Brasília, DF--(
DINO - 25 abr, 2016) - O professor de marketing político digital da Escola Superior Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo, e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Marcelo Vitorino, ministrará nos dias 29 e 30 de abril, no auditório da Aliança Francesa, o curso "Marketing político e eleitoral: a vez do digital".
O objetivo do curso é atualizar os conhecimentos de pessoas ligadas à política, mídia e campanhas eleitorais depois da reforma política promovida pelo Congresso no final do ano passado. Segundo o professor Vitorino, as novas regras impactarão profundamente a maneira de fazer campanhas políticas, transformando a internet no principal canal de comunicação para quem precisa mobilizar militantes e eleitores
Entre inúmeras mudanças, as mais importantes são: redução do tempo de televisão, de 45 para 30 dias; proibição das doações empresariais; limite de gastos em campanhas; uma das mais relevantes, mas pouco comentadas ? permissão para que os candidatos apresentarem publicamente a qualquer tempo, ato que antes só era possível após as convenções, próximas às eleições.
Ao todo, na próxima eleição, cerca de 480 mil candidatos terão que lidar com a nova realidade: o dinheiro das empresas não poderá mais ser usado, o tempo da campanha foi reduzido para apenas 45 dias e a campanha na televisão também foi encurtada para 30 dias; antes o candidato só poderia anunciar sua intenção de disputar um cargo após as convenções; agora pode fazer isso a qualquer tempo.
"A vida dos marqueteiros ficou ainda mais difícil. Habituados com campanhas com muito recurso e tempo, precisarão a criatividade e a internet para poder passar as informações necessárias aos eleitores", afirma Marcelo Vitorino. Ele observa que a questão, agora, é como será feito o uso desses canais.
A maior parte dos políticos usa muito mal as ferramentas que dispõe, centralizando toda a sua comunicação em redes sociais apenas. "Vocês estão informados de que há uma limitação legal que inviabiliza o uso da rede social durante a campanha, que é a proibição de investimento publicitário no período eleitoral", pergunta o professor. A resposta ele promete dar a quem frequentar o curso.
Para equilibrar tal perda de tempo, dinheiro e força da TV será preciso construir a imagem do candidato antes do período eleitoral, até porque, sem apoio presencial e com o tempo correndo contra, quem não chegar no período eleitoral já com uma base forte, provavelmente não será bem votado. Campanhas políticas digitais serão prioridade em 2016
Vitorino tem larga experiência no assunto, com participação em campanhas conhecidas, como as de José Serra, Gilberto Kassab, Orestes Quércia, Raimundo Colombo e Confúcio Moura.
Em Brasília, o curso terá também a participação de especialistas convidados: Murillo Aragão (reforma política), Marcelo Minutti (gameficação) e Lucas de Aragão (experiências internacionais).
SERVIÇO
Curso de Marketing Político Digital
Data: 29 e 30 de abril
Horário: das 9h às 18h
Professor: Marcelo Vitorino
Local: Auditório da Aliança Francesa
Endereço: SEPS 708/907 Lote A - Asa Sul
Telefone para informações: 061 9699-6060
Apoio: ESPM, Arko Advice
Website:
http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/marketing-politico-e-eleitoral-vez-do-digital-turma-brasilia