Releases 24/04/2018 - 13:43

Empresa de telefonia se mostra otimista com o ano de 2018 após crescimento em 2017


São Paulo SP--(DINO - 24 abr, 2018) -
Segundo Daniel Barros, diretor executivo do grupo Claro Brasil, após união entre empresas NET e Claro no ano de 2017, a estratégia de market share mais que dobrou, subindo de 22% para 47% e fazendo com que se tornassem líderes.

Além disso, ocorreram aumentos no uso dos serviços ‘digamais’, que passará para 104%  no comparativo anual e 34% de solicitações de fatura digital. A plataforma NOW não ficou para trás e obteve 1 bilhão de títulos assistidos.

Segundo Daniel em coletiva de imprensa, o serviço de unidade residencial (mais chamados de COMBO) que inclui serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e serviços de internet banda larga e wi-fi prometiam superar as expectativas. E não foi diferente. A adição líquida registrada pela empresa em 2017 foi, em números, 300 mil.

A grande promessa para 2018 é o aumento nos serviços de banda larga que normalmente é o que os brasileiros mais desejam, porém, muitos ainda possuem limitações devido a área de cobertura da operadora. Esse é o foco do grupo atualmente pois, os telefones fixos estão sendo pouco utilizados hoje em dia, uma vez que, a maioria das pessoas estão utilizando o telefone celular através de conexões 3G e, no caso da TV por assinatura, com o avanço da tecnologia smart os televisores ficam cada vez mais dependentes de uma conexão.

O projeto de expansão de infraestrutura não foi divulgado pelo presidente do grupo, João Félix, que pretende deixar guardada essa informação a fim de que, não existam chances de implementação por parte das empresas concorrentes. Voltando as expectativas para 2018, João Félix, afirma que, ainda é necessário algumas alterações na programação, como por exemplo, o aumento no número de canais em qualidade HD.

A Instituição afirma que está presente em mais de 200 países e que no Brasil é líder em TV por assinatura e internet banda larga.

Segundo dados retirados do portal de pesquisa e satisfação da Anatel, existem atualmente oito empresas responsáveis por fornecer serviços de unidade residencial no Brasil, sendo elas: Algar, Cabo Telecom, Claro, Net, Nossa TV, Oi, SKY e Vivo. No entanto, as principais concorrentes da NET são Oi, Claro, Sky e Vivo.

A Anatel realizou a pesquisa de satisfação referente ao ano de 2017, onde contou com aproximadamente 32 mil pessoas de todos os estados do Brasil. Segundo a pesquisa, no quesito satisfação global a NET apresentou uma pontuação de 6,61, ficando na 5ª posição. Em 1° lugar temos a empresa Nossa TV (8,96), em 2° a Cabo Telecom (7,68), em 3° Claro (7,24) e Oi (7,18) empatadas e em 4° Sky (7,06), Vivo (7,02) e Algar (6,87) também ficaram empatadas.

A Anatel informa ainda que, no período de 2016 a 2017, a nota média de satisfação global da empresa NET diminuiu de 6,84 para 6,61 apresentando uma diferença de – 0,23 pontos. No quesito oferta e contratação, a média da empresa também caiu de 6,79 para 6,68, com uma diferença de – 0,11 pontos. Em facilidade de entendimento dos planos e serviços contratados a queda foi de apenas – 0,04 pontos. Na parte de cumprir o que promete a empresa teve uma diferença de - 0,17 pontos. A cobrança dos valores na conta desceram de 7,01 para 6,89, com diferença de – 0,12 pontos.

Já no quesito funcionamento, a empresa teve um aumento na nota média que passou de 8,06 para 8,20, obtendo um crescimento de 0,14 pontos. A disponibilidade da TV por assinatura também subiu de 8,03 para 8,15 e a qualidade da imagem de 8,08 para 8,25 pontos.

No ranking de satisfação referente as cidades brasileiras, segundo a Anatel, a NET aparece entre o primeiro e o quarto lugar, sendo 1° lugar apenas no estado de Pernambuco.

Ainda, segundos dados da Anatel, a cada 100 clientes NET: 32 estão na faixa etária entre 41 e 50 anos, 21 entre 36 a 40 anos, 42 entre 18 a 31 anos e apenas 5 com mais de 70 anos de idade. Além disso, a pesquisa mostrou também, existe um equilíbrio entre os gêneros feminino e masculino no período de 2015 (62%; 38%), 2016 e 2017 (52%; 48%).

Apesar de algumas diferenças negativas entre os anos de 2016 e 2017, segundo dados da Anatel, os clientes mais satisfeitos no geral estão presentes nas cidades de Alagoas (aumento de 0,38 pontos), Paraná (0,30 pontos), Santa Catarina (0,29 pontos), Minas Gerais (0,26 pontos), Maranhão (0,23), Pernambuco (0,21). Já os clientes mais insatisfeitos encontram-se nas cidades do Pará (queda de 0,51 pontos), Distrito Federal (- 0,41), Rio de Janeiro (- 0,40), São Paulo (- 0,34) e Espírito Santo e Rio Grande do Sul (- 0,31).

Na questão de funcionamento dos serviços, o estado que obteve a maior nota foi o Rio de Janeiro (8,52) e a menor nota se encontra no estado da Paraíba (7,97). Na área de cobrança, o estado do Mato Grosso tem a menor nota (6,73) e o estado de Santa Catarina detêm a maior nota (7,73). Nos canais de atendimento, a maior nota está no estado do Maranhão (7,40) e a menor em São Paulo (5,93). Em questão de atendimento telefônico, a pior nota ainda fica na cidade de São Paulo (5,38) em Alagoas (6,82). Em capacidade de resolução, o estado do Mato Grosso tem a nota mais baixa (5,98) e o estado do Ceará a nota mais alta (6,71). Na área de reparo e instalação, a cidade do Rio Grande do Norte possui a maior nota (7,76) e o estado da Paraíba a menor nota (6,64). Em questão do gênero, o estado do Acre possui a maior percentagem de clientes pertencente ao gênero masculino (73%) e o estado de São Paulo possui maior percentagem de clientes pertencentes ao gênero feminino (55%). Em idade, a cidade com média de idade mais alta é a cidade do Rio de Janeiro (47 anos) e a mais baixa é a cidade do Tocantins (36,8 anos).

Apesar de ter a nota mais baixa do que no ano de 2016, a NET é referência nesse segmento, uma vez que possui uma quantidade maior de combos e serviços para atender melhor a demanda de cada um de seus clientes.



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