(
DINO - 07 abr, 2017) - Pode parecer fácil: uma câmera, um flash e pronto, já pode se declarar fotógrafo. Porém, a realidade é bem diferente. Com a quantidade de profissionais especializados no mercado, quem não aprende a dominar as técnicas fotográficas acaba por levar a prática apenas como hobby - o que não é ruim, mas também não rende retorno financeiro, por exemplo.
O mercado de fotografias é muito concorrido, por isso se destacar em certos nichos, pode ser uma maneira de obter resultados positivos. Entre diversos ramos, um que mereceu destaque nos últimos anos é o fotógrafo de família. "Muitos casais querem fazer books com seus filhos, registrar momentos espontâneos, para assim congelar experiências marcantes", explica Kamila Strada, fotógrafa especializada em retratos familiares e de "new born" (recém-nascido).
Para quem está em começo de carreira, Kamila explica que sem portfólio, dificilmente o fotógrafo conseguirá um trabalho. "Quando me qualifiquei e resolvi que iria fotografar profissionalmente fui atrás de gestantes, crianças e bebês conhecidos para fazer ensaios de graça para ter portfólio e ter o que apresentar para vender o meu trabalho", afirma. Os seus clientes pagantes só foram aparecer quando a fotógrafa começou a postar seu material nas redes sociais.
De acordo com Kamila, esta primeira fase é onde o fotógrafo vai criar experiência e criar a sua identidade. "O fotógrafo tem que trazer personalidade para as suas fotos. É isso que geralmente diferencia um profissional de outro". Com duas filhas, a vontade de registrar o crescimento delas era grande. "Foi assim que me deu um estalo e pensei em quantas famílias não gostariam de ter esse mesmo acompanhamento de um profissional para a memória da família e mergulhei nesse mundo", conta.
Porém o trabalho nem sempre é "só flores". É muito difícil começar no meio sem indicação. Geralmente um trabalho bem realizado, tratando a família - e principalmente os filhos - com atenção e cuidado pode ser o primeiro passo para o bom resultado do trabalho. "Não adianta apenas ter uma foto legal, é preciso ter um bom atendimento. Isso com certeza gera novas indicações", diz Kamila.
Muitas vezes, acontece também de clientes terem um segundo filho, uma segunda gestação, essa é uma oportunidade para ver se realmente gostaram das primeiras fotos. "Se eles gostarem das fotos, vão chamar novamente. Às vezes chamam até quando o bebê cresce um pouco", afirma Kamila.
Para a fotógrafa, o segredo para trabalhar com fotos de família é ter muita calma e dedicação. "Mesmo se parecer que nunca vai andar, nunca deixar de estudar se informar e se dedicar para que dê certo".
Os trabalhos de Kamila Strada estão disponíveis no site
oficial da fotógrafa . Novidades também podem ser acompanhadas pelas
redes sociais .
Website:
http://www.kamilastrada.com.br