Santa Catarina--(
DINO - 19 out, 2017) - Em sua primeira edição, o Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger reuniu cerca de 1.200 pessoas durantes as atividades da programação. O concerto da Camerata Florianópolis em homenagem ao maestro Edino Krieger lotou o Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. Entre os participantes, encontram-se pessoas da comunidade em geral de todas as idades, músicos e artistas profissionais, pesquisadores e professores de todo o país.
O evento, que terá uma segunda edição em 2018, visa criar um espaço para homenagear e imortalizar o nome do compositor catarinense e promover a criação musical de compositores jovens, além de entrar para a agenda cultural catarinense por meio de sua realização anual. Durante os dias de programação, a TV UFSC realizou a cobertura do evento e veiculará uma entrevista com o maestro Edino Krieger.
No dia 28 de setembro, o auditório do Departamento de Música da UDESC recebeu duas mesas redondas. A primeira, com o tema "Criação contemporânea: liberdade de estilo e clareza de linguagem", e a segunda com a temática "As funções do intérprete como pesquisador da música contemporânea". No mesmo dia, também foi realizada uma mostra musical em um hospital público da cidade e o concerto Ernst Mahle, no Teatro Álvaro de Carvalho.
No dia 29 de setembro, o Teatro Álvaro de Carvalho recebeu o "Concerto Concurso de Composições", cujo repertório foi escolhido através de um concurso. Foram selecionadas sete obras de compositores amadores e profissionais. O homenageado, Edino Krieger, ressalta que o concurso abrangeu toda a música contemporânea brasileira que, segundo seu entendimento, vai além do estilo vanguardista e experimental europeu.
O encerramento do festival aconteceu no dia 30 de setembro, no Teatro Ademir Rosa. Com a participação da Camerata Florianópolis numa homenagem às obras de Edino Krieger, o teatro quase lotou. De acordo com a produtora da Camerata Florianópolis, Maria Elita Pereira, "a orquestra sentiu-se honrada em fazer parte do tributo a Edino Krieger ao mesmo tempo em que promove a valorização de novos compositores. O evento permite a reinvenção da música contemporânea brasileira", completa.
Edino Krieger
Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Pouco tempo depois, conquistou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music de Nova Iorque. É um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema.
As composições de Edino têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior. Recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação, foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina.
Foi construindo, aos poucos, sua reputação de compositor com música de câmara e sinfônica, peças para teatro e cinema. Estudou composição com Lennox Berkeley e trabalhou com terapia musical no Hospital do Engenho de Dentro. Foi presidente da Academia Brasileira de Música e um dos compositores homenageados do II FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira).
SERVIÇO:
Festival MCB Edino Krieger
https://www.facebook.com/MCBedinokrieger/Patrocínio: Santa Fé Chevrolet e Uniasselvi Florianópolis
Coordenação Geral: Grupo Sintonize
Realização: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.
Website:
https://www.facebook.com/MCBedinokrieger/