Releases 23/02/2016 - 09:43

A Gemalto publica os resultados do 2015 Breach Level Index


Roubo de identidades e informações pessoais mantém o primeiro lugar, sendo
responsável por 53% das violações de dados; cuidados com a saúde e governo
ultrapassam varejo como setores mais atingidos

AMSTERDÃ, 2016-02-23 13:36 CET (GLOBE NEWSWIRE) --
A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital,
publicou hoje os resultados mais recentes do Breach Level Index, revelando que
1.673 violações de dados levaram a 707 milhões de registros de dados
comprometidos em todo o mundo em 2015.

O Breach Level Index (BLI) é um banco de dados global que rastreia violações de
dados em todo o mundo e mede sua gravidade com base em várias dimensões,
incluindo o tipo de dados e o número de registros comprometidos, a fonte da
violação e se os dados foram ou não criptografados. Ao atribuir uma pontuação à
gravidade de cada violação, o Breach Level Index fornece uma lista comparativa
de violações, diferenciando incômodos de violações com impactos realmente
grandes. A Gemalto irá apresentar o Breach Level Index e os resultados de 2015
na próxima semana na 2016 RSA Conference em São Francisco (estande N4108).

De acordo com o Breach Level Index, mais de 3,6 bilhões de registros de dados
foram expostos desde 2013, quando o índice começou a realizar avaliações
comparativas entre violações de dados divulgadas publicamente. Em 2015,
invasores maliciosos foram a principal fonte dessas violações, sendo
responsáveis por 964, ou 58% das violações e 38% de registros comprometidos,
enquanto roubo de identidade permaneceu como o principal tipo de violação,
responsável por 53% das violações de dados e 40% de todos os registros
comprometidos.

"Em 2014, os clientes podem ter se preocupado em ter o seu número de cartão de
crédito roubado, mas existem proteções incorporadas para limitar os riscos
financeiros", disse Jason Hart, Vice-Presidente e Diretor Executivo de
Tecnologia na Gemalto. "Porém, em 2015, os criminosos mudaram para ataques a
informações pessoais e roubo de identidade, que são muito mais difíceis de
remediar, uma vez que acontecem. Como as empresas e os dispositivos recolhem
quantidades cada vez maiores de informações do cliente e, como as atividades
digitais on-line dos clientes tornam-se mais diversas e prolíficas, mais dados
sobre o que eles fazem, o que eles são e do que eles gostam correm risco de
serem roubados das empresas que armazenam esses dados. Se todos os dados e
identidades pessoais dos clientes forem cooptados repetidamente por ladrões
cibernéticos, a confiança irá se tornar cada vez mais a peça central ao
analisar com quais empresas eles negociam".

Entre os vários setores, o setor governamental foi responsável por 43% dos
registros de dados comprometidos, 476% a mais em relação a 2014 devido a várias
grandes violações de dados nos Estados Unidos e na Turquia, e 16% de todas as
violações de dados. O setor de cuidados com a saúde foi responsável por 19% do
total de registros comprometidos e por 23% de todas as violações de dados. O
setor de varejo teve a maior queda (93%) no número de registros de dados
roubados, em comparação ao mesmo período do ano passado, sendo responsável por
apenas 6% dos registros roubados e por 10% do número total de violações em
2015. O setor de serviços financeiros presenciou uma queda de quase 99%,
representando apenas 0,1% dos registros de dados comprometidos e 15% do número
total de violações.

Embora invasores maliciosos tenham sido responsáveis pela maior porcentagem de
incidentes de violação de dados (58%), a perda acidental ou a exposição de
registros de dados foram responsáveis por 36% de todos os registros. O número
de ataques apoiados pelo Estado foi responsável por 2% dos incidentes de
violações de dados, mas o número de registros comprometidos como resultado
desses ataques totalizou 15% de todos os registros expostos. Ataques de pessoal
interno mal-intencionado foram responsáveis por 14% de todas as violações de
dados e apenas 7% dos registros comprometidos.

Em relação às regiões do globo, 77% de todos os incidentes de violação de dados
ocorreram na América do Norte, com 59% de todos os registros comprometidos
acontecendo nos EUA. A Europa respondeu por 12% dos incidentes de violação,
seguida pela região Ásia-Pacífico, com 8%.

Pontuação por gravidade - Nem todas as violações de dados são criadas da mesma
forma

"É importante ter em mente que nem todas as violações são iguais em termos do
nível de gravidade e dano que elas podem causar às empresas e aos seus
clientes", acrescentou Hart. "Mesmo se ocorrer uma violação, ela pode ser uma
violação segura, se as tecnologias de segurança corretas, como criptografia,
estiverem disponibilizadas adequadamente para proteger os dados mais
importantes e sensíveis. Infelizmente, neste ano houve várias violações grandes
envolvendo dados e identidades pessoais que não foram criptografadas quando
deveriam ter sido".

"O Breach Level Index foi criado para servir como um guia para profissionais de
segurança, à medida que eles navegam no panorama de ameaças cada vez mais
amplo. Ele fornece aos CIOs e CSOs os dados de que eles precisam para
classificar melhor as violações, conduzir avaliação e planejamento internos de
risco e, o mais importante, empregar as tecnologias de segurança apropriadas
para garantir que, se uma violação vier a ocorrer, os dados mais valiosos e
sensíveis não serão comprometidos", concluiu Hart.

Para obter um resumo completo dos incidentes de violação de dados por setor,
fonte, tipo e região, faça o download do 2015 Breach Level Index Report
[relatório em desenvolvimento].

Recursos relacionados:

-- Infográfico: 2015 Breach Level Index [em desenvolvimento]
-- Manifesto Proteção contra violações
-- Site Proteção contra violações
-- Blog: Segurança digital 2016 - Agora é pessoal

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com
receitas anuais de ? 2,5 bilhões em 2014 e clientes de primeira linha em mais
de 180 países.

A Gemalto ajuda as pessoas a confiar umas nas outras em um mundo digital cada
vez mais conectado. Bilhões de pessoas desejam um estilo de vida melhor, com
ambientes mais inteligentes em casa, liberdade para se comunicar, viajar,
comprar, realizar operações bancárias, divertir-se e trabalhar - a qualquer
hora, em qualquer lugar - de maneiras agradáveis e seguras. Nesse ambiente
móvel e digital em rápida evolução, a Gemalto permite que as empresas e seus
gestores ofereçam uma ampla gama de serviços digitais confiáveis e convenientes
com proteção das transações financeiras, serviços móveis, nuvens públicas e
privadas, sistemas de saúde eletrônica (eHealthcare), acesso aos serviços de
governo eletrônico (eGovernment), a Internet e a Internet das Coisas e o
sistema de bilhetes eletrônicos para o transporte público.

O portfólio exclusivo de tecnologia da Gemalto - que vai desde software de
criptografia avançada incorporado em uma variedade de objetos familiares até
plataformas de autenticação para operações de apoio altamente robustas e
escaláveis, criptografia e gestão de credenciais digitais - é oferecido por
nossas equipes de prestação de serviços de alto nível. Nossos 14.000
funcionários estão distribuídos em 99 escritórios, 34 centros de personalização
e de processamento de dados e 24 centros de pesquisa e desenvolvimento de
software, localizados em 46 países.

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