Releases 09/06/2016 - 16:52

Escola do HC oferece curso de atualização na área de hipertensão


São Paulo--(DINO - 09 jun, 2016) - Para minimizar erros no diagnóstico e tratamento de pacientes com hipertensão, os médicos devem realizar a Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) sempre que possível em todos as pessoas que apresentarem a pressão elevada em consultas para excluir a hipertensão do avental branco. Pensando em manter os médicos sempre atualizados sobre a MAPA, a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP HCFMUSP), oferece o curso a distância MAPA ? Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial.

O curso é coordenado pelo Professor Doutor Decio Mion Jr. e pelo Professor Doutor Fernando Nobre, autores do livro MAPA ? Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (já na sua 5ª. Edição) e especialistas no assunto. As aulas também são ministradas por eles.

"A Monitoração Ambulatorial está se tornando cada vez mais, um exame imprescindível na prática clínica do dia a dia. Quando verificamos que o percentual de pacientes com hipertensão do avental branco atinge 30% dos indivíduos que se apresentam com pressão elevada nos consultórios, concluímos que há necessidade de conferir o diagnóstico de hipertensão pela MAPA", explica o Dr. Decio Mion Jr.

Neste curso o aluno tem a oportunidade de aprender quais são as indicações, limitações, vantagens e desvantagens do método, além de analisar e interpretar os traçados da MAPA.

"O curso é indispensável para quem lida com pacientes portadores de alguma alteração da pressão arterial", afirma o Dr. Fernando Nobre.

"A diretriz inglesa recomenda que todos os indivíduos que tenham a pressão no consultório acima de 140 por 90 façam a MAPA, porque esta conduta é custo-efetiva, ou seja, diagnostica melhor os pacientes e economiza recursos", afirma o Dr. Decio Mion Jr.

O curso tem como público-alvo médicos e estudantes de medicina.

Sobre a MAPA

A Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que mede a pressão arterial do paciente por 24 horas e verifica as variações que cada pessoa pode ter ao longo do dia em uma rotina normal de trabalho e lazer. A recomendação é para evitar um diagnóstico equivocado, já que 30% das pessoas sofrem da "Síndrome do avental branco", ou seja, apresentam a pressão elevada no consultório, sem que isso reflita um diagnóstico real. Atualmente existem no Brasil cerca de 30 milhões de hipertensos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Sobre a Escola de Educação Permanente do HCFMUSP

Fundada em 2010, a Escola de Educação Permanente tem como missão, formar e capacitar profissionais da saúde, internos e externos ao HCFMUSP, antecipando as necessidades do mercado, difundindo conteúdos de referência, com utilização de tecnologia e inovação, e contribuindo para a excelência na Saúde. Fazem parte da sua grade curricular, mais de 250 cursos de capacitação, especialização e extracurriculares nas áreas médica, multiprofissional e técnica, nas modalidades presencial e a distância.

Para saber mais sobre o curso MAPA ? Monitoração Ambulatorial da Pressão Alta, acesse: http://hcfmusp.org.br/portal/cursos/?aid=1&buscar=MAPA&cid=100492