São Paulo--(
DINO - 19 mai, 2016) - Atualmente, sabe-se que os profissionais que trabalham no desenvolvimento de uma campanha publicitária precisam ser capazes de entender quais são as necessidades e os desejos mais profundos do consumidor, para a partir de então, criar uma peça que consiga causar o impacto planejado entre o público-alvo de uma determinada marca. Desse modo, é correto afirmar que as estratégias de comunicação atuais são pautados basicamente em visões subjetivas, noticia
José Borghi, CEO da Mullen Lowe Brasil.
A partir dessa premissa, a empresa Forebrain, uma das principais especializadas no ramo de neuromarketing, realizou um grande e complexo estudo sobre o assunto, o qual foi chamado de BRAIN 500. A pesquisa, que demorou mais de dois anos para ser concluída, foi responsável por analisar o comportamento dos consumidores e também os estímulos gerados após os mesmos assistirem mais de 500 comerciais de diferentes produtos e marcas.
O principal objetivo desse estudo é entender como as marcas poderiam se aproximar de seus consumidores através da elaboração de meios e estratégias de comunicação eficazes, os quais só funcionam realmente quando os receptores da mensagem passada pela propaganda - ou seja, o público - consegue ser atingido de forma efetiva pela propaganda, informa o publicitário da
Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe.
Durante o desenvolvimento do estudo, todas as peças publicitárias utilizadas na análise ficaram disponíveis em uma plataforma criada pela Forebrain na web especialmente para a pesquisa, a qual se chama BRAIN Analytics. Essa ferramenta permite que seja feita uma análise completa, incluindo a comparação de campanhas publicitárias para que seja compreendido qual foi o método de criação e insights utilizados no comercial para gerar uma comunicação eficiente, noticia José Borghi, publicitário da Mullen Lowe Brasil.
Através da aplicação de técnicas neurocientíficas, os organizadores do estudo conseguiram mensurar as reações obtidas de forma inconsciente de mais de 1200 consumidores ao assistirem essas centenas de propagandas publicitárias. Como resultado, essa pesquisa conseguiu alcançar um aprendizado substancial sobre como fazer com que uma pessoa preste mais atenção durante um comercial, quais são os efeitos e técnicas que aumentam a capacidade de memorização do conteúdo de uma propaganda e também a como criar peças publicitárias capazes de atingir o lado emocional do público, relata o CEO da Mullen Lowe Brasil, antiga
Borghi Lowe.
De acordo com o co-CEO da Forebrain, Billy Nascimento, a comunicação feita nas propagandas consiste em sua grande maioria por
estratégias de interação unilaterais, através das quais não existe uma resposta imediata por parte do público que a visualiza, que são os receptores da mensagem propagada.
Apesar disso, a publicidade é desenvolvida com uma grande carga de expectativas acerca de como os consumidores irão reagir àquela propaganda, visando mensurar fatores como quais são as intenções de compra, por exemplo, informa José Borghi, publicitário da Mullen Lowe Brasil. Contudo, através da análise neurológica feita nos
consumidores enquanto os mesmos assistiam a uma peça publicitária, é possível entende realmente como diferentes códigos e estratégias são interpretados pelo cérebro, e quais são os impactos e os resultados de cada um deles.
Website:
http://us.mullenlowe.com/