São Paulo --(
DINO - 16 out, 2017) - De acordo com matéria publicada no G1 (
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/11/brasil-supera-marca-de-100-milhoes-de-internautas-diz-ibge.html) em 2015 o Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de internautas que além de passar um bom tempo nas redes sociais, consomem serviços e compram produtos online.
Para se ter uma ideia o site ecommercenews (
https://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/brasil-ja-tem-513-milhoes-de-e-consumidores-aponta-e-bit/) publicou uma matéria onde mostra que 51,3 milhões dos internautas são e-consumidores, ou seja, compram produtos e serviços online e dentre os mais consumidos estão os serviços de saúde, no qual o psicólogo se enquadra.
Mas, apesar do número de consumidores de serviços de saúde estar aumentando nos últimos anos, grande parte dos psicólogos desconhece a possibilidade de prestar serviços de atendimento online.
O atendimento psicológico online, é uma modalidade de atendimento realizada por um psicólogo, objetivando oferecer orientações para situações pontuais e objetivas.
Essa modalidade de atendimento é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e regulamentada pela resolução 11/2012.
O CFP permite que os atendimentos sejam realizados via e-mail, chat ou videoconferência, através de aplicativos como o Skype, Hangouts, Zoom e/ou aplicativos semelhantes.
Ainda de acordo com as normas do CFP, o psicólogo que desejar oferecer o atendimento online, deve ter um site específico para este fim cadastrado no conselho ou deve estar cadastrado em uma plataforma autorizada.
O Psicólogo que deseja trabalhar online, pode atender as seguintes demandas:
? Conflitos nos relacionamentos amorosos
? Estresse no trabalho
? Insegurança
? Perturbações
? Problemas pessoais
? Para aumentar a autoestima
? Medos
? Conflitos em relacionamentos afetivos ou no trabalho
? Para lidar com emoções negativas
? Para o desenvolvimento pessoal
? Para autoconhecimento
? Para ajudar a aliviar a ansiedade antes de provas, concursos e entrevistas.
? Para mudança de pensamento e comportamento
? Para ajudar e alcançar seus objetivos
? Entre outras possibilidades.
O profissional pode usar um computador, notebook ou Smartphone com acesso à internet banda larga com boa qualidade de conexão e ter microfone e webcam funcionando.
Poderá usar a webcam para atendimento por vídeo conferência ou falar apenas por áudio ou apenas por troca de mensagens via chat.
Por questões de segurança e privacidade, é muito importante:
Não estar em locais públicos.
Não usar computadores públicos como o de Lan Houses, por exemplo.
Estar em um local privado, como o consultório, um cômodo reservado de sua casa ou qualquer outro local silencioso e privado.
Apesar do CFP não exigir nenhum tipo de especialização ou curso de capacitação para o atendimento online, o profissional deve sempre seguir os preceitos éticos presentes no código de ética profissional do psicólogo, ter seu site de atendimentos online cadastrado no CFP ou estar cadastrado em uma plataforma autorizada.
Onde estão os psicólogos online?
Enquanto os profissionais de psicologia não se apropriam do mercado online, ele vem sendo ocupado por outros profissionais que estão ofertando serviços que tradicionalmente sempre foram prestados por psicólogos.
Basta fazer uma breve pesquisa no Google sobre tratamento para depressão ou ansiedade por exemplo, que encontramos anúncios de Coachs e Terapeutas Diversos oferecendo tratamentos e curas pra problemas relacionados a saúde mental.
A grande maioria dos profissionais de psicologia ainda não ocuparam esse espaço por desconhecerem como podem começar a atuar e empreender online.
Para os psicólogos interessados em conhecer mais sobre psicologia online, a Plataforma o Psicólogo Online oferece cursos de capacitação e treinamento, além do site de atendimento psicológicos online.
Para maiores informações sobre como atuar online, os profissionais psicólogos podem acessar o site
www.opsicologoonline.com.br.
Website:
http://opsicologoonline.com.br