Ribeirão Preto, SP--(
DINO - 01 nov, 2017) - O evento de encerramento da Expedição Guia Custos, realizado dia 20 de outubro em Ribeirão Preto (SP), apresentou os custos de produção do setor sucroenergético na safra 2016/2017, além das perspectivas para a safra em andamento (2017/2018) e para a safra 2018/2019.
Realizada pelo Pecege, a Expedição Guia Custos realizou o levantamento inédito de dados do setor sucroenergético em 38 cidades, percorrendo um total de 4.300 km.
Os dados regionais dos custos de produção da cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade foram mostrados em eventos realizados nas cidades de Recife (PE), Piracicaba (SP) e Rio Verde (GO). A apresentação geral da safra ocorreu no evento de encerramento, em Ribeirão Preto, juntamente com a entrega do relatório completo com os indicadores da safra.
"O custo de produção da cana própria na região tradicional (SP & PR) fechou a safra 2016/2017 em R$ 96,84/tonelada. Esse é o custo mais representativo na produção de açúcar e etanol, tendo crescido de forma sistemática desde a safra 2007/08. O maior gargalo está na produtividade agrícola, a qual está estagnada e abaixo da própria média do setor", afirma o gestor de projetos do Pecege e palestrante do evento, Haroldo Torres.
Em todos os eventos também foram ministradas palestras sobre o panorama geral do mercado, gestão dos recursos, rentabilidade e inovações no setor. De acordo com Torres, na safra 2016/17, o setor apresentou margens positivas na comercialização dos açúcares e os resultados com etanol anidro e hidratado também se mostraram melhores que nas safras anteriores e cobriram todos os custos operacionais de produção.
"As usinas que venderam eletricidade na safra 2016/17 obtiveram receitas adicionais que contribuíram para impulsionar os resultados da comercialização de açúcar e etanol", relata.
Para os produtores, o cenário foi favorável apesar do aumento de 16% do custo da produção, ao longo de 10 anos, e a queda na produção de 6%. "O gasto foi maior para produzir e a produção foi menor, porém o preço compensou", informa o gestor de projetos do Pecege e palestrante do evento, João Rosa.
Vale lembrar que o relatório entregue no evento de encerramento com os resultados de custos e principais indicadores agrícolas e industriais do setor sucroenergético está sendo comercializado pelos emails
projetos@pecege.come
julianarozao@pecege.comA Expedição Guia Custos teve como patrocinador a TOTVS, empresa brasileira de tecnologia especialista no desenvolvimento de soluções de negócios para players de todos os portes.
Os apoiadores do evento são SIFAEG, Cana Online, Orplana, Canavieiros, Terra e Cia, Campo e Negócio, Coplacana, Cana Mix, Parque Tecnológico de Piracicaba, APLA, SIAP, ESALQ Tec, Agri Benchmark, SRB e UNICA.
Website:
http://guiacustos.pecege.com/