São Paulo --(
DINO - 05 ago, 2016) - O Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio - SESC, patrocínio do Banco do Brasil e copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, promoverá, de 10 a 28 de agosto, a 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A abertura será realizada no dia 10, no CineSesc, com a exibição do filme "Homens de Argila" e presença do diretor marroquino Mourad Boucif, e a programação ficará em cartaz de 11 a 28 deste mês no Centro Cultural Banco do Brasil ? CCBB-SP, CineSesc, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade. A curadoria é de Geraldo Adriano Godoy de Campos.
Como tem sido desde sua primeira edição, o diálogo, a hospitalidade e a abertura ao "outro" continuam presentes nas produções que integram a Mostra, convidando o público a refletir sobre a atualidade de nosso mundo, que vivencia conflitos, deslocamentos humanos e xenofobia, e tornando o "conhecer o outro" fator essencial de nossos tempos.
Geraldo Adriano Godoy de Campos explica o eixo de curadoria em 2016. "Contempla o tema do tempo e da busca pelas imagens, em uma relação na qual o passado irrompe em instantes de forma intempestiva. Esse olhar dos cineastas é essencial para a criatividade política de que necessitamos atualmente", ressalta.
Esta edição traz cinco sessões temáticas - Panorama Mundo Árabe; Cinema Palestino; Diálogos Árabe-Latinos; Imagem, Tempo e História e Pequenos Olhares - e encontros com convidados brasileiros e árabes (veja programação abaixo). "Um dos objetivos da Mostra é buscar espaços de diálogo entre as obras de diretores árabes e brasileiros", ressalta o curador.
A abertura da mostra ocorrerá no Cinesesc-SP, no dia 10, a partir das 20h. A obra que inicia o evento é "Homens de Argila", filme do Marrocos feito em coprodução com Bélgica e França (trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=Me5H4s_i_Ug) . "Durante a Segunda Guerra Mundial, os franceses foram às suas colônias para recrutar pessoas para lutar contra o nazismo. Cerca de 950 mil pessoas da África do Norte foram lutar contra a Alemanha e essa é a história dessas pessoas", explica Campos sobre a produção de 2015. O diretor do filme, o marroquino Mourad Boucif, irá participar da sessão.
A Mostra
Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, a Mostra vem se destacando ano a ano por apresentar uma programação de filmes contemporâneos com importante repercussão em festivais internacionais, que abordam a diversidade do mundo árabe em temas políticos, sociais e culturais dos países árabes, bem como sua relação com o Brasil e América Latina.
Consolidada no calendário cultural de São Paulo e referência como evento cinematográfico, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consagrou-se como evento internacional, aproximando o público da produção cinematográfica do mundo árabe e de outros países que abordam a temática árabe, como produções europeias e latinas.
A Mostra foi revelando-se ano a ano, desde sua criação, como uma ação que ganha potência nos encontros, nas pontes e nos diálogos, como afirma o curador Geraldo Adriano Godoy de Campos. Em 2016, a insistência no diálogo e na hospitalidade e a abertura ao Outro são princípios a serem preservados. O ICArabe, como instituição da sociedade civil brasileira, busca pesquisar, saborear, elaborar e transmitir traços culturais guiados por princípios humanistas, em um mundo com desafios cada vez maiores, seja nos países árabes, seja no Brasil.
Após uma década de existência, frisa Godoy de Campos, a Mostra Mundo Árabe de Cinema segue formulando perguntas para as quais todas as respostas simples e precipitadas são pouco úteis. "A escolha dos filmes, assim como a organização das atividades paralelas, orienta-se pela convicção de que esses cineastas e suas sociedades têm muito a nos dizer. Com sua arte, suas imagens e narrativas, desfazem os olhares calcificados por representações midiáticas estereotipadas que nos apresentam cotidianamente o diferente como ameaçador. Instiga-nos, portanto, pensar essa programação como um mosaico de obras e ideias capazes de abrir caminhos possíveis para o encontro do Brasil com o mundo árabe, tanto naquilo que nos aproxima, como nas trocas sobre aquilo que nos distancia."
O presidente do ICArabe, José Farhat, ressalta o crescente êxito da iniciativa ao longo de uma década. "A Mostra tem sido um sucesso ano após ano. Não houve um ano em que ela não fosse melhor que a anterior. São filmes de primeiríssima qualidade, que fizeram sucesso em certames internacionais."
Para acompanhar as novidades da Mostra, acesse:
Página do Facebook:
https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-329005973932264/?fref=tsProgramação de filmes, espaços e horários de exibição:
http://www.mundoarabe2016.icarabe.org/www.icarabe.org