Releases 27/11/2018 - 12:29

"Salve-se" é o tema da campanha contra o câncer


São Paulo--(DINO - 27 nov, 2018) - A SBC- Sociedade Brasileira de Cancerologia lança hoje campanha de utilidade pública na TV Minuto do metrô de São Paulo, com cortesia da Eletromídia, objetivando alertar a população sobre prevenção e combate ao câncer. Nos próximos dias, a campanha estará sendo veiculadas nas TVs a nível nacional e será replicada por entidades de saúde de todo país.

Objetivo é alertar a população para a prevenção através de hábitos saudáveis de vida. E passar a mensagem de que o câncer pode ter cura desde que detectado precocemente. Dados do Ministério da Saúde, no entanto, indicam que 60% dos cânceres chegam ao SUS nos estágios 3 e 4 da doença, dificultando e onerando o tratamento. Um câncer em processo avançado custa 19 vezes mais aos cofres públicos e diminui a sobrevida do paciente, causando ainda transtornos à economia do país, que perde mão de obra produtiva e aumenta os custos da Previdência Social.

Segundo Ricardo Antunes, presidente da SBC, o câncer é uma importante questão de saúde pública. Anualmente, surgem mais de 600 mil novos casos no Brasil e somente campanhas de conscientização da população podem diminuir esse índice. "Cerca de 1/3 dos casos de câncer podem ser evitados. Pesquisas científicas indicam que em cada 10 casos, 3 estão relacionados ao estilo de vida das pessoas. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade, alto consumo de alimentos processados e exposição excessiva ao sol aumentam a incidência da doença", alerta o presidente da SBC.

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o dia 27 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle da doença.

Câncer é a segunda doença que mais mata. Os dados são preocupantes: a cada ano, no mundo, são registrados 14 milhões de novos casos segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde. E a OMS estima que nas próximas décadas, o índice de desenvolvimento da doença cresça em 70%.

Para Nise Yamaguchi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e cientista premiada este ano pela Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) com o prêmio Joseph W. Cullen, de prevenção e detecção precoce do câncer, o objetivo da campanha é alertar a população sobre a prevenção e especialmente passar a mensagem de que o câncer pode ter cura.
"Queremos salvar muitas vidas. Por isso nossa campanha diz: salve-se. Somente a conscientização e a informação podem salvar", garante a renomada especialista.

A campanha, criada pela Lua Propaganda, que não cobrou honorários, vai ao ar com comercial para TV e desdobramentos para outras mídias: Eletromídia , Elemidia.

Sobre a SBC

A Sociedade Brasileira de Cancerologia foi fundada em 1946. É uma entidade civil e científica, de direito privado e sem fins lucrativos. Mais antiga instituição do gênero em toda a América Latina, sua diretoria é composta pelos mais renomados especialistas em câncer no país.

Sua prioridade é realizar trabalhos conjuntos nas áreas de educação e prevenção para controle do câncer, firmando acordos de cooperação com renomadas entidades internacionais, entre elas OMS, OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), American Cancer Society e FESCAS (Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul). No Brasil, apoia projetos do Ministério da Saúde para controle do câncer.

Ficha Técnica

Cliente: Sociedade Brasileira de Cancerologia

Agência: Lua Propaganda

Título: Salve-se

Criação: Adriana Cury e Leandro Sanches

Produção: Thiago Lira

Mídia: Zezé França

Produtora: AD Studio

Link da campanha

AVISO DE PAUTA: Luta pela fila zero no atendimento ao câncer

Nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, das 9h30 às 12h00, a SBC- Sociedade Brasileira de Cancerologia e a UNACCAM-União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama juntamente com várias entidades representativas do setor estão organizando uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Auditório Teotônio Vilela, no 1º andar. Objetivo é lutar pela fila zero e pelo "extrateto" para o setor de tratamento do câncer de mama no Brasil.



Website: http://www.sbcancer.org.br/