Releases 24/05/2018 - 11:16

Curso utiliza vídeo e simulações para ensinar técnicas de apresentação


São Paulo - SP--(DINO - 24 mai, 2018) -
Um dos maiores problemas de muitos gestores e executivos de empresas de todo o porte reside na condução de apresentações para diretores, clientes, fornecedores, equipes e público em geral. A constatação é do professor de administração Marco Aurélio Morsch, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Segundo Morsch, que também é fundador da Morsch Consulting, uma das situações mais estressantes enfrentadas pela civilização humana é a apresentação em público.

“Não é à toa que muitos palestrantes tarimbados e diretores corporativos experientes ainda sentem uma dorzinha de barriga ou ficam com a boca seca antes de uma apresentação importante frente a uma grande platéia”, explica Morsch, que é o coordenador técnico do Curso de Extensão Conduzindo Apresentações de Alto Impacto que será realizado em Junho na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Saiba mais em:Conduzindo Apresentações de Alto Impacto

O professor cita uma pesquisa feita pela especialista norte-americana Darlene Price, autora do livro “Well Said: presentations and conversations that get results” onde centenas de gestores afirmaram que um dos seus três maiores desafios como executivos é conduzir apresentações persuasivas e que gerem resultados.

A experiência de Morsch, que atua há mais de 25 anos com treinamento e palestras, registra que a causa dessa dificuldade se encontra nas atitudes do apresentador, sobretudo na pouca preparação e no baixo autocontrole emocional. "Muitos são tomados pela ansiedade e insegurança principalmente quando precisam vender um projeto para a diretoria ou apresentar resultados (ainda mais se não são positivos) ou precisam conquistar um cliente e fechar um novo negócio importante" afirma o professor.

O curso, que tem como objetivo capacitar gestores e profissionais para prepararem e realizarem apresentações claras, objetivas e impactantes, por meio de técnicas instrumentais, simulações e estratégias de autoconhecimento, será ministrado por dois especialistas no tema: a professora Luzia Esgolmin, mestre em administração de empresas, palestrante e consultora de gestão e negócios, que atua como master trainer há mais de 15 anos e o professor Fernando Berlezzi, que é mestre em educação, arte e história da cultura e é produtor de cursos de EAD e programas para a TV Mackenzie.

Entre os diferenciais do curso, o destaque é que os alunos irão vivenciar apresentações durante as aulas que serão filmadas pelos mediadores e depois assistidas pelos próprios alunos. Eles poderão visualizar como se saíram. Simultaneamente, os professores comentarão os aspectos positivos e os pontos a desenvolver, permitindo ao apresentador ter uma avaliação e feedback instantâneo e específico para melhorar o seu desempenho.

Para o professor Morsch, “a metodologia utilizada promove uma integração contínua entre teoria e prática, permitindo aos alunos receberem conhecimentos e técnicas consagradas de apresentações em público e instantaneamente aplicá-las em um ambiente que simula a realidade. O modelo funciona como um laboratório vivencial onde o aprendizado acelerado, a estruturação da dinâmica de apresentações e feedback, com apoio da tecnologia de vídeo e computador, fazem toda a diferença”.

Segundo a professora Luzia Esgolmin: “entre os resultados esperados, o participante deverá obter ao final do curso os seguintes benefícios:

- Conhecer e aplicar técnicas eficazes de condução de apresentações;
- Aprender a inspirar pessoas e engajá-las por meio de storytelling;
- Controlar a sua ansiedade;
- Compreender a importância do feedback para o desenvolvimento como apresentador;
- Explorar sua persona e estilo pessoal para provocar alto impacto;
- Trocar feedback construtivo para a qualificação e melhoria da prática;                                  -  - Otimizar a utilização da voz e da postura corporal".

Para o professor Berlezzi, que costuma produzir vídeos para EAD e orientar posturas de professores frente às câmeras, “a utilização da filmagem em sala de aula é uma ferramenta poderosa pois nada espelha melhor e com tanta clareza o resultado da apresentação do que a lente da câmera: ela potencializa os pontos fortes e destaca para o aluno de forma evidente aonde ele precisa melhorar”.

 



Website: https://br.linkedin.com/in/marcoaureliomorsch