São Paulo, SP--(
DINO - 15 ago, 2017) - A crise e a queda nas vendas de imóveis fizeram com que muitos corretores repensassem a profissão.
Mas nem todos passaram a ver a nova situação de maneira parecida.
Com a queda nas vendas e as dificuldades em encontrar clientes qualificados muitos corretores passaram a deixar a profissão e alguns foram em busca de uma outra fonte de renda, mantendo a profissão de corretor de imóveis como algo secundário.
Nos últimos cinco anos, quase 5 mil corretores de imóveis desistiram da profissão somente no Distrito Federal, segundo o Sindicato de Habitação do DF (Secovi).
Essa mesma situação tem sido observada em todo o país.
"São pessoas que vieram para a atividade profissional equivocadas que a atividade é fácil, simples, e não é. É muito complicada, muito difícil, e em um momento em que o mercado exige profissionalismo, conhecimento, isso eles não têm. Então o que fazem? Vão embora, porque não conseguem sobreviver na atividade", diz o presidente do Conselho de Corretores de Imóveis/SP, José Augusto Viana.
Já outros passaram a enxergar a crise não como um momento difícil e sim como um momento "diferente", uma oportunidade para entenderem a mudança, se adaptarem a ela e trabalharem de outra forma.
Foi neste contexto que o marketing digital passou a se tornar tão valorizado entre os corretores de imóveis.
O uso da internet e mídias sociais tem se mostrado uma excelente maneira de captar clientes ideais, mesmo em momento de queda nas vendas no mercado imobiliário nacional.
"Os corretores de imóveis se viram numa situação completamente nova e desafiadora, as pessoas pararam de procurar imóveis para comprar com medo de não conseguirem pagar ou da crise que o país enfrenta.
O fluxo de clientes diminuiu drasticamente, nem todos conseguem captar clientes qualificados pelos grandes portais, a quantidade de interessados se tornou insuficiente e os plantões de vendas ficaram completamente vazios", diz Fabricio Ferracini, especialista em marketing imobiliário.
"Diante deste cenário, o marketing digital se tornou a solução mais interessante e viável, já que permite que o próprio corretor encontre o cliente ideal ao invés de ficar esperando por ele, possibilita a automatização de processos e a filtragem baseada em interesse real, tudo com investimentos bastante reduzidos e compatíveis com a nova realidade", complementa.
Embora o marketing digital imobiliário tenha chegado para ficar, ainda não é um assunto de conhecimento geral dos corretores e construtoras e muitos ainda olham para essa mudança com desconfiança, relutando em implementar estratégias de marketing na venda de imóveis.
No entanto, pesquisas recentes tem mostrado que 80% das vendas de imóveis no Brasil tem início pela internet, principalmente pelas mídias sociais.
"O mundo mudou e continua mudando todos os dias, não haverá volta. A cada dia as pessoas ficam mais conectadas pela tecnologia, e o profissional que não se adequar, se reinventar, estará fora do mercado.
Através do marketing digital, conseguimos alcançar patamares de negócios e pessoas que jamais seriam possíveis de outra forma" diz Vagner Gomes, corretor de imóveis em Cuiabá-MT.
É importante ressaltar que existe a necessidade de qualificação para se obter resultados positivos ao utilizar o marketing digital no mercado imobiliário.
Em muitos casos, corretores se aventuram nas mídias sociais, publicando seus imóveis sem nenhum tipo de estratégia ou inteligência de negócios e acabam estressando seu público, se decepcionando e ainda perdendo dinheiro.
Para suprir essa necessidade de capacitação tem surgido diversos cursos e eventos com o objetivo de dar a qualificação necessária ao corretores.
Um dos principais eventos de marketing imobiliário é o Compartilha Corretores que este ano está na sua 3º edição.
Com a presença de vários palestrantes especialistas em mercado imobiliário e 4 grandes workshops o Compartilha Corretores já se tornou um dos mais importantes eventos para corretores, construtoras e incorporadoras.
"Nosso objetivo com o Compartilha Corretores é abrir a mente dos profissionais do mercado imobiliário para as enormes possibilidades que o marketing digital oferece e mostrar que mesmo com estratégias simples é possível sobreviver à crise e sair dela mais fortes", afirma Fabricio Ferracini, um dos organizadores do evento.
Sobre a importância deste evento, Roberto Lima, corretor de imóveis em Florianópolis afirma: "O corretor de imóveis precisa estar 100% atualizado quanto às mudanças do mercado e novas tendências. Praticamente todas as pessoas possuem redes sociais e fazem uso diário delas. O marketing digital é a maneira de estar inserido no dia a dia das pessoas e quando feito com qualidade, o retorno em captações é exponencial."
No endereço
http://www.compartilhacorretores.com.br é possível saber a data e local do evento, além de conhecer toda agrade de palestras e workshops e seus palestrantes.
O próximo evento acontece nos dias 25 e 26 de setembro, na cidade de São Caetano/SP (a 15 km da Av. Paulista em São Paulo). As inscrições podem ser feitas através do site:
http://compartilhacorretores.com.brOs corretores interessados em participar do evento podem também solicitar informações através do WhatsApp (15) 99141-3908.
A crise passará e o mercado voltará a ficar aquecido, e neste momento quem será beneficiado é o profissional que está aproveitando agora para dominar estratégias de marketing digital imobiliário.
Website:
http://fabricioferracini.com.br