Releases 30/08/2017 - 11:32

Big Data aquático chega ao mercado fitness


São Paulo. SP --(DINO - 30 ago, 2017) - No mercado há 12 anos, a Metodologia Gustavo Borges (MGB) é reconhecida pela eficiência e inovação no setor, tanto em termos de sistematização pedagógica, quanto em gestão operacional. Com 20 mil professores, atuando em 350 estabelecimentos pelo Brasil, a MGB oferece ferramentas práticas para as empresas com o objetivo de encontrar soluções e melhorar a qualidade de ensino e gestão dos negócios.

O maior investimento da empresa, pioneira em gestão aquática, é também um sonho antigo. Medalhista Olímpico e formado em Economia pela universidade de Michigan (EUA), Gustavo Borges idealizou um sistema de "Big Data aquático" que modernizou o processo de acompanhamento pedagógico, transformando a forma de relacionamento de professor, alunos e pais.

"Estamos trabalhando nesse projeto há alguns anos. O sistema de avaliação já era realizado pelo método, mas de maneira analógica. Com a mudança, todo o histórico de atividades aquáticas do aluno será transformado em dados e poderá ser acompanhado dentro de um senso de progresso", afirma Gustavo Borges, que é também presidente da ACAD Brasil, Associação Brasileira de Academias.

Gestão e Educação são os pilares do projeto. As habilidades aquáticas dos alunos serão trabalhadas em cada nível pedagógico. Os professores de cada estabelecimento poderão avaliar habilidades individuais como batidas de perna, respiração e condicionamento e usar esses dados no sistema.

Já o gestor tem agora um retrato de cada turma e seu desempenho, além de acompanhar o número de alunos geral e por turma e avaliar melhor também o trabalho de cada professor. Além disso, o sistema permite um melhor aproveitamento do espaço da piscina, de acordo com um mapeamento de ocupação por dia e horário.

O piloto está em testes há um ano e nesse período já foram gerados cerca de um milhão de avaliações no formato beta. A proposta é gerar um diferencial, sobretudo, para quem trabalha em rede. A plataforma será lançada em três línguas: inglês e espanhol, além do português.
A estratégia é ampliar o público alvo para as escolas que oferecem natação na sua grade. Hoje academias, escolas e entidades são o público-alvo da empresa, mas academias é o maior mercado.

Sobre a MGB

O Brasil é o segundo país do mundo em número de academias, perdendo apenas para os EUA. A natação é o terceiro esporte mais praticado no país, depois do vôlei e futebol. O mercado aquático representa 20% do setor. A natação foi o segmento que menos sofreu com a crise.

"Isso se deve ao aspecto educacional da atividade física. A família economiza em outras escolhas, mas teme encerrar uma natação, por exemplo, preocupada em diminuir o desenvolvimento de crianças até 13 anos, que representa 65% dos nossos clientes em unidades próprias", comenta Borges.

Hoje o número de alunos que praticam a metodologia em escolas, academias, entidades é de 150 mil alunos, em 350 estabelecimentos pelo Brasil. A expectativa é que com o lançamento da plataforma digital própria, o crescimento em termos de faturamento seja de cerca de 20% até o final de 2017.





Website: http://www.metodologiagb.com.br/