomear as suas próprias emoções, além de perceber suas fortalezas e fraquezas ; Autocontrole, que permite ao estudante aprender a lidar com suas emoções e estimular a perseverança. Já o terceiro domínio, a empatia, trabalha a sensibilidade do aluno ao seu redor, de modo a conseguir se colocar no lugar do outro, trabalhar a escuta ativa, entender a importância de diferentes pontos de vista e saber discordar com respeito; o quarto domínio, habilidades sociais, possibilita o desenvolvimento da capacidade de comunicação e cooperação. Por fim, tomar decisões responsáveis, para si e para os outros, completa as características essenciais trabalhadas no Programa Semente.
O Programa Semente já prepara métodos e ferramentas de aferição da aprendizagem socioemocional.
Resultados para as escolas e para a vida dos alunos
Alunos mais concentrados, mais atuantes e cientes de sua posição e responsabilidades. Ao adotar o Programa Semente, essas são algumas das principais consequências para as instituições de ensino, que obviamente vão refletir no melhor desempenho acadêmico deles. Os aspectos socioemocionais trabalhados também se refletem até nas relações, culminando, por exemplo, na diminuição de casos de bullying, melhorando a convivência dos alunos.
Na vida das crianças e jovens, os desdobramentos do programa chegam na sua vida, apoiando no controle dos quadros de ansiedade e de impulsividade, por exemplo, melhorando efetivamente a qualidade de vida e tornando possível a formação de indivíduos mais felizes.
Assim, a partir de uma equipe altamente qualificada, o Programa Semente chega para apoiar instituições de ensino, alunos, pais e toda a comunidade escolar ao dar ferramentas efetivas para o projeto de vida de crianças e jovens para sua realização pessoal e profissional.
Website:
http://www.programasemente.com.br