Releases 15/01/2016 - 17:42

Com estudantes do Brasil e mais 15 países, começa o 6º Mestrado em Economia e Ciência do Café da illycaffè


Trieste (Itália)--(DINO - 15 jan, 2016) - Um brasileiro e mais 23 alunos de outras 15 nacionalidades compõem a sexta turma do Master"s in Coffee Economics and Science (Mestrado em Economia e Ciência do Café), iniciado hoje na cidade da matriz da illycaffè, Trieste, no norte da Itália. O engenheiro agrônomo Victor Monseff de Almeida Campos, paulista de nascimento e mineiro de residência, e seus novos colegas terão 400 horas de atividades no curso, sendo aulas até junho e conclusão em outubro, com a entrega da dissertação.

De formato único no mundo, o mestrado, todo ministrado em inglês, reúne professores de prestigiadas instituições educacionais de diferentes países, como USP, University of Northern Colorado (EUA), Universidade de Údine (Itália) e Universidade Wageningen (Holanda), além de pesquisadores brasileiros da Experimental Agrícola do Brasil. É organizado por um grupo de parceiros, composto por illycaffè, Fundação Ernesto Illy, universidades de Údine e Trieste, entre outros. Oferece profundo conhecimento sobre a cultura do café, da planta à xícara, para graduados em Economia, Engenharias e Ciências Agrárias.

Dos 24 alunos (número recorde) deste ano, a maioria proveniente de países produtores de café, 14 receberam bolsas de estudo, sendo sete integrais, como Victor Campos, e sete parciais. O brasileiro, de 27 anos, terá sua primeira experiência na Europa graças ao curso. Filho de produtores de café, ele nasceu em Ribeirão Preto (SP) e morou em diferentes cidades, inclusive nos Estados Unidos, até se fixar em São Sebastião do Paraíso (MG), trabalhando em análise e consultoria agrícola.

"Com 83 alunos formados nas cinco primeiras edições, nos orgulhamos por ter contribuído e continuar neste caminho de difusão de toda a riqueza de conhecimentos relacionados à cadeia produtiva do café. Trabalhar no mercado cafeeiro requer um alto nível de preparação. Por essa razão, o currículo multidisciplinar oferecido aos estudantes visa treinar gestores do futuro e aumentar o grau de qualidade da preparação da bebida", disse Anna Rossi Illy, presidente da Fondazione Ernesto Illy, que recepcionou os novos alunos ao lado de Roberto Morelli, presidente do corpo diretivo do Master"s.

Sobre a illycaffè

Fundada em Trieste, na Itália, em 1933, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Foi a parceira oficial da EXPO Milão 2015, criando e gerenciando o conteúdo, as exposições e eventos centrados no café na área comum do Coffee Cluster (Pavilhão do Café). Quase 7 milhões de xícaras de café illy são consumidas diariamente no mundo. Os produtos illy são comercializados em mais de 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil restaurantes e cafeterias. A empresa mantém relacionamento direto e duradouro com os melhores cafeicultores do mundo, inclusive no Brasil, com a colaboração do Clube illy do Café, fornecendo-lhes conhecimentos e tecnologia, além de preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega cerca de 1.100 pessoas globalmente e em 2014 registrou receitas consolidadas de 391 milhões de euros.
Website: http://www.illy.com/wps/wcm/connect/pt/home