Releases 22/02/2018 - 10:57

Escolas e universidades ampliam seus espaços para atender a demanda


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 22 fev, 2018) - Devido à necessidade rápida de expansão, diversas escolas e universidades têm utilizado a solução da Tecnologia Modular na ampliação de suas Instituições. Pela facilidade da construção, no qual uma unidade de até três andares pode ficar pronta em até 15 dias úteis, por exemplo, a tecnologia vem sendo cada vez mais adotada como solução rápida para a criação de espaços.

Os projetos são montados a partir de estruturas metálicas e painéis termo acústicos, que garantem proteção ao calor e barulho. Sem exigência de algumas licenças de construção, os módulos são encaixados no local onde ficarão montados e podem ser usados em instalações temporárias ou fixas.

A tecnologia, que surgiu na Europa e tem crescido cada vez mais no Brasil, apresenta diversas vantagens, tais como modificação do projeto a qualquer momento, agilidade na montagem e entrega do projeto, menos desperdício de materiais, dentre outros.

Um dos grandes diferenciais nos projetos modulares está no serviço de manutenção dos equipamentos sem custo adicional ao locatário. "Além de ser um facilitador na operação da escola, essa inclusão permite que a equipe administrativa da Instituição não se preocupe em contratar profissionais capacitados para a manutenção preventiva e corretiva, já que ao alugar esses equipamentos, a manutenção está agregada ao pacote", informa Claudia Rodrigues, diretora geral da NHJ do Brasil, empresa pioneira na locação desses equipamentos no país.

Atendimento às normas e legislações
Os equipamentos também atendem a todos os tipos de normatização e legislações vigentes. Outro ponto importante é que têm vida muito longa. "Ao final da utilização, no caso do contrato de locação, eles são desmontados e utilizados novamente em outras construções", enfatiza.

No município de São José dos Campos, por exemplo, a solução encontrada para abrir uma escola diante do atraso no repasse de verbas para a construção foi o uso da tecnologia modular. No total, foram usados 70 módulos acoplados, ocupando uma área de 1050m². A escola atende cerca de 800 alunos do 1º ao 9º ano.

Em outra situação, uma universidade do Rio de Janeiro teve suas salas parcialmente destruídas por conta de um incêndio e usou os módulos habitáveis como instalação temporária a fim de que os alunos não perdessem parte do ano letivo. O espaço de um andar foi pensado de forma a comportar uma grande quantidade de alunos, área de apoio e sanitários.

Website: http://www.nhjdobrasil.com.br