A 'GSEC Net' permite o compartilhamento de informações de forma contínua, segura e soberana em escala global
WALLINGFORD, Conn.--(
BUSINESS WIRE)--17 de Junho de 2013--A
Mutualink, Inc., empresa especializada em soluções avançadas de comunicações interoperáveis para segurança pública, gerenciamento de emergência e pessoal de defesa, anunciou hoje a implantação da Rede Global Segura de Colaboração de Emergência (GSEC Net-Secure Global Secure Emergency Collaboration Network) para eventos multinacionais e emergências. A GSEC Net é uma plataforma de comunicações interoperáveis nova, global, segura e sempre ativa que permite que as nações e as suas agências se comuniquem diretamente e colaborem com outras nações como e quando necessário em resposta a eventos onde quer que eles ocorram.
A GSEC Net está sendo utilizada pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD) durante um exercício global, de um mês de duração, com base em Aberdeen Proving Ground (APG), Maryland, em coordenação com o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro no Brasil e uma série de outros países participantes, incluindo a Colômbia, África do Sul, Canadá e Bélgica. No Brasil, a GSEC Net irá facilitar as comunicações multinacionais e interagenciais para grandes eventos internacionais, incluindo a visita do Papal no mês que vem, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíada de 2016, proporcionando uma capacidade virtual, multinacional e global dos centros de operações de emergência.
A GSEC Net da Mutualink é uma plataforma inovadora que permite que parceiros nacionais e suas agências se comuniquem de forma contínua e transparente e compartilhem informações multimídia em tempo real e numa escala global. A GSEC Net é uma plataforma que está sempre pronta, sempre disponível que pode ser aproveitada para eventos/atividades planejadas, bem como para gerenciar crises inesperadas que requerem coordenação internacional.
A GSEC Net é uma extensão global da Plataforma Interoperável de Preparação e Resposta da Mutualink, a IRAPP (Interoperable Response and Preparedness Platform), que foi implementada por centenas de entidades públicas e privadas em todo os Estados Unidos. A GSEC Net utiliza a mesma rede
peer inovadora e não requer um servidor central, eliminando os problemas de segurança e a necessidade de que recursos nacionais sejam controlados por uma empresa terceirizada. Cada participante mantém o controle soberano sobre seus recursos de comunicação e informação. A nação que se junta à GSEC Net em preparação para um evento permanecerá conectada à rede, mesmo que eventos mundiais ocorram ao redor do globo.
As comunicações sobre a GSEC Net são criptografada de ponta a ponta usando cifras de criptografia AES 256-bit e são mutuamente autenticadas através de chaves de criptografia. A GSEC Net é uma rede não-proprietária, aberta e compatível para vários padrões, bem como uma rede e um dispositivo de agnóstico. A rede é econômica e simples de implantar.
A GSEC Net é Utilizada por Militares e Pessoal de Defesa
Durante o exercício do Departamento de Defesa dos EUA que ocorre este mês, a GSEC Net da Mutualink está sendo acessada a partir de mais de 20 terminais em todo o mundo, servindo como um centro de colaboração para resposta internacional e consciência situacional para incidentes que possam ocorrer em eventos multinacionais de grande porte. Os locais que estão utilizando o sistema Mutualink incluem bases militares e entidades norte-americanas, bem como locais no Brasil, Colômbia, África do Sul e as 28 nações da OTAN através de implementações nas instalações do Departamento de Operações Especiais da OTAN, na Bélgica. Para demonstrar a eficácia da GSEC Net, será simulado um incidente no Brasil envolvendo cidadãos de vários países. Todas as nações cujos os cidadãos forem afetados receberão um alerta em tempo real da situação e/ou emergência com as informações importantes que estão sendo trocadas sobre o estado da situação, assim como a situação se desenrola.
"Com a colaboração e consciência situacional instantâneas que a GSEC Net proporciona, parceiros globais são capazes de monitorar, avaliar e responder de forma eficaz e em tempo real aos eventos internacionais que podem afetar os seus cidadãos em casa ou no exterior", disse Joe Mazzarella, Vice-Presidente Sênior da Mutualink . "Há uma necessidade crescente de recursos de comunicações interoperáveis numa escala global para que os países possam trabalhar juntos de forma rápida e eficaz, independentemente de onde e quando os eventos ocorrem."
A GSEC Net é Utilizada no Brasil para Grandes Eventos
A GSEC Net da Mutualink é a plataforma de comunicações interoperáveis em tempo real preferida pela cidade do Rio de Janeiro e seu Centro Integrado de Comando e Controle de classe mundial ,servindo a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Em breve, a GSEC Net será utilizada para melhorar as capacidades de resposta a emergências do Brasil durante a visita da Sua Santidade, o Papa Francisco.
A GSEC Net foi utilizada com sucesso durante dois grandes eventos no Rio de Janeiro este ano, com um total combinado de 5 milhões de pessoas atendendo esses eventos. Durante esses eventos, várias agências participantes foram capazes de efetuar colaboração em tempo real, enquanto se beneficiavam de transmissões ao vivo e compartilhamento de vídeo, permitindo que a polícia, bombeiros e as agências de primeiros socorros tivessem consciência situacional imediata e pudessem efetuar tomadas de decisões poderosas.
"Nós passamos algum tempo buscando uma solução que funcionasse para a realidade do Rio de Janeiro. Com mais de 50.000 policias estaduais civis e militares e milhares de outros órgãos de segurança pública e organizações municipais atendendo cerca de 12 milhões de cidadãos e mais de dois milhões de espectadores nestes eventos de grande escala, a solução da Mutualink coube como uma luva ", disse o Coronel Alexandre Corval, Diretor de Integração e Tecnologia para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro." Pela primeira vez, fomos capazes de conectar rádios tetra com TETRAPOL (comunicação entre redes completamente diferentes), redes privadas, telefones e vídeos em tempo real, de forma criptografada e segura, agregando eficácia a nossa capacidade de responder a esses eventos e eliminar a duplicação de esforços e recursos.
"A GSEC Net é um recurso poderoso criado para permitir que as agências de resposta das nações parceiras a se unam em tempo real, aumentando a consciência situacional e acelerando a coordenação e resposta a emergências. Acreditamos que a medida que a GSEC Net for introduzida e utilizada, as nações de todo o mundo irão se juntar a esta rede não só na preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas também pela sua capacidade que permite que nações possam colaborar a qualquer momento e quando necessário. O potencial que esta rede tem para melhorar drasticamente a cooperação internacional é ilimitado ", concluiu Mazzarella.
Sobre a Mutualink
A
Mutualink, Inc. desenvolveu uma plataforma de comunicações interoperáveis que permite, a nível nacional, o compartilhamento de multimídia como rádio, voz, texto, arquivos de dados e comunicações telefônicas num ambiente seguro. O sistema da Mutualink está atualmente implementado por centenas de entidades públicas e privadas em todo o mundo, incluindo instalações de segurança nacional e defesa, Forças de Operações Especiais da OTAN, polícia e bombeiros, autoridades de trânsito, hospitais, shoppings, cassinos e muito mais. A Mutualink é uma empresa privada com sede em Wallingford, Connecticut, EUA , com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Westford, Massachusetts e Mayagüez, Porto Rico, e o Departamento de Serviços de Defesa perto de Washington, DC.
Mutualink, Inc.Beth Clay, +203-774-3474
BClay@mutualink.netRainier CommunicationsCandice Perodeau, +508-475-0025 Ramal: 112
Mutualink@rainierco.com