Releases 19/01/2016 - 17:32

Com sete agentes penitenciários a menos, PEC tem a primeira fuga em massa em 2016


Curitiba, PR--(DINO - 19 jan, 2016) - Na manhã desta terça-feira (19), cerca de nove presos fugiram da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). Os detentos serraram as grades de uma cela e usaram lençóis como cordas para passar pelo muro.

A PEC está em processo de reforma desde a rebelião de 2014, que, além de deixar cinco presos mortos, destruiu boa parte da estrutura da unidade. Porém, esse não parece ter sido o único motivo da fuga em massa.

De acordo com uma carta divulgada de dentro da PEC, a transferência de agentes penitenciários também pode ter facilitado a fuga. Isso porque, na última semana, uma portaria do Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen-PR), assinada pelo diretor geral Luiz Alberto Cartaxo, colocou sete agentes da unidade à disposição do Depen-PR, sem informar os critérios da escolha desses servidores.

Na carta divulgada, afirma-se que a transferência teria sido um pedido dos próprios presos ? ligados a uma facção criminosa ?, que foi atendido pela direção da PEC e pelo diretor do Departamento. Ainda segundo a carta, os agentes foram transferidos por serem os melhores da unidade e realizarem vistorias criteriosas em presos e familiares.

Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), a fuga demonstra o descaso da gestão do Depen-PR com a segurança das unidades penais e com a seriedade do trabalho dos agentes penitenciários.

"Essa carta é, certamente, um desabafo daqueles que convivem diariamente com o assédio moral dentro das unidades e que não podem contar com a gestão do presídio para garantir sua segurança. Cada ato inconsequente de um gestor tem uma séria consequência para a vida profissional e pessoal do servidor", afirma a presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski.

Em reunião ontem (18), o secretário de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita, se comprometeu a apurar o que motivou as transferências, para que nenhum servidor seja prejudicado por atos de gestores que não seguem os princípios constitucionais da administração pública.
Website: http://www.sindarspen.org.br/noticias/1070/com-sete-agentes-penitenciarios-a-menos,-pec-tem-a-primeira-fuga-em-massa-em-2016