(
DINO - 06 abr, 2015) - Na correira do dia a dia, a carteira acaba ficando superlotada e desorganizada. Dinheiro, cheques, documentos, recibos, cartões e outros itens acabam se amontoando e formando um volume muito grande, que pode acabar danificando até mesmo uma boa carteira. Se esse é o seu caso e você não sabe por onde começar a arrumação, veja algumas dicas para organizar esse item tão importante.
1) Limpeza geral
O primeiro passo é colocar tudo para fora. Retire todos os itens da sua carteira e aproveite para descartar aqueles recibos velhos que você acumulou. Papéis, anotações e cartões de visita que não tem mais utilidade também devem ser retirados. Se achar necessário, guarde-os em uma gaveta, fotografe ou digitalize o material, para que as informações não se percam. Em sua carteira, mantenha apenas alguns cartões de visita seus.
2) O que eu realmente preciso?
Você realmente precisa de cinco cartões de crédito diariamente? E aqueles cartões de programas de fidelidade? Vai mesmo usá-los? Além de ocupar muito espaço, carregar itens desnecessários pode danificar a carteira, dificultar o manuseio, chamar a atenção de pessoas mal intencionadas e até provocar prejuízos em caso de perda ou roubo. Por isso, montamos uma lista prática com sugestões do que é necessário na carteira:
01 documento com foto
01 cartão de débito
01 cartão de crédito
Algum valor em dinheiro, até R$100
01 cartão de convênio de saúde
Alguns cartões de visita
01 folha de cheque
3) Dinheiro
Ninguém precisa de uma quantia maior que R$100 na carteira no dia a dia. Este é um bom limite de valor, alinhado à questões de segurança e suficiente para pagar alguma despesa que não possa ser acertada com os cartões. Caso sua carteira seja roubada, você não perde tanto dinheiro assim.
Procure também organizar as notas no compartimento de dinheiro, ordenadas por valor. Isso agiliza o manuseio da carteira. Sobre as moedas, não dispense! Elas são ótimas para facilitar o troco. Se a sua carteira não tem um espaço especial para elas, use um porta-moedas ou guarde-as no bolso mesmo.
4) Cheques
Se você ainda usa cheques, leve na carteira apenas uma folha. Além de economizar um bom espaço, caso você perca a sua carteira ou ela seja roubada, você terá menos burocracias para resolver.
5) Documentos
Não há necessidade de carregar todos os seus documentos. Se você é motorista, fique apenas com a carteira de motorista original e uma cópia autenticada do RG; Se não dirige, a identidade é suficiente. Assim, você evita o risco de perder os documentos e ter um grande trabalho para recuperá-los ou emitir a segunda via.
6) Mantenha a carteira organizada
Com o passar dos dias é natural ir acumulando tudo outra vez. Mas basta se lembrar de só guardar na carteira aquilo que realmente pretende usar. Estabeleça um período para fazer uma limpeza, por exemplo, ao final ou início de cada mês. Assim você mantém a arrumação e evita que o caos volte a acontecer na sua carteira.
7) Compre uma Carteira Nova
Se a sua carteira já está desgastada e mesmo arrumada ainda não tem um visual agradável, quem sabe não é a hora de trocar de carteira e aproveitar para organizar tudo? Você pode escolher uma nova carteira sem sair de casa e sem perder tempo. Sites como a
loja virtual Cobra D'água oferecem modelos de carteira para todos os gostos. Pelo site você pode conferir tamanho, material e as repartições internas.
Uma carteira organizada representa mais praticidade e passa uma boa impressão às pessoas. Com uma carteira nova não tem erro: basta fazer a limpeza na durante a mudança e pronto!
Fonte:
Cobra D'água