Carapicuíba/São Paulo--(
DINO - 14 jan, 2016) - As obras de implantação de rede de gás natural canalizado em Carapicuíba serão concluídas até o final deste mês. No momento, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), que investiu cerca de R$ 13 milhões na empreitada, já construiu 16 km dos 17,5 km previstos, o que equivale a 91% do projeto. Com a iniciativa, serão atendidos com gás natural residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e segmento de serviços. As obras foram iniciadas em agosto de 2015 e a instalação do sistema em Carapicuíba é feita por método não destrutivo, que gera um menor impacto no trânsito e torna a recomposição do asfalto muito mais rápida, com baixa geração de resíduos.
Para o vice-prefeito de Carapicuíba, Salim Reis (PSD), que intermediou o diálogo entre a Prefeitura e a empresa, visando a disponibilidade de gás natural no município, a conquista é gigante. "O gás natural além de mais barato tem vantagens ambientais, já que é seguro e, dentre os combustíveis fósseis, o menos poluente. A instalação na cidade trará conforto, economia e cria alternativas para o desenvolvimento sustentável atraindo novos investimentos e gerando emprego e renda para a população. Esta parceria é muito importante para Carapicuíba, pois inicia um novo ciclo de desenvolvimento no município", diz Salim.
A novidade já ganhou a adesão de 22 condomínios, que migraram do GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, o conhecido botijão, para o novo sistema. A ligação deve acontecer ainda este mês. Para esclarecer dúvidas e dar mais informações aos moradores, uma equipe da Comgás tem participado de assembleias e reuniões em condomínios.
De acordo com o gerente da regional Norte-Osasco da Comgás, Alairson Gonçalves Filho, o objetivo é expandir a rede para a Cohab. "Queremos levar todos os benefícios do gás natural para cerca de 15 mil apartamentos dos condomínios", explica. Como diferenciais, ele ressalta que o sistema permite fornecimento contínuo, seguro, com contas individuais, além de um pacote de serviços e atendimento 24h. A Comgás também vai levar sua rede para o hospital municipal na Vila Dirce, quatro postos de saúde, 11 escolas, estabelecimentos comerciais como bares, padarias, pizzarias e academias.
Outra frente de trabalho é a construção de rede para o fornecimento de gás natural ao Plaza Shopping Carapicuíba, que tem sua inauguração prevista para 2016. "Estamos sendo muito bem recebidos e os serviços da rede estão bem evoluídos", concluiu Alairson.