São Paulo, SP--(
DINO - 20 fev, 2018) - Mesmo que o estabelecimento comercial ofereça produtos de qualidade e tenha ótimos preços quando comparados à concorrência, a falta de agilidade na fila do caixa pode ofuscar e prejudicar seus aspectos positivos.
O conceito "ponto de venda ou frente de caixa", batizado no Brasil por meio da sigla PDV, pode ser retratado de formas diferentes em artigos e publicações em inglês como, por exemplo, "point of sale" (POS), cujo objetivo é claro e lógico: criar laços relevantes e duradouros entre estabelecimentos e seus clientes. E, quem tem um negócio, especialmente ligado ao ramo comercial, sem dúvidas a frente de caixa está presente em seu dia a dia.
O PDV consiste no espaço em que o consumidor finaliza sua compra, verifica valores e faz o devido pagamento. Portanto, o setor responsável pelo recebimento deve contar com o auxílio de softwares específicos para gerenciamento do negócio, como também equipamentos de qualidade:
Leitores: fundamentais para leituras de códigos de barras em fração de segundos. Com eles, a rapidez para entrada e saída de mercadoria do estoque, torna-se notória. É importante verificar qual a demanda de seu estabelecimento para a escolha do modelo.
Impressoras: amparadas por lei, o uso desse equipamento é necessário e, quando aliado a um bom software de gestão, é evidente a rapidez e eficácia na emissão de cupons fiscais.
Gavetas de dinheiro: manuais ou automáticas, as gavetas de dinheiro são ideais para a armazenagem de dinheiro. Para o dia a dia de trabalho, é interessante optar por modelos resistentes e com divisórias, proporcionando segurança e facilitando as operações no caixa.
Computadores: devido à tecnologia, o uso de computadores é absolutamente indispensável para empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte. Ideal para armazenamento de informações, agilidade e precisão de dados.
Nobreaks: um produto, comumente, deixado de lado ao montar um PDV, porém é de grande importância para segurança em possíveis quedas de energia, mantendo o sistema de operação em funcionamento livre de perdas repentinas de informações. É considerado um produto preventivo, capaz de evitar problemas relacionados aos dados das vendas, entrada e saída de produtos do estoque e pode, também, assegurar assuntos referentes à contabilidade da empresa.
Máquinas de cartão / Pin Pad: máquinas que permitem a transação de cartões de crédito e débito. Consulte qual modelo melhor lhe atende.
De acordo com Joannes Righetto, diretor da empresa
M3 Automação , o PDV pode ser considerado a parte mais importante da loja, uma vez que o grande objetivo de qualquer comércio, é vender. "Engana-se quem pensa somente em ter produtos bons, bonitos e baratos nas prateleiras, mesmo porque a venda ocorre desde que o cliente entra até quando ele sai do estabelecimento, levando ou não sacolas nas mãos. A venda tem início, meio e fim. Suponhamos que o cliente entre na loja, "pegue" o que deseja levar para casa e ao olhar o caixa, há desorganização e grandes filas na hora de passar suas compras. Para ele, supostamente, esse comércio que apresenta demora, pode deixar a desejar, o levando para concorrentes. É importante cativar o cliente, e fazer com que o tempo dele seja considerado prioritário e importante", comenta Righetto.
A ausência de agilidade no atendimento afeta a imagem do estabelecimento, posto que clientes descontentes - além de dificilmente retornarem - podem difundir, às outras pessoas, uma ideia de repulsa sobre o negócio.
Atualmente é fácil perceber o crescimento de lojas online, porém, a necessidade de resolver as compras em curto prazo, faz com que o ponto de vendas adquira reconhecimento. O PDV proporciona uma experiência marcante e decisiva aos clientes, posto que é no fechamento da compra que o sentimento do consumidor se materializa, lhe preparando para sua próxima aquisição.
Website:
https://www.m3automacao.com.br/