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DINO - 07 dez, 2015) - A J&F Investimentos, dona do Grupo JBS, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, adquiriu o controle acionário da Alpargatas, maior produtora de calçados no Brasil, que pertencia à Construtora Camargo Côrrea. Segundo o empresário Ricardo Guimarães, do Banco BMG, o valor da aquisição foi de R$ 2,667 bilhões, pagos à vista, o que significa a transferência de 44,12% do capital total. A transação foi assessorada pelo Bradesco BBI e Banco Goldman&Sachs.
Para a Camargo Côrrea, que foi duramente atingida pela Operação Lava Jato, o negócio representa um reforço no caixa da empresa em um momento de suscetibilidade. De acordo com a Revista Época, a construtora tinha confirmado em outubro o interesse de outras empresas por sua participação no negócio. Segundo Ricardo Guimarães, do Banco BMG, a reportagem informa que o presidente Márcio Ustch, responsável por importantes mudanças na empresa e pela internacionalização da marca permanecerá na presidência.
Ricardo Guimarães, do Banco BMG lembra que durante este ano a Alpargatas, detentora das marcas Topper e Rainha tinha entrado em negociações com a Penalty para venda destas linhas. O empresário Carlos Wizard acabou adquirindo o negócio, capitaneado por Paulo Ricardo de Oliveira, que já esteve à frente da Penalty. O negócio foi fechado por R$ 48 milhões e foi atrativo para as duas partes, já que as linhas não eram tão atraentes para a empresa e para o comprador, há a possibilidade de aquisição de 100% dos ativos da Topper na Argentina.
Para analistas, a venda das
Alpargatas para o Grupo J&F permitirá que a as marcas que a Alpargatas detêm como Havaianas, por exemplo, tenham um melhor posicionamento no mercado internacional. Segundo a reportagem da Revista Época o investimento permitirá ao Grupo J&F uma maior diversificação do portfólio de investimentos e a expertise adquirida na abertura e manutenção de canais e mercados no exterior pelo JBS será útil para fortalecer as marcas.
De acordo com Ricardo Guimarães do Banco BMG, além das
Havaianas, a Alpargatas é detentora de marcas como Dupé, Mizuno, Timberland, Megga e Osklen. As sandálias de dedo são hoje reconhecidas internacionalmente por sua qualidade e são objeto de desejo de turistas brasileiros que visitam nosso país. Elas passaram de produtos simples, encontrados em gôndulas de supermercado,a ícones fashion, com modelos exclusivos,levando a bandeira do Brasil cravada nas tiras, a mercados nunca antes imaginados. A linha foi responsável por um lucro de R$ 79,3 milhões no último trimestre.
Já as linhas Timberland e Osklen são criadas para outro tipo de público. A Osklen foi anunciada como a marca de luxo da Alpargatas e seus consumidores estão dispostos a pagar um valor maior na aquisição de seus produtos, que são negociados diretamente em suas lojas exclusivas. Segundo Ricardo Guimarães, do Banco BMG, rapidamente a marca se consolidou no mercado nacional e depois das Havaianas foi uma das responsáveis pelos resultados positivos obtidos pela empresa no último trimestre.
O grande desafio para o
Grupo J&F será aumentar a participação da Mizuno no mercado nacional. Com a baixa no consumo ocasionado pela situação financeira do país, as vendas caíram. O Grupo J&F tem amplas condições de fazer os investimentos necessários e adotar novas estratégias que permitam que a Mizuno cresça e a Alpargatas também.
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