Releases 23/04/2015 - 19:16

E-commerce vira aliado para fugir da inflação


São Paulo - SP--(DINO - 23 abr, 2015) - Segundo o Banco Central, a previsão de inflação para esse ano é de 8,13%, um índice muito acima do limite de tolerância do mercado. Não é para menos que os consumidores usam cada vez mais a internet como uma aliada para pesquisar preços. Nesse contexto, o Zoom, site comparador de preços e produtos, acaba de lançar o Cata-Pechincha, ferramenta que reúne produtos com descontos expressivos. Atualmente, as categorias campeãs de ofertas são: moda e acessórios, que apresentam mais de 740 artigos com reduções de até 40%; móveis e decoração, com cerca de 440 produtos com descontos que chegam a 20%; além de automóveis e veículos, que contam com 361 itens com redução de preço de até 28%.
A alta da inflação e do dólar já começam a impactar o comércio eletrônico. Porém, diante da imensidão de lojas online, se o consumidor pesquisar encontrará promoções muito relevantes. De acordo com o índice e-Flation produzido pelo PROVAR/FIA, em fevereiro desse ano, o e-commerce brasileiro pela primeira vez registrou inflação de 0,95% nos preços praticados. De qualquer forma, algumas categorias continuam apresentando queda de preço, como por exemplo, CDs e DVDs (-8,01%), "Cine e Foto" (-3,19%), "Telefonia e Celulares" (-1,66%) e "Brinquedos" (-0,82%). Esses dados do estudo reafirmam a importância de não se apegar a desejar produtos específicos. O ideal é buscar por ofertas que sejam boas oportunidades de compra e que atendam às suas necessidades.
"Num momento de instabilidade econômica é preciso ficar muito atento para fazer boas compras porque os preços dos produtos oscilam muito", explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. "É possível encontrar boas ofertas porque muitas vezes o varejo prefere abrir mão da sua margem de lucro para liquidar os estoques, principalmente quando o consumo está em baixa", completa o executivo.
Confira algumas dicas do Zoom para se proteger da inflação:
1) É o momento de abrir a sua mente para investir em novas marcas de produtos, principalmente se estas apresentarem preços melhores. Claro que sem abrir mão da qualidade, pesquise se aquele item apresenta as características e funcionalidades que você deseja. Se ele atender às suas necessidades, aproveite para conhecer uma nova marca. Isso pode trazer uma economia expressiva.
2) Acompanhe os preços do produto desejado por pelo menos três semanas. Uma forma de não precisar ficar monitorando todos os dias, é utilizar a ferramenta histórico de preços do Zoom, que traz dados sobre a oscilação de preço daquele produto nas últimas cinco semanas. Além disso, cadastre-se para receber o alerta de preço do Zoom, ferramenta que o avisará por email quando o produto selecionado apresentar o valor desejado.
3) Segure a expectativa! Sempre que possível, o indicado é aguardar alguns meses após o lançamento de um produto para comprá-lo, pois depois de um tempo é comum que ele comece a apresentar queda de preços. No caso dos smartphones, por exemplo, segundo uma análise do Zoom, é comum que os novos aparelhos comecem a ter queda de preço três meses depois de chegarem ao mercado.
4) Acompanhe na internet algumas promoções fora de época, pois o varejo online está realizando uma série de eventos para queimar estoques. Essa tem sido uma excelente oportunidade para achar produtos com bons descontos e lembre-se que é importante se certificar de que realmente se trata de uma loja confiável.
5) Organize suas finanças! Se surgir o desejo ou a necessidade de comprar um novo produto, analise seu orçamento e tente reduzir os gastos com outras despesas. Lembre-se que os juros estão altos e é muito importante se organizar bem!