São Paulo--(
DINO - 23 out, 2015) - A cadeia calçadista evolui a cada dia em relação a sustentabilidade e para dar suporte e informação às indústrias interessadas, assim como coroar aquelas já integradas a todos os indicadores sustentáveis, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) já conta com 101 empresas participantes do Programa Origem Sustentável: certificação de processos que envolve 52 indicadores, divididos nos pilares econômico, ambiental, cultural e social.
Buscando fortalecer ainda mais essa causa, no mês de setembro, a Cipatex® foi a primeira empresa a renovar o Selo Ouro do programa, garantindo sua certificação por mais dois anos. "Investir em sustentabilidade é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a sociedade, além de fortalecer a competitividade no mercado internacional", comenta William Marcelo Nicolau, diretor-presidente do Grupo.
Atualmente 100% dos resíduos gerados pelas unidades que integram o Grupo Cipatex®, sejam líquidos ou sólidos, são triados, tratados e encaminhados para a reciclagem ou para a destinação adequada. Nada é descartado e toda a renda obtida a partir da destinação dos resíduos é aplicada na melhoria contínua de processos relacionados à responsabilidade socioambiental e segurança, como novas tecnologias, projetos sociais, entre outras.
A empresa conta com uma gama variada de produtos desenvolvidos com materiais de origem sustentável. O Corano®, revestimento sintético para móveis, e a linha Decorelli, toalha de mesa, têm em sua composição uma manta produzida com garrafas PET recicladas. A medida reduz impacto ao meio ambiente, já que cada metro linear da manta é produzido com 15 garrafas, evitando assim seu despejo na natureza.
Outros produtos, como o Cipavinil®, revestimento vinílico para piscinas, e o Cipageo®, geomembranas para impermeabilização, são 100% recicláveis.
A empresa também conta com a linha Bebê para confecção de bolsas, que foi desenvolvida com matéria-prima específica tornando o produto atóxico, um diferencial junto ao mercado que confere segurança para mães e bebês. Não oferece risco, caso a criança leve o material à boca, por não conter ftalato em sua composição.
A Cipatex® também desenvolve ações de conscientização para preservação do meio ambiente nas comunidades onde suas plantas estão inseridas. Nestas regiões, são realizadas palestras, atividades e programas de orientação que visam a destinação correta de resíduos e a qualidade de vida. Além destas ações, a Cipatex® também desenvolve ações de responsabilidade social. Escolas da cidade de Cerquilho utilizam materiais e resíduos fornecidos pela empresa para produzir trabalhos artísticos, como árvores de natal, artesanato, exposições etc.
Sobre o Origem Sustentável ? O programa, seus pilares e indicadores, foram estruturados pelo Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (Lassu-USP), sob a coordenação da Profª Tereza Cristina Carvalho, com base em pesquisas e visitas a empresas do setor. Após aderir ao programa, em nível adequado ao patamar de sustentabilidade de cada empresa, que podem ser branco, bronze, prata, ouro e diamante, as empresas vão melhorando seus processos e a partir do prata, os participantes tem seus processos produtivos auditadas pela ABNT ou SGS, que irão atestar sua competência para serem certificadas. A certificação, por sua vez, é conferida pelo Instituto by Brasil.
Para aderir, as empresas devem ser associadas da Assintecal, Abicalçados ou sindicatos setoriais. Mais informações podem ser obtidas no site
www.origemsustentavel.org.br