SÃO PAULO, 6 de maio de 2014 /PRNewswire/ -- É notório que o maior gasto das frotas pesadas está diretamente ligado ao consumo de óleo diesel. Mesmo assim, seu monitoramento ainda é feito exclusivamente por meio de relatórios, planilhas ou anotações simples, as quais estão absolutamente suscetíveis as constantes falhas humanas. Por conta disso, o engenheiro mecatrônico Filipe Borges, com larga experiência internacional no mercado automotivo, desenvolveu há três anos o CTA Plus, um sistema para controlar o abastecimento de forma econômica, precisa e detalhada, ao substituir o antigo contador de bombas analógico por uma solução digital com acesso via internet. Para desenvolver a parte tecnológica, Borges se associou ao também engenheiro Luciano Stertz, que foi responsável pelo desenvolvimento do software.
A invenção logo foi patenteada na sua cidade natal, Caxias do Sul (RS), como o primeiro equipamento para automação de bombas localizadas em pátios e garagens, capaz de analisar meticulosamente todas as etapas do fornecimento e fazer projeções de gastos futuros. Após os primeiros testes e o início de sua implementação em algumas companhias locais, Filipe percebeu que era necessário profissionalizar sua empreitada para não se tornar um fracasso.
O recurso encontrado foi o de incorporar à sociedade os empresários gaúchos Leonardo Biazus e Bruno Lopes, que apostando no enorme potencial do equipamento no mercado nacional investiram cerca de R$ 2 milhões para criar uma estrutura capaz de atender a forte demanda do setor. Como resultado, os empreendedores conseguiram colocar cerca de 300 modelos do CTA Plus em operação, por onde são monitorados, atualmente, mais de 20 milhões de litros de óleo diesel por mês. O perfil dos clientes são corporações de pequeno e médio porte que trabalham com frotas pesadas, como transportadoras, empresas de ônibus, construtoras, companhias ligadas ao agronegócio e operadores logísticos.
À partir desse nicho consolidado, a empresa espera triplicar o faturamento e atingir receitas de R$ 3 milhões ainda este ano com a estratégia de conquistar as grandes distribuidoras de óleo diesel do país, também carentes desse tipo de solução. "Já estamos em negociação avançada com uma das maiores distribuidoras do país", adianta o sócio-diretor da CTA Plus, Leonardo Biazus. "Também recebemos sondagens do exterior e realizamos alguns testes com sucesso na Austrália, Emirados Árabes e Argentina, mas ainda temos muito a explorar na nossa casa", complementa.
Parte do grande interesse se deve a facilidade de implementação do equipamento. Primeiro, o contador analógico é substituído pelo CTA Plus em no máximo três horas de instalação, sem necessidade de nenhuma infraestrutura adicional no local. Quando o frentista abastece, ele utiliza um cartão previamente cadastrado identificado pelo aparelho. Após a digitação do número do veículo, é inserido o número atual do odômetro. Depois desse procedimento, a bomba é ligada e o abastecimento é feito. Nesse mesmo momento, todos os dados são enviados para um sistema na web onde o gestor faz o login e acompanha tudo em tempo real, com um resumo de todas as operações de sua frota por data, hora, volume, bomba, veículo e frentista.
"Nosso sistema permite que o empresário tenha acesso a tecnologia de controle de abastecimento por um valor muito baixo. O cliente precisa somente focar suas energias em sua atividade final, pois todo o controle é feito pelo nosso sistema, facilitando assim a sua operação", explica o sócio-diretor Bruno Lopes.
A necessidade de controle preciso de tudo que entra e sai não é mero acaso. Estimativas apontam que até 70% dos custos para a manutenção de frotas estão ligados ao consumo de combustíveis. Previsões do Governo Federal e especulações do mercado sobre a alteração nos preços de óleo diesel chamam a atenção de empresas que trabalham com grandes, médias e pequenos grupos de veículos e máquinas pesadas, visto que o combustível é o principal insumo e impacta fortemente os custos das operações.
Mais informações para a imprensa:
MISASI COMUNICAÇÃOAtendimento: Guy Barreto- guy.barreto@misasi.com.brCoordenação: André Vanes ? andre.vanes@misasi.com.br Tel: + 55 11 3046-9577 / 97641-8320
FONTE CTA Plus