Curitiba, PR--(
DINO - 31 ago, 2017) - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara de Deputados aprovou um projeto que prevê a obrigatoriedade do fornecimento de informações em aplicativos de celulares e internet para passageiros de ônibus.
Mesmo ainda não sendo aprovada nem transformada em lei, tal prática já faz parte do cotidiano da Metrocard, associação que congrega as empresas do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Desde agosto de 2016, a Metrocard oferece aos seus usuários uma ferramenta digital gratuita que garante o melhor uso do transporte público e vantagens como, por exemplo, a redução do tempo de espera nos pontos de ônibus.
O Aplicativo Metrocard foi desenvolvido pela Softmarketing para facilitar e trazer mais comodidade para rotina do passageiro de ônibus, permitindo, entre outros, programar seu tempo de chegada à parada até que o próximo ônibus da linha desejada passe. O dispositivo também permite tirar dúvidas em tempo real, com atendentes do contact center, além de conectar o usuário aos pontos de Wi-Fi gratuitos ofertados pela empresa.
Até abril deste ano, foram registradas quase 710 mil conexões pelo aplicativo, além de mais de 7 mil downloads para conferir as informações referentes às 220 linhas em 18 municípios.
"Ampliamos nossa forma de contato com os usuários do cartão Metrocard. Pelo aplicativo, eles têm acesso direto com a Central de Atendimento da Metrocard, em atendimentos online por chat ou chamada telefônica via internet. Podem também consultar os horários dos ônibus e os pontos de acesso gratuito à rede Metrocard Wi-Fi e conferir onde estão circulando as linhas em tempo real. Em breve, poderão fazer a recarga de valores para o transporte coletivo, prevista para o final de 2017", diz o presidente da Metrocard, Lessandro Zem.
Funcionalidade
A ferramenta está disponível e com download gratuito a partir de dispositivos móveis (celulares e tablets). Para carregar, o usuário deve buscar o aplicativo na APP Store (em aparelhos iOS) ou Play Store (para aparelhos com sistema Android) de seu smartphone e autorizar a instalação. Ele tem na palma da mão e em tempo real informações das linhas que compõem a rede de transporte coletivo metropolitano, cidades e horários de saída nos dias úteis, sábados e domingos, bem como as rotas dos veículos.
A lei não precisará ser votada em plenário, mas ainda deve ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto, de autoria deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), obriga os gestores públicos e empresas de ônibus, metrô e trens, a informarem dados dos sistemas de transportes por páginas da internet e por aplicativos de celulares. Quando passar a valer no país, será incluído na lista de direitos dos passageiros o acesso à informação em tempo real sobre itinerários, horários de partidas e modos de integração nos sistemas de transportes, em diferentes modais, tanto nos pontos de parada, terminais e estações, por meio de dispositivos eletrônicos.
Website:
http://www.cartaometrocard.com.br