Releases 29/02/2016 - 17:41

Abimaq-MG incentiva inovação em indústrias de máquinas e equipamentos


(DINO - 29 fev, 2016) - Em tempos de crise, a inovação é um instrumento imprescindível para a sobrevivência das empresas no mercado. Em um projeto iniciado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/MG) em 2015, cinco indústrias de máquinas e equipamentos situadas em Minas Gerais receberão nessa terça-feira (01/03) um diagnóstico de inovação, a partir de pesquisa realizada, e orientações customizadas sobre formas de melhorar seus processos e produtos.

A entidade ofereceu um curso à distância gratuito sobre inovação, o E-nova, que ensinou por meio de vídeo-aula e apostilas online como as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos podem estruturar um processo interno de inovação em produtos e processos. Na sequência, realizou em BH o "Workshop de inovação na prática" onde apresentou todas as ferramentas necessárias para implantar e mensurar resultados dessas ações possibilitando a visão de oportunidades de negócios e o aumento da competitividade em diferentes mercados.

O workshop contou com a participação de vinte e cinco pessoas, de oito empresas. Dessas oito, cinco delas (Delp, Steinert, Tecscan, CZM e Contenco) responderam uma pesquisa que avaliou a maturidade de gestão da inovação.

Representantes dessas empresas serão recebidas no dia 1º de março (terça-feira), na sede da Abimaq-MG , por professores da Universidade Federal de Santa Catarina e por consultores do tema que darão um diagnóstico, individualmente, para essas empresas, além de orientá-las com formas de avançarem nos processos de inovação. A ação será totalmente gratuita.

Durante a pesquisa, foram levantados o modelo de negócio da empresa, o planejamento estratégico adotado, se a equipe recebe treinamento e se esses itens estão alinhados com os recursos e investimentos da empresa. "Acontece muito de a empresa apresentar um discurso de ter inovação, mas às vezes o seu modelo de negócio não combina com o seu recurso financeiro e sua inovação não está alinhada com a sua estratégia. Dentre os 12 fatores avaliados durante a pesquisa, o que mais tem chamado a atenção é justamente essa falta de alinhamento. Isso não quer dizer que todas as empresas estão nessa situação, mas é algo que tem sido algo bastante comum", conta o diretor executivo de tecnologia da Abimaq , João Alfredo Delgado.

Website: http://www.abimaq.org.br/