São Paulo/SP--(
DINO - 31 mar, 2016) -
ANFAPE SINALIZA COMO GARANTIR A SEGURANÇA DO CLIENTE NA HORA DA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
A indústria automobilística é uma das mais afetadas pela crise econômica que assola o país. Mas, o setor de autopeças tem aproveitado a oportunidade para crescer, já que com o orçamento apertado é mais inteligente realizar a manutenção investindo nos itens de reposição.
A ANFAPE ? Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças ? destaca que as peças similares, isto é as que são disponibilizadas pelo mercado independente, tem qualidade, preço acessível e são as melhores opções para os consumidores. Elas possuem marca própria, sendo produzidas por empresas idôneas há décadas no país.
O crescimento no setor de reposição foi confirmado por pesquisa feita pelo Sindipeças ? Sindicato Nacional da Indústria de Componetes para Veículos Automotores ?, que identificou um incremento de 4,7% nas compras feitas direto em lojas, em comparação entre 2015 e 2014. Já para a venda de veículos, a queda foi de 25,4% comparando o faturamento no mesmo período.
Apesar do crescimento, é necessário atenção e preparo para não se iludir, pois os consumidores têm menos dinheiro para gastar e a inflação está em ascensão, fatores que podem acabar inibindo o lucro.
Roberto Monteiro, diretor-executivo da ANFAPE, acredita que cautela e bom planejamento são fundamentais, tanto para o consumidor quanto para os comerciantes. "É preciso se certificar que a peça não é roubada ou adulterada, fruto de desmanches ilegais. Promover uma ação estratégica de vendas, com um plano bem elaborado, pode ajudar a garantir a segurança dos clientes apresentando as melhores opções disponíveis no mercado independente", comenta.
Sobre a Anfape ?
www.anfape.org.brA Anfape ? Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças surgiu com o intuito de representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil. Desde a sua constituição, em 2007. A entidade tem buscado reverter às ações de algumas grandes montadoras de automóveis que se valem do expediente de registrar os componentes visuais de seus veículos (capôs, para-lamas, para-choques, faróis, retrovisores etc.) como desenhos industriais com o propósito de inibir a atuação dos independentes no segmento de reposição, o que se dá por meio da proibição da produção e da comercialização das peças.
No início de 2007, a Anfape formulou uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência ? CADE denunciando a conduta das montadoras FIAT, FORD e Volkswagen. Tal iniciativa teve como objetivo assegurar às empresas do mercado independente de autopeças o direito de produzirem e comercializarem itens visuais dos veículos. A Associação considera que as montadoras utilizam seus registros de desenhos industriais de peças automotivas de forma abusiva, o que configura conduta contrária à ordem econômica brasileira.
Siga a Anfape:
https://twitter.com/#!/AnfapeBrasil
http://www.facebook.com/home.php#!/pages/ANFAPE