Releases 10/10/2016 - 10:41

Trio de arquitetas assina surpreendente Sala de Música na mostra Casa Cor Brasília


Brasília--(DINO - 10 out, 2016) - Para resgatar o aconchego e história das grandes fazendas do interior brasileiro, o escritório Esquina Arquitetura idealizou um ambiente rústico, mas inspirado em um contexto que ressalta as características contemporâneas das capitais. A Sala de Música celebra a essência da arte e marca a estreia das arquitetas e urbanistas Clarissa Braga, Cristhiane Raupp e Manuella Leite na 25ª edição da Casa Cor Brasília. Em 78m2, as profissionais utilizam, ao lado de quadros, esculturas e mobiliário de design, referências de outras décadas que foram usadas na concepção de um espaço único voltado para quem aprecia a essência da arquitetura, da música e da arte.

De acordo com as idealizadoras do espaço, a cor verde, ao lado de elementos rústicos, trouxeram ao ambiente a representação da vegetação e a organicidade de texturas e movimentos. "Para destacar a galeria de arte que criamos no local, utilizamos tijolinhos como pano de fundo para fotografias e quadros, entre eles, um de Tarsila Amaral, além de outras artes visuais", explica a arquiteta Manuela Leite.

O ambiente conta com instrumentos musicais, obras de artistas e designers, em sua maioria brasileiros, como, por exemplo, a estante de onça do designer Henrique Steyer; as poltronas de Fabricio Roncca; a escultura do artista Paulo de Paula, entre outros elementos artísticos desenvolvidos exclusivamente para o espaço. "Todo o mobiliário tem seu destaque especial pelas formas e detalhes artísticos. Escolhemos os adornos a dedo porque são de grande importância na geração da identidade do espaço", comenta Clarissa Meneses. A arquiteta complementa ainda que artistas locais farão apresentações musicais e artísticas em um pequeno tablado concebido para esse fim.

A iluminação da Sala de Música é um capítulo a parte. De acordo com a arquiteta Cristhiane Raupp, o projeto luminotécnico foi idealizado de forma estratégica. "A nossa ideia foi criar um cenário que ressalte todos os elementos do espaço, sejam eles revestimentos, adornos ou obras de arte, para que obtenham muita imponência". A sala conta com um pendente central que é um elemento que apresenta um movimento surreal compatível com a dança.

O clima aconchegante foi conquistado também com o uso de revestimentos de pedra natural que complementam um jardim suspenso com vasos de latão.