Releases 07/05/2018 - 13:41

Chile supera 1 bilhão de dólares em exportações de alimentos ao Brasil


São Paulo, SP--(DINO - 07 mai, 2018) -
No ano passado as exportações chilenas de alimentos para o Brasil alcançaram US$ 1,013 bilhão, a maior cifra dos últimos quatro anos. Por isso, ganha destaque a participação desse país na APAS Show 2018. Através do escritório comercial do país no Brasil, o ProChile (www.prochile.gob.cl), 19 destacadas empresas chilenas do setor alimentício estarão com estandes na maior feira supermercadista brasileira. Vinhos, frutos secos, alimentos processados e frutos do mar serão os protagonistas da delegação no evento, que acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a feira chega à sua 34ª edição como o ponto de encontro do setor, para fazer novos contatos, expandir negócios e compartilhar informações sobre temas atuais e novas tendências. Fazendo sua sexta participação consecutiva na APAS Show, o ProChile trará a maior delegação de sua história (em 2016 e 2017 haviam sido 15 empresas).

Para promover seus produtos, o Chile terá no evento: 13 empresas de vinhos (Requingua, Aresti, Butron Budinich, Pérez Cruz, Bis wines, Via wines, Terraustral, Cremaschi Furlotti, Aura wines, grupo Viñedos y Frutales, La Rosa, Undurraga, Sur Valles); 2 de frutos secos (ICB, Southern Walnuts); 2 de produtos do mar (Blumar, AquaChile); 1 de leite vegetal (Vilay); e 1 de alimentos processados (Fruselva América).

“Em 2018, quando celebramos o aniversário de 40 anos em solo brasileiro, o ProChile visa estreitar ainda mais os laços com o país, que em 2017 foi o quarto destino das exportações do Chile, e o primeiro para América Latina, para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1.964 bilhão, crescimento de 9% em comparação ao ano anterior”, explicou a diretora do escritório comercial do Chile no Brasil, María Julia Riquelme.

O principal objetivo da agência é a promoção dos alimentos que provém do nosso vizinho sul-americano, que há anos ocupa um papel de destaque na indústria alimentar mundial, focando na qualidade, inocuidade, rastreabilidade, garantia internacional e sabor natural de seus produtos e na solidez política e econômica do país.

  • Por meio de 26 acordos comerciais assinados com 64 países, o Chile atualmente possui livre acesso aos principais mercados no mundo.
  • Hoje, o Chile alcança mercados, com preferências tarifárias, que abrangem cerca de 64% da população mundial, que correspondem a 86% do PIB global.
  • Durante 2017, as exportações chilenas de produtos somaram US$ 68,3 bilhões, 13% maior em comparação a 2016. 50,9% dos embarques corresponderam ao envio de produtos não cobre.
  • Em 2017, as exportações chilenas de alimentos foram de US$ 15,8 bilhões, acréscimo de 3% em relação ao ano anterior, emergindo como um dos setores de maior peso nas exportações do país.
  • As exportações de produtos agropecuários somaram US$ 7,7 bilhões em 2017, representando 25% das exportações não cobre e posicionando-se como o maior item exportado.
  • O macro setor da Pesca e Aquicultura ficou em 2017, como o terceiro maior exportador no Chile, com envios de US$ 6,3 bilhões, apresentando aumento de 16% em comparação a 2016.
  • Os embarques nacionais do macro setor Vinhos alcançaram US$ 2,024 bilhões em 2017, registrando o valor mais alto na história do Chile, superando pela primeira vez a barreira dos US$ 2 bilhões de dólares em exportação.
* FONTE: Departamento de Inteligência Comercial de ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.

 

 ACORDO CHILE – BRASIL (MERCOSUL)

  • O Acordo de Complementação Econômica entre o Chile e o MERCOSUL (ACE N° 35) foi assinado em 25 de julho de 1996 e entrou em vigor em 01 de outubro do mesmo ano.
  • A proximidade geográfica, somada à confiança que existe entre os empresários brasileiros e chilenos, faz do Brasil um dos principais parceiros comerciais dos últimos anos.
  • Em 2017, o Brasil foi o quarto destino das exportações do Chile para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1,964 bilhão, crescimento de 9% em comparação com o ano anterior.
  • Este crescimento foi impulsionado pelas vendas de salmões, que somaram US$ 582 milhões em 2017, com US$ 58 milhões adicionais, em relação ao exportado em 2016. Outros produtos do setor de alimentos que registraram importante incremento no valor exportado ao Brasil foram: nozes (+ US$ 7 milhões), azeite de oliva (+ US$ 7 milhões), tomate processado (+ US$ 6 milhões), alho fresco (+ US$ 5 milhões) e vinho carmenère engarrafado (+ US$ 4 milhões).
No âmbito da visita do Presidente Sebastián Piñera ao seu homólogo Michel Temer, em 27 de abril de 2018, os países assinaram um acordo de contratação pública e um protocolo de investimento em serviços financeiros. Além disso, anunciaram que começarão a trabalhar em uma proposta de acordo bilateral de livre comércio que complementaria o ACE 35, incluindo novas disciplinas.

 

Exportações chilenas de alimentos para o mundo

Fonte: Subdepartamento de Informação Comercial, Departamento de Estudos, DIRECON-ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.

Exportações de alimentos para o Brasil (Mil US$)

 

 

 

 

% Var.

Dif MUS$

 

 

2014

2015

2016

2017

17/16

17/16

 

Brasil

1.001.537

872.090

964.307

1.012.538

5%

48.231

1

Salmão e truta

550.316

479.680

524.305

582.079

11%

57.773

2

Vinho tinto,engarrafado, mezclas

50.022

53.725

57.189

63.189

10%

5.999

3

Nozes

43.795

32.646

25.589

32.756

28%

7.167

4

Maçãs frescas

35.027

28.376

73.284

30.430

-58%

-42.855

5

Uvas frescas

46.934

36.055

30.026

28.947

-4%

-1.079

6

Vinho tinto, Cabernet sauvignon, engarrafado

18.994

17.857

20.251

26.160

29%

5.909

7

Azeite de oliva

19.637

11.851

15.847

22.656

43%

6.809

8

Vinho tinto, Carmenère, engarrafado

13.438

12.432

13.833

17.402

26%

3.569

9

Kiwis frescos

11.573

12.315

11.863

13.896

17%

2.033

10

Tomate processado (conserva, pure e suco)

11.239

8.551

7.507

13.144

75%

5.637

11

Ameixas frescas

11.782

17.304

16.290

12.161

-25%

-4.129

12

Cerejas frescas

10.775

10.129

12.642

11.741

-7%

-901

13

Leite em pó

15.231

1.278

14.190

10.072

-29%

-4.118

14

Cerejas em conserva e confitadas

11.219

6.406

7.701

8.415

9%

714

15

Óleo de pescado

3.293

3.892

6.342

8.335

31%

1.994

16

Alho fresco

420

775

2.773

8.261

198%

5.488

17

Vinho branco engarrafado (Riesling, Pinot Blanc, mesclas e  outros)

6.242

7.149

6.090

8.064

32%

1.974

18

Amêndoas

8.551

22.298

10.189

8.012

-21%

-2.177

19

Pêssegos e nectarinas frescas

9.415

9.770

10.616

7.730

-27%

-2.886

20

Produtos derivados de animais

6.140

5.019

5.189

7.191

39%

2.002

21

Vino branco, Sauvignon blanc, engarrafado

5.113

4.835

6.094

6.889

13%

795

22

Vinho tinto, Merlot, engarrafado

3.762

3.362

4.846

6.250

29%

1.403

23

Ameixas secas

17.860

3.641

3.363

5.048

50%

1.685

24

Vinho branco, Chardonnay, engarrafado

3.872

4.083

4.407

4.952

12%

545

25

Carne de ovinos

2.586

3.466

3.200

4.357

36%

1.157

 

Outros

84.301

75.196

70.679

64.400

-9%

-6.279

Elaboraçãp Subdepto. Informação Comercial, con cifras do Banco Central em l 08/01/2018

 

PRODUTOS CHILENOS NA MESA E NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS

MARCAS SETORIAIS

Através de uma associação entre o setor público e o privado, o Chile implementou nos principais mercados do mundo, uma estratégia de promoção internacional de produtos relevantes. O Brasil não foi exceção. Nos últimos anos, o Chile trabalhou para mostrar os benefícios de seus produtos aos importadores, às cadeias de distribuição e ao consumidor brasileiro, dando a conhecer as qualidades da origem.

As campanhas das marcas Setoriais no Brasil são lideradas pelo setor de alimentos. O vinho, o salmão e o azeite chileno têm contribuído para divulgar suas qualidades aos consumidores e, consequentemente, seu aumento na demanda brasileira.

Em agosto de 2012 teve início a primeira campanha no Brasil: “Salmon de Chile”, desenvolvida pelo ProChile em conjunto com SalmonChile, cuja missão é dar a conhecer os principais atributos deste produto tanto no canal Horeca, como ao consumidor final.

Dentro do setor de alimentos também encontramos a "Wines of Chile", marca que representa o vinho chileno no mundo. Busca se posicionar como um produto único, de vinhos sustentáveis, diverso e de qualidade Premium.

"Azeite Oliva do Chile" foi a terceira marca a entrar no mercado. Precisamente na Apas 2014 foi sua estreia e esta busca destacar as vantagens comparativas que o Chile possui para produzir azeite de oliva extravirgem e as características de qualidade excepcional do produto.

O trabalho público privado das Marcas Setoriais do Chile no Brasil, com o apoio dos importadores e a eleição dos consumidores locais, nos permitiu contribuir com o incremento na participação de mercado.

 

Empresas participantes

 

Nome para Catálogo Oficial

Site

Produtos

AquaChile

www.aquachile.com

Salmão Atlantico, Salmão Coho, Truta

Aresti Chile Wine

www.acw.cl

Vinho: Merlot, Chardonnay Vichuquen, Cabernet Sauvignon

Aura Wines

www.aurawines.cl

Vinho Tinto e Branco

BIS Wines

www.beverages-is.com

Sangría Amor Los Amantes (tinta), formato lata 250 cc, Sangría Amor El Diablo (rosada), formato lata 250 cc, Sangría Amor La Fuerza (branca), formato lata 250 cc, Vinho engarrafado.

BLUMAR

www.blumar.com

File fresco e congelado de salmão do Atlántico, Porções frescas e congeladas de Salmão do Atlantico, Pescado fresco inteiro de salmão Atlantico.

Viña Cremaschi Furlotti 

www.cf.cl

Vinho engarrafado.

FRUSELVA AMÉRICA

www.fruselvaamerica.com

Purê de maçã, smoothies, produtos orgânicos, papinha para bebe orgânico e convencional.

GRUPO VIÑEDOS Y FRUTALES

www.vyfwineco.com

Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah.

ICB S.A.

www.icb.cl

Amendoim salgado com mel, amendoim salgado, pistache tostados, amêndoas tostadas, amêndoas com el, amêndoas e nozes in natura granel.

Inversiones Nulan. Vilay

www.vilay.cl

Leite de arroz (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml, Leite de amêndoas (original, chocolate e baunilha): 1 litro e 200 ml,

SOUTHERN WALNUTS

WWW.SOUTHERNWALNUTS.CL

Nozes com e sem casca.

SUR VALLES WINE GROUP

www.survalles.com

Vinhos: varietais, vinhos reserva especial, reserva, gran reserva, super premium

VIA WINES

www.viawines.com

Vinhos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc,Chardonnay, Valle Central, Carmenere, Syrah.

VIÑA BUTRON BUDINICH

www.bbw.cl

Vinho tinto e vinho branco

VIÑA LA ROSA

www.larosa.cl

Vinhos: Rosé, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Carmenere, Cabernet Sauvignon.

Viña Pérez Cruz

www.perezcruz.com

Vinho tinto com DO Maipo Andes

VIÑA REQUINGUA

www.requingua.com

Vinhos: varietal, seleto, reserva, gran reserva e family reserve.

VIÑA TERRAUSTRAL S.A.

www.terraustralwines.com

Vinho

VIÑA UNDURRAGA

www.undurraga.cl

Vinhos: Cabernet Sauvignon, Carmenere, Pinot Noir.

 

Serviço

APAS Show 2018
Data: De 7 a 10 de maio
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo (SP)
Pavilhão Chileno: Estandes 372 / 392
Site: www.apasshow.com.br



Website: http://www.prochile.gob.cl