São Paulo --(
DINO - 17 abr, 2015) - Mudanças bruscas nos preços de itens básicos de consumo como luz, combustível tem afetado a economia e, consequentemente, o desempenho das empresas. Muitos empresários acreditam que o momento é recuar investimento, enxugar capital humano e esperar os próximos índices.
Entretanto, este cenário não acontece na indústria de eventos. Este mercado, que está cada vez mais próspero, realiza no Brasil mais de 2,2 mil feiras de negócios por ano. Sudeste, Sul e Nordeste são as regiões onde concentram maior número.
Dentro deste nicho, uma das áreas em ascensão é a de live marketing ? o marketing ao vivo. São eventos, e campanhas de incentivo que levam, além do produto, conhecimento e experiência ao consumidor que reforçam a identidade e a filosofia da marcar. E para isto, uma identificação visual é fundamental para o sucesso da campanha.
O mercado de live marketing é o resultado da evolução e crescimento naturais do antes simplificadamente chamado "marketing promocional". São inúmeras frentes categorizadas sob este conceito de marketing ao vivo e por este motivo, mesmo com a crise constitucional, econômica e ideológica que o país enfrenta, este nicho não apresenta a mesma intenção de retração que a maioria dos ramos compartilha. "O motivo está no fato de que eventos, congressos, reuniões associativas, apresentações e reuniões de pessoas em geral se fazem necessários (e diria até que em muitos casos são a solução), para todos os segmentos, mesmo os em retração", afirma Mário Pertile, especialista em branding.
O live marketing entra em cena onde o público alvo está aberto e receptivo, procurando absorver novas ideias e com um estado mental que permite, só naquele dia, ser conquistada. Quando o mercado está mal, eventos são realizados para fomentar vendas e parcerias no segmento. Quando as coisas vão bem, é hora de colher os louros, produzindo eventos para comemorar, para vender, para reforçar a marca. " A explicação para o sucesso mesmo em tempo de crise, pode ser resumida em um único conceito: ele vai até onde o público alvo está disposto a ir por um objetivo e não espera o consumidor despertar a necessidade como o marketing direto convencional, que não é passivo de escolha do melhor momento", explica.
Dentro do live marketing, existem desde ações tecnológicas de ponta até produtos simples que podem ter excelente resultado. O principal segredo para o sucesso não está em o que usar e sim em como usar. "Não adianta você investir toda a verba em uma tecnologia 3D, realidade virtual, sistema de som high tech e brindes pirotécnicos se você não teve um acompanhamento criativo e um planejamento estratégico focado no resultado", afirma o especialista.
Na maioria das vezes, a solução para atingir o público pode ser muito mais simples do que o empresário imagina. Um exemplo de ação simples, de baixo custo e com resultados surpreendentes, se bem acompanhados, é o mercado de camisas promocionais. "Você deve estar imaginando agora aquela camiseta com o logo de algum patrocinador que ganhou no último evento e que está sendo utilizada como roupa de baixo. Não é disso que estou falando. Isso é apenas cumprir briefing. O mercado de camisas promocionais oferece uma gama de infinitas possibilidades de baixo custo que se bem integradas aos objetivos da ação e do cenário em questão, podem marcar uma empresa para o resto da vida na mente do consumidor", afirma Pertile.
O senso comum costuma rebaixar as camisetas como commodities do ponto de venda mas, ao contrário disso, quando bem utilizadas, podem ser a peça chaves de uma campanha de sucesso, por oferecem um custo x benefício atraente e uma grande taxa de mobilidade da marca (e do conceito criado para a ação).
De acordo com Daniel Tertuliano de Lima, diretor do Grupo 12 Horas, composto por empresas que há 13 anos produzem toda a linha de itens promocionais que vão desde troféus, crachás e vestuário, reforça que o grande desafio do momento atual é o de transforma momentos difíceis em oportunidades de crescimento e melhorias. " Empresários e consumidores sentem em suas compras, e impostos, os efeitos da retração da economia, o que fez com que organizações e empresas repensassem estratégicas para reagir à crise. Entretanto, depois de analisar o mercado, decidimos continuar os investimentos tanto em maquinário como treinamento e aperfeiçoamento de equipe para que todo o material produzido apresente um diferencial e a um custo acessível. Até o final do ano, vamos destinar R$300 mil para esta finalidade".
Desde o começo de 2015 até final de março, foram confeccionados mais de 15mil camisetas, personalizadas em silkscreen e transfer e mais de 6 mil placas, troféus e medalhas. " São números que indicam um bom desempenho e estamos confiantes de que no próximo semestres, teremos um aumento de 15%", aponta Daniel.
Website:
http://www.camisetasem12horas.com.br/