Releases 15/03/2016 - 17:59

Aprenda como delegar e não "delargar" no ambiente de trabalho


São Paulo--(DINO - 15 mar, 2016) - Um dos grandes desafios das organizações é a retenção de talentos, que não é um trabalho apenas do Recursos Humanos e sim do gestor imediato. "As pessoas não deixam as empresas, deixam os gestores. Isso é comprovado quando analisamos as entrevistas de saída das pessoas que pedem demissão", comenta a coach executiva Ana Pliopas, do Hudson Institute of Coaching. Saber delegar é umas das competências fundamentais de gestão de pessoas e há falhas porque há medo dos gestores em delegar ou eles não sabem como delegar bem.

Podemos pensar que há dois extremos em um contínuo de delegação de atividades: de um lado, há o gestor que não delega nada, ou quando delega faz a micro gestão de seus subordinados. Ficam sobrecarregados e não conseguem se concentrar em questões mais estratégicas. No outro extremo o gestor "delarga" e não estabelece pontos de verificação. Os subordinados se sentem abandonados e o gestor é frequentemente pego de surpresa com resultados ruins daquilo que delegou. Para que o gestor possa melhorar a produtividade e diminuir a rotatividade de seu time, ela compilou as nove regras de ouro para quem precisa aprender a delegar de forma correta. Segundo ela, apesar de parecer simples, os erros são muito comuns e causam impacto negativo na produtividade das organizações.
Para delegar corretamente é preciso:

1. Encare a delegação de atividades como uma oportunidade de desenvolver as pessoas de sua equipe.
2. Prepare-se para delegar: defina o que será uma tarefa bem sucedida e quem da sua equipe é a pessoa mais adequada para se desenvolver com a tarefa
3. Comunicar, estabelecer prazos e metas, ouvir se há questões e não ficar no caminho
4. Estabeleça pontos de checagem, ou seja, as informações que precisa receber no curso da tarefa que está sendo executada.
5. Diga os "quês" e "porquês", deixe o "como" fazer com seus subordinados.
6. Descubra quais as melhores tarefas para delegar. Por exemplo, delegue o tático, fique com o estratégico, delegue o que é de curto prazo, fique com o que é de longo prazo.
7. Delegue para as pessoas que podem ser bem sucedidas na tarefa porque delegar é uma ótima maneira de desenvolver e motivar as pessoas.
8. Dê um prazo realista, ou seja, mais tempo do que você mesmo precisaria para a mesma tarefa.
9. Monitore, mas não fique obcecado com as tarefas que foram delegadas, estabeleça pontos de verificação e esteja disponível para tirar dúvidas.

Sobre a Hudson Institute of Coaching Brasil

O Hudson Institute of Coaching é um dos principais institutos de formação de coaches do mundo. A sede no Brasil é a única unidade existente fora dos Estados Unidos, e conta com dois executivos formados pela instituição. Conhecido como uma escola de coaching tradicional e exclusiva, o Hudson possui metodologia robusta e consistente, sendo uma das mais usadas pelos coaches mundo afora. A equipe de coaches do Hudson Institute trabalha com líderes e executivos para ajudá-los a lidar de maneira consciente com as mudanças contínuas do seu cotidiano corporativo.

Contato à imprensa:

Advice Comunicação Corporativa
Ludmilla Gutierrez / ludmilla.gutierrez@advicecc.com
Fernanda Dabori / fernanda.dabori@advicecc.com
Tel: (11) 5103-2779