São Paulo, SP--(
DINO - 07 mai, 2018) -
No ano passado as exportações chilenas de alimentos para o Brasil alcançaram US$ 1,013 bilhão, a maior cifra dos últimos quatro anos. Por isso, ganha destaque a participação desse país na APAS Show 2018. Através do escritório comercial do país no Brasil, o ProChile (
www.prochile.gob.cl), 19 destacadas empresas chilenas do setor alimentício estarão com estandes na maior feira supermercadista brasileira. Vinhos, frutos secos, alimentos processados e frutos do mar serão os protagonistas da delegação no evento, que acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.
Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a feira chega à sua 34ª edição como o ponto de encontro do setor, para fazer novos contatos, expandir negócios e compartilhar informações sobre temas atuais e novas tendências. Fazendo sua sexta participação consecutiva na APAS Show, o ProChile trará a maior delegação de sua história (em 2016 e 2017 haviam sido 15 empresas).
Para promover seus produtos, o Chile terá no evento: 13 empresas de vinhos (Requingua, Aresti, Butron Budinich, Pérez Cruz, Bis wines, Via wines, Terraustral, Cremaschi Furlotti, Aura wines, grupo Viñedos y Frutales, La Rosa, Undurraga, Sur Valles); 2 de frutos secos (ICB, Southern Walnuts); 2 de produtos do mar (Blumar, AquaChile); 1 de leite vegetal (Vilay); e 1 de alimentos processados (Fruselva América).
“Em 2018, quando celebramos o aniversário de 40 anos em solo brasileiro, o ProChile visa estreitar ainda mais os laços com o país, que em 2017 foi o quarto destino das exportações do Chile, e o primeiro para América Latina, para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1.964 bilhão, crescimento de 9% em comparação ao ano anterior”, explicou a diretora do escritório comercial do Chile no Brasil, María Julia Riquelme.
O principal objetivo da agência é a promoção dos alimentos que provém do nosso vizinho sul-americano, que há anos ocupa um papel de destaque na indústria alimentar mundial, focando na qualidade, inocuidade, rastreabilidade, garantia internacional e sabor natural de seus produtos e na solidez política e econômica do país.
- Por meio de 26 acordos comerciais assinados com 64 países, o Chile atualmente possui livre acesso aos principais mercados no mundo.
- Hoje, o Chile alcança mercados, com preferências tarifárias, que abrangem cerca de 64% da população mundial, que correspondem a 86% do PIB global.
- Durante 2017, as exportações chilenas de produtos somaram US$ 68,3 bilhões, 13% maior em comparação a 2016. 50,9% dos embarques corresponderam ao envio de produtos não cobre.
- Em 2017, as exportações chilenas de alimentos foram de US$ 15,8 bilhões, acréscimo de 3% em relação ao ano anterior, emergindo como um dos setores de maior peso nas exportações do país.
- As exportações de produtos agropecuários somaram US$ 7,7 bilhões em 2017, representando 25% das exportações não cobre e posicionando-se como o maior item exportado.
- O macro setor da Pesca e Aquicultura ficou em 2017, como o terceiro maior exportador no Chile, com envios de US$ 6,3 bilhões, apresentando aumento de 16% em comparação a 2016.
- Os embarques nacionais do macro setor Vinhos alcançaram US$ 2,024 bilhões em 2017, registrando o valor mais alto na história do Chile, superando pela primeira vez a barreira dos US$ 2 bilhões de dólares em exportação.
* FONTE: Departamento de Inteligência Comercial de ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.
ACORDO CHILE – BRASIL (MERCOSUL)
- O Acordo de Complementação Econômica entre o Chile e o MERCOSUL (ACE N° 35) foi assinado em 25 de julho de 1996 e entrou em vigor em 01 de outubro do mesmo ano.
- A proximidade geográfica, somada à confiança que existe entre os empresários brasileiros e chilenos, faz do Brasil um dos principais parceiros comerciais dos últimos anos.
- Em 2017, o Brasil foi o quarto destino das exportações do Chile para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1,964 bilhão, crescimento de 9% em comparação com o ano anterior.
- Este crescimento foi impulsionado pelas vendas de salmões, que somaram US$ 582 milhões em 2017, com US$ 58 milhões adicionais, em relação ao exportado em 2016. Outros produtos do setor de alimentos que registraram importante incremento no valor exportado ao Brasil foram: nozes (+ US$ 7 milhões), azeite de oliva (+ US$ 7 milhões), tomate processado (+ US$ 6 milhões), alho fresco (+ US$ 5 milhões) e vinho carmenère engarrafado (+ US$ 4 milhões).
No âmbito da visita do Presidente Sebastián Piñera ao seu homólogo Michel Temer, em 27 de abril de 2018, os países assinaram um acordo de contratação pública e um protocolo de investimento em serviços financeiros. Além disso, anunciaram que começarão a trabalhar em uma proposta de acordo bilateral de livre comércio que complementaria o ACE 35, incluindo novas disciplinas.
Exportações chilenas de alimentos para o mundo
Fonte: Subdepartamento de Informação Comercial, Departamento de Estudos, DIRECON-ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.
Exportações de alimentos para o Brasil (Mil US$) |
|
|
|
|
% Var. |
Dif MUS$ |
|
|
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
17/16 |
17/16 |
|
Brasil |
1.001.537 |
872.090 |
964.307 |
1.012.538 |
5% |
48.231 |
1 |
Salmão e truta |
550.316 |
479.680 |
524.305 |
582.079 |
11% |
57.773 |
2 |
Vinho tinto,engarrafado, mezclas |
50.022 |
53.725 |
57.189 |
63.189 |
10% |
5.999 |
3 |
Nozes |
43.795 |
32.646 |
25.589 |
32.756 |
28% |
7.167 |
4 |
Maçãs frescas |
35.027 |
28.376 |
73.284 |
30.430 |
-58% |
-42.855 |
5 |
Uvas frescas |
46.934 |
36.055 |
30.026 |
28.947 |
-4% |
-1.079 |
6 |
Vinho tinto, Cabernet sauvignon, engarrafado |
18.994 |
17.857 |
20.251 |
26.160 |
29% |
5.909 |
7 |
Azeite de oliva |
19.637 |
11.851 |
15.847 |
22.656 |
43% |
6.809 |
8 |
Vinho tinto, Carmenère, engarrafado |
13.438 |
12.432 |
13.833 |
17.402 |
26% |
3.569 |
9 |
Kiwis frescos |
11.573 |
12.315 |
11.863 |
13.896 |
17% |
2.033 |
10 |
Tomate processado (conserva, pure e suco) |
11.239 |
8.551 |
7.507 |
13.144 |
75% |
5.637 |
11 |
Ameixas frescas |
11.782 |
17.304 |
16.290 |
12.161 |
-25% |
-4.129 |
12 |
Cerejas frescas |
10.775 |
10.129 |
12.642 |
11.741 |
-7% |
-901 |
13 |
Leite em pó |
15.231 |
1.278 |
14.190 |
10.072 |
-29% |
-4.118 |
14 |
Cerejas em conserva e confitadas |
11.219 |
6.406 |
7.701 |
8.415 |
9% |
714 |
15 |
Óleo de pescado |
3.293 |
3.892 |
6.342 |
8.335 |
31% |
1.994 |
16 |
Alho fresco |
420 |
775 |
2.773 |
8.261 |
198% |
5.488 |
17 |
Vinho branco engarrafado (Riesling, Pinot Blanc, mesclas e outros) |
6.242 |
7.149 |
6.090 |
8.064 |
32% |
1.974 |
18 |
Amêndoas |
8.551 |
22.298 |
10.189 |
8.012 |
-21% |
-2.177 |
19 |
Pêssegos e nectarinas frescas |
9.415 |
9.770 |
10.616 |
7.730 |
-27% |
-2.886 |
20 |
Produtos derivados de animais |
6.140 |
5.019 |
5.189 |
7.191 |
39% |
2.002 |
21 |
Vino branco, Sauvignon blanc, engarrafado |
5.113 |
4.835 |
6.094 |
6.889 |
13% |
795 |
22 |
Vinho tinto, Merlot, engarrafado |
3.762 |
3.362 |
4.846 |
6.250 |
29% |
1.403 |
23 |
Ameixas secas |
17.860 |
3.641 |
3.363 |
5.048 |
50% |
1.685 |
24 |
Vinho branco, Chardonnay, engarrafado |
3.872 |
4.083 |
4.407 |
4.952 |
12% |
545 |
25 |
Carne de ovinos |
2.586 |
3.466 |
3.200 |
4.357 |
36% |
1.157 |
|
Outros |
84.301 |
75.196 |
70.679 |
64.400 |
-9% |
-6.279 |
Elaboraçãp Subdepto. Informação Comercial, con cifras do Banco Central em l 08/01/2018 |
PRODUTOS CHILENOS NA MESA E NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS
MARCAS SETORIAIS
Através de uma associação entre o setor público e o privado, o Chile implementou nos principais mercados do mundo, uma estratégia de promoção internacional de produtos relevantes. O Brasil não foi exceção. Nos últimos anos, o Chile trabalhou para mostrar os benefícios de seus produtos aos importadores, às cadeias de distribuição e ao consumidor brasileiro, dando a conhecer as qualidades da origem.
As campanhas das marcas Setoriais no Brasil são lideradas pelo setor de alimentos. O vinho, o salmão e o azeite chileno têm contribuído para divulgar suas qualidades aos consumidores e, consequentemente, seu aumento na demanda brasileira.
Em agosto de 2012 teve início a primeira campanha no Brasil: “Salmon de Chile”, desenvolvida pelo ProChile em conjunto com SalmonChile, cuja missão é dar a conhecer os principais atributos deste produto tanto no canal Horeca, como ao consumidor final.
Dentro do setor de alimentos também encontramos a "Wines of Chile", marca que representa o vinho chileno no mundo. Busca se posicionar como um produto único, de vinhos sustentáveis, diverso e de qualidade Premium.
"Azeite Oliva do Chile" foi a terceira marca a entrar no mercado. Precisamente na Apas 2014 foi sua estreia e esta busca destacar as vantagens comparativas que o Chile possui para produzir azeite de oliva extravirgem e as características de qualidade excepcional do produto.
O trabalho público privado das Marcas Setoriais do Chile no Brasil, com o apoio dos importadores e a eleição dos consumidores locais, nos permitiu contribuir com o incremento na participação de mercado.
Empresas participantes
Nome para Catálogo Oficial |
Site |
Produtos |
AquaChile |
www.aquachile.com |
Salmão Atlantico, Salmão Coho, Truta |
Aresti Chile Wine |
www.acw.cl |
Vinho: Merlot, Chardonnay Vichuquen, Cabernet Sauvignon |
Aura Wines |
www.aurawines.cl |
Vinho Tinto e Branco |
BIS Wines |
www.beverages-is.com |
Sangría Amor Los Amantes (tinta), formato lata 250 cc, Sangría Amor El Diablo (rosada), formato lata 250 cc, Sangría Amor La Fuerza (branca), formato lata 250 cc, Vinho engarrafado. |
BLUMAR |
www.blumar.com |
File fresco e congelado de salmão do Atlántico, Porções frescas e congeladas de Salmão do Atlantico, Pescado fresco inteiro de salmão Atlantico. |
Viña Cremaschi Furlotti |
www.cf.cl |
Vinho engarrafado. |
FRUSELVA AMÉRICA |
www.fruselvaamerica.com |
Purê de maçã, smoothies, produtos orgânicos, papinha para bebe orgânico e convencional. |
GRUPO VIÑEDOS Y FRUTALES |
www.vyfwineco.com |
Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah. |
ICB S.A. |
www.icb.cl |
Amendoim salgado com mel, amendoim salgado, pistache tostados, amêndoas tostadas, amêndoas com el, amêndoas e nozes in natura granel. |
Inversiones Nulan. Vilay |
www.vilay.cl |
Leite de arroz (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml, Leite de amêndoas (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml, |
SOUTHERN WALNUTS |
WWW.SOUTHERNWALNUTS.CL |
Nozes com e sem casca. |
SUR VALLES WINE GROUP |
www.survalles.com |
Vinhos: varietais, vinhos reserva especial, reserva, gran reserva, super premium |
VIA WINES |
www.viawines.com |
Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc,Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah. |
VIÑA BUTRON BUDINICH |
www.bbw.cl |
Vinho tinto e vinho branco |
VIÑA LA ROSA |
www.larosa.cl |
Vinhos: Rosé, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Carmenere, Cabernet Sauvignon. |
Viña Pérez Cruz |
www.perezcruz.com |
Vinho tinto com DO Maipo Andes |
VIÑA REQUINGUA |
www.requingua.com |
Vinhos: varietal, seleto, reserva, gran reserva e family reserve. |
VIÑA TERRAUSTRAL S.A. |
www.terraustralwines.com |
Vinho |
VIÑA UNDURRAGA |
www.undurraga.cl |
Vinhos: Cabernet Sauvignon, Carmenere, Pinot Noir. |
Serviço
APAS Show 2018Data: De 7 a 10 de maio
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo (SP)
Pavilhão Chileno: Estandes 372 / 392
Site:
www.apasshow.com.brWebsite:
http://www.prochile.gob.cl