Releases 28/08/2015 - 10:55

Orquídeas na decoração: conheça a história dessas flores exóticas e encantadoras


(DINO - 28 ago, 2015) - Da família das Orchidaceae, e contando com mais de 24 mil espécies em todo mundo, as orquídeas são uma das flores mais utilizadas na decoração de ambientes. O nome da flor, orchidaceae, tem sua origem na palavra grega orchis, que significa testículos, pois a flor possui bulbos com um formato semelhante. Apesar do aspecto frágil, as orquídeas podem ser muito resistentes, se adaptando a diferentes tipos de ambientes, desde que sejam preservadas condições ideais de temperatura, umidade do ar e ventilação. Uma forma encontrada pelos europeus de cultivar as orquídeas fora de climas tropicais foi a construção de estufas.

História das orquídeas

A flor, mais antiga até que os dinossauros segundo descobertas científicas recentes, pertence a um dos grupos mais diversificados, e estão concentradas em regiões tropicais e muito úmidas. Apesar de muitas espécies serem selvagens, um dos primeiros povos que começaram a cultivar as orquídeas foram os japoneses e chineses, que tinham interesses estéticos, mas também medicinais no cultivo dessas flores. Na Grécia Antiga, as orquídeas também foram cultivadas, especialmente como plantas medicinais.

Com a colonização das Américas, os espanhóis descobriram que povos maias e astecas já utilizavam o perfume de um tipo específico de orquídea (chamada por eles de Vanilla) para perfumar uma bebida feita a base de cacau. Foi assim que a baunilha (feita à base das sementes e da polpa das bagas da flor) passou a ser fabricada em maior escala, cujo extrato passou a ser vendido para todo o mundo.

No Ocidente, a orquídea passou a fazer parte de estudos esparsos publicados sobre botânica, e seu cultivo foi difundido no século XIX. Mas foi Charles Darwin quem, em 1862, publicou um ensaio sobre o processo de fertilização das orquídeas pelos insetos, que foi uma primeira contribuição fundamental para o desenvolvimento da sua teoria da evolução e desenvolvimento das espécies.

Para os chineses, as orquídeas simbolizavam virtude e sabedoria. Já os gregos acreditavam que a orquídea tivesse poderes afrodisíacos. Mas a orquídea atualmente é muito desejada por sua beleza, sendo ideal para decoração de ambientes. Inclusive, muitos tipos de orquídeas que têm seu caule cortado, podem sobreviver na água por até seis semanas. As espécies mais raras e exóticas ainda possuem um preço muito elevado, mas há espécies mais comuns e baratas, igualmente bonitas.

Decoração com charme

É possível utilizar orquídeas para decorar qualquer ambiente, menos banheiros e cozinhas, que são mais abafados e úmidos, prejudicando a conservação das flores. Quando são plantadas em vasos e estão em flor, as orquídeas não devem ser expostas ao sol, à chuva e ao vento. Depois da floração, elas podem ser mantidas em locais à meia sombra. A planta deve ser adubada de 15 em 15 dias, ou uma vez por mês, e as podas podem ser feitas no começo ou no meio do inverno, para que cresçam mais durante a primavera. É importante, independente da estação, regá-las duas vezes ao dia, pelas manhãs e ao final das tardes, e, nos dias quentes, as folhas podem ser borrifadas com água à temperatura ambiente.