Rio de Janeiro - RJ--(
DINO - 14 set, 2016) - Fundado pelo criminalista e professor da UFRJ Francisco Ramalho Ortigão Farias, o Francisco Ortigão Advogados projetou no planejamento para 2016 elevar seu faturamento em 20% com relação ao ano anterior. Apesar da crise econômica do país, o escritório ainda visualizava muitas oportunidades nos setores em que sua atuação se tornou mais reconhecida nos últimos 15 anos: saúde, fashion Law, entretenimento e engenharia. "Já esperávamos um crescimento especial da área de compliance, diante da exigência legal da adoção dos programas de integridade para as empresas que contratam com o setor público, como Organizações Sociais da Saúde e do setor trabalhista, na defesa do empregador. Mas no dia 24 de fevereiro, em palestra sobre a Lei Anticorrupção e a contratação com a administração pública, na Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), percebi que o avanço do compliance seria ainda mais forte", afirma o fundador da banca que tem sede no Rio.
Na Aeerj, que tem Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e outras gigantes da construção civil como associadas, ele precisou responder a inúmeras perguntas sobre como agir diante das eleições municipais deste ano, as primeiras após a Operação Lava Jato. A primeira recomendação dele, com base na experiência de outros países, foi que as empresas se unissem em torno de práticas rigorosamente dentro da legalidade. Em segundo lugar, seria fundamental que elas investissem em programas de compliance para se resguardar de possíveis punições previstas na Lei Anticorrupção. Em virtude da busca por esses programas que se seguiu a partir de então, o escritório passou a projetar um crescimento de 25% no faturamento, para este ano.
Fundado em 2001, o Francisco Ortigão Advogados oferece assistência jurídica nas áreas criminal ? incluindo questões penais econômicas e empresariais ?, administrativa, de compliance e anticorrupção, empresarial, cível, trabalhista e desportiva, tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas, no campo contencioso e no preventivo ou consultivo. Além do suporte técnico-jurídico de consultores em outras áreas do direito, quando necessário, o escritório trabalha com profissionais especializados em assistência pericial, contábil e investigativa. O sócio-fundador, Francisco Ortigão, é especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, membro efetivo da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim).
Website:
http://www.franciscoortigao.adv.br/