Releases 14/09/2017 - 16:54

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) ressalta o protagonismo do produtor rural


(DINO - 14 set, 2017) - A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), presente em 557 dos 645 municípios paulistas, atuando e contribuindo diretamente no desenvolvimento do agronegócio paulista, destaca que o agronegócio irá avançar ainda mais se seu protagonista, o produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, abrigado em sindicatos rurais, cooperativas ou individualmente, for atendido em suas demandas.

Mesmo em momento de crise, o agronegócio empresta seu potencial para gerar resultados positivos para a economia. O setor vem mantendo os investimentos, gerando empregos e superávits na balança comercial que permitem o equilíbrio das contas externas brasileiras. "Incentivando, o homem do campo gira toda sua cadeia à sua volta. O Brasil continua enfrentando graves problemas políticos, econômicos e sociais, mas o país tem vocação para ser um grande player internacional, atendendo à demanda global por alimentos", afirma Fábio de Salles Meirelles, Presidente da FAESP.

Há também muito a ser observado e melhorado, como por exemplo, a deficiência de infraestrutura de transporte e armazenamento; a elevada carga tributária; a inadequação da legislação trabalhista ao meio rural; a inapropriada estrutura de mercado que impede a comercialização por preço justo antes e depois da porteira; entre outras questões a serem resolvidas. É preciso proporcionar a todos os produtores e trabalhadores rurais as condições necessárias para a permanência dos ganhos de produtividade, gerar empregos e renda no campo, com o fortalecimento das cadeias produtivas.

"Se por um lado existem muitos obstáculos, por outro há a responsabilidade de abastecer a população brasileira e o desafio de contribuir para a redução da fome e da desnutrição no mundo, com sustentabilidade. A dinâmica de crescimento setorial, a renovação da sociedade e a constante evolução da agropecuária obrigam a refletir sobre o futuro, políticas públicas e instrumentos necessários para manter o agronegócio e a agropecuária nos trilhos do desenvolvimento sustentável", conclui Fábio de Salles Meirelles.

Sobre a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo)
Com sede e foro na cidade de São Paulo, a FAESP conta com três bases de fomento e desenvolvimento tecnológico, em São Roque, Mirante do Paranapanema e Ribeirão Preto. A FAESP mantém sua malha sindical em 86% do Estado, por intermédio de seus sindicatos rurais e respectivas extensões de base, presentes em 557 dos 645 municípios paulistas, atuando e contribuindo diretamente no desenvolvimento dos cursos e atividades do SENAR AR/SP.

Além da representação dos produtores existem 14 Comissões Especiais e Técnicas nas seguintes categorias: Aquicultura, Avicultura e Suinocultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Cana-de-Açúcar e Energia Renovável, Citricultura, Equinocultura, Fruticultura, Grãos, Hortaliças, Flores e Orgânicos, Política Agrícola e, também, Silvicultura. O objetivo das Comissões é discutir os assuntos relevantes para cada segmento ou atividade em profundidade e encontrar alternativas viáveis para os principais gargalos do setor agropecuário.
http://www.faespsenar.com.br



Website: http://www.faespsenar.com.br