MIAMI--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 08 set, 2016) -
A Academia Latina da Gravação® anuncia que
El Consorcio (conhecido anteriormente como
Mocedades),
Eugenia León,
Ricardo Montaner,
Ednita Nazario e
Piero receberão o
Prêmio à Excelência Musical deste ano.
Carlos Mejía Godoy,
Nelson Motta e
Rafael Solano serão agraciados com o
Prêmio da Junta Diretiva. Os homenageados deste ano serão celebrados com uma cerimônia privada na
quarta-feira, 16 de novembro, no
Four Seasons Hotel Las Vegas como parte das comemorações de uma semana de duração da
17?Entrega Anual do Latin GRAMMY®.
"É com imenso prazer que a Academia Latina da Gravação reconhece e homenageia tão diverso grupo de personalidades com o Prêmio à Excelência Musical e o Prêmio da Junta Diretiva deste ano", disse Gabriel Abaroa Jr, Presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. "Cada trabalho individual dos homenageados na indústria da música latina provou ser indelével e sem dúvida continuará a inspirar nossa cultura e comunidade, ao mesmo tempo em que contribui para criar um legado artístico inestimável."
Prêmios à Excelência Musical: Este prêmio especial é outorgado por votação da Junta Diretiva da Academia Latina da Gravação a músicos que fizeram contribuições criativas de grande importância artística no campo da gravação durante suas carreiras.
O grupo vocal
El Consorcio foi fundado em 1993 em Bilbao, Espanha, pelo falecido Sergio Blanco, pelos irmãos Amaya, Estíbaliz e Iñaki Uranga, além de Carlos Zubiaga ? todos ex-integrantes do super grupo de folk mundialmente conhecido como Mocedades. Inicialmente tiveram suas primeiras aproximações com o mundo da música profissional em Bilbao, Espanha de onde foram evoluindo até chegar, vários deles, a ser parte essencial do famoso e conhecido grupo: Mocedades. Sua música conquistou imediatamente a Iberoamérica e até mercados não hispânicos, com hits como "Eres Tú," "Tómame O Déjame" e "El Vendedor." Com um catálogo que engloba mais de 40 anos de música, El Consorcio/Mocedades conquistou um sem número de fãs no mundo todo.
Desde o início de sua carreira solo em 1982, a vocalista
Eugenia León se transformou num venerado ícone da cultura mexicana e uma sensação mundial.
Nascida na Cidade do México, León formou um catálogo de mais de 25 álbuns em seus 35 anos de carreira, dos quais muitos venderam vários milhões de cópias. León obteve relevância internacional ao ganhar a competição nacional do reconhecido Festival OTI, no México. Esta conquista lhe permitiu participar da edição internacional do Festival OTI, realizado em 1985, na Espanha, onde ela ganhou o concurso de canto. Infelizmente, a Cidade do México sofreu neste mesmo dia um dos terremotos mais cruéis da história e Eugenia teve que celebrar o êxito alcançado através da dor e das lágrimas. Com o passar dos anos, ela ganhou notoriedade pela contínua promoção do folclore mexicano, sem esquecer de outras culturas da América Latina, participando ao mesmo tempo de colaborações com compositores contemporâneos, misturando música tradicional e obtendo belos resultados.
Admirado por milhões ao redor do mundo, o icônico cantor/compositor argentino
Ricardo Montaner tem uma brilhante carreira que já dura mais de quatro décadas e que continua forte, sempre com o artista atuando com a mesma energia e calor, como se fosse seu primeiro dia. Hoje, Ricardo conta com mais de 21 bem-sucedidos álbuns lançados, que já venderam mais de 25 milhões de cópias. Durante este tempo, foi honrado com inúmeros e prestigiosos prêmios da indústria musical. As vendas de seus álbuns lhe trouxeram dezenas de discos de ouro e de platina, mas sobretudo, Montaner teve a fortuna de conseguir que casais se apaixonem, famílias se formem e ele é um exemplo vivo de liderança, trabalho árduo, profissionalismo e forte união familiar. Montaner também dedicou a vida a ajudar outros. Em 2005 ele lançou "La Ventana De Los Cielos" (A janela do paraíso), fundação baseada em Miami eu provê tratamento para crianças com síndrome de Down, autismo ou paralisia cerebral. Montaner continua a se apresentar da mesma forma que tem feito há mais de 40 anos, levando amor e felicidade a milhões de fãs que o seguem.
A Grande Diva de Porto Rico é uma só:
Ednita Nazario, e que sempre esteve pronta para o estrelato. Ela lançou mais de 20 álbuns ao longo de sua carreira, entre eles alguns que receberam prêmios e reconhecimentos, incluindo um álbum platina triplo, várias indicações ao Latin GRAMMY e fez parte do tributo organizado pela The Recording Academy® no evento conhecido como The Recording Academy Honors®. Sobre todas as coisas, Ednita tem o reconhecimento maior que é de seu público que a segue aonde quer que ela vá.
O cantor/compositor argentino, porém nascido na Itália,
Piero (
Piero De Benedictis) dedicou mais de uma década de sua carreira a manifestar-se contra a pobreza e a repressão política na Argentina. Com mais de três milhões de discos vendidos, Piero compôs canções em italiano e espanhol, com temática social, econômica e espiritual, além de outros temas que lhe tocavam o coração. Canções como "Mi Viejo," "Llegando Llegaste" e "Los Americanos" demonstram que ele é um verdadeiro cantor/compositor. Piero também gravou músicas infantis, incluindo
Sinfonia Inconclusa En 'L'a Mar, indicada a um Latin GRAMMY® em 2011 por Melhor Álbum de Música Infantil. Como um homem de moral impecável, Piero dedicou seus últimos anos ao trabalho social por meio de sua Fundación Buenas Ondas, que se dedica a melhorar as vidas de crianças não privilegiadas e sob risco.
Prêmio da Junta Diretiva: Este prêmio especial é outorgado por votação da Junta Diretiva da Academia Latina da Gravação para indivíduos que fizeram contribuições significativas - excluindo interpretações - no campo da gravação durante suas carreiras.
Carlos Mejía Godoy é conhecido na Nicarágua como a voz do povo. Com uma vida influenciada pela opressão governamental, Godoy usou a rádio como arma e iniciou sua carreira como Corporito na Radio Corporación, onde compunha canções ridicularizando políticos com um afiado senso de humor. Depois de conquistar alguma notoriedade internacional com seu álbum de estréia,
Cantos A Flor De Pueblo, Godoy continuaria sua carreira sendo conhecido como a voz da Nicarágua com hits como "Son Tus Perjúmenes Mujer" e "Quincho Barrilete". Carlos continua ativo, deleitando aqueles que visitam La Casa Mejía Godoy em sua natal Nicarágua.
Nascido em 1944 em São Paulo, Brasil,
Nelson Motta ficou famoso como jornalista, crítico musical, compositor, produtor, escritor e designer criativo. Além de um impressionante catálogo de mais de 300 composições, Motta trabalhou como diretor artístico da Warner Music, produziu para a PolyGram, compôs musicais de muito sucesso e é colunista de jornais. Ele pode ser considerado um dos primeiros tradutores do conceito multimídia no Brasil. Escreveu o livro
Noites Tropicais, que se transformou numa verdadeira memória que narra e detalha a melhor época da música brasileira, assim como dos personagens que contribuíram para cimentar toda uma geração.
Rafael Solano Sánchez é um homem com enorme coração e amor pela música.
Nascido em 1931 em Porto Plata, na República Dominicana, Solano foi considerado uma criança prodígio, conquistando audiências usando instrumentos como violino e cello. Com um catálogo de mais de 100 canções originais, Solano compôs música em vários gêneros, incluindo clássico, folk, coral, religioso, baladas e merengue. Como produtor de TV nos anos 1960 e 1970, Solano ajudou a catapultar a música dominicana chamando a atenção para artistas emergentes à época. Considerada sua canção mais aclamada, "Por Amor" já foi interpretada por artistas como Niní Cáffaro, Gloria Estefan, Marco Antonio Muñiz e Jon Secada. Rafael Solano Sánchez continua ativo e seu extenso catálogo e conhecimento da música o mantêm ocupado e viajando por sua terra dominicana e ao redor do mundo.
A Academia Latina da Gravação® é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais técnicos e artísticos da gravação, de língua hispânica e portuguesa. A organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e de seus criadores. Além de produzir a Entrega do Latin GRAMMY para premiar a excelência nas artes e nas ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação promove programas educativos e assistenciais para a comunidade musical latina, seja diretamente ou por intermédio da Fundação Cultural Latin GRAMMY?. Para mais informações sobre a Academia Latina da Gravação, por favor, visite o site
LatinGRAMMY.com. Para ter acesso a notícias e conteúdo exclusivo, siga-nos em:
Twitter,
Facebook,
Instagram,
Vine, Periscope,
YouTube,
Pinterest,
Google+ e
Tumblr.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20160908005497/pt/
Contato:
Academia Latina da Gravação
Lourdes L. Patton, 310.392.3777
lourdesl@grammy.com
ou
Rogers & Cowan
Maureen O'Connor, 310.854.8116
moconnor@rogersandcowan.com
ou
Nordhia Centeno
ncenteno@rogersandcowan.com
Fonte: BUSINESS WIRE